domingo, 22 de agosto de 2010

Comentário da Lição 09 - Liberdade em Cristo - Escola no Ar

3º Trimestre de 2010 - A Redenção em Romanos
Comentário da Lição 09 - Liberdade em Cristo

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sábado, 21/8/2010 - › INTRODUÇÃO

"Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" - Rm 8:1.

No primeiro verso do capítulo oito aos Romanos, Paulo declara que Jesus assumiu a culpa e libertou o pecador da condenação eterna: "Agora, pois, não há mais nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus". - Rm 8:1 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

Nesta parte de sua argumentação, Paulo fecha com uma frase conclusiva de vitória, na intensa luta entre o querer fazer o bem e na realidade praticar o mal. A vitória é alcançada pelo ato de aceitar e submeter-se a Cristo Jesus. Ele triunfou sobre o autor do mal e Sua vitória é a garantia de libertação completa para aqueles que a Ele se entregam.

Jesus, falando da liberdade que veio trazer, declarou a seus ouvintes judeus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". - Jo 8:32 – Almeida Revista e Atualizada. Jesus é a única verdade que liberta da condenação do pecado.

Na seqüência, Paulo introduz a lei do Espírito, a lei do pecado, a lei impotente na carne e a lei que exige justiça. Quatro leis em três versos e em argumentos bem sucintos. No grego, a mesma palavra – nomia – qualifica estas quatro leis. Seriam uma e a mesma lei?

Aparentemente o argumento de Paulo parece complicado com tantas leis envolvendo o pecador. Mas, entendendo que toda a argumentação precedente é sobre o pecado acusado pela lei moral; a guerra estabelecida pelo desejo ardente de libertação da lei do poder do pecado; a condenação à morte pela lei moral por causa do pecado; culminando esta situação com o angustiante clamor: "Quem me livrará desta situação? Para então responder triunfante: "Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor", pode entender-se claramente tudo o que segue.

Pense: "Pois a lei do Espírito, que dá a vida em Jesus Cristo, libertou-me da lei do pecado e da morte. O que era impossível à lei, porque a carne a votava à impotência, Deus o fez: por causa do pecado, enviando o seu próprio Filho na condição da nossa carne de pecado, ele condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça exigida pela lei seja realizada em nós, que não andamos sob o domínio da carne, mas do Espírito". – Rm 8:2-4 – Tradução Ecumênica da Bíblia.

Desafio: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim". - Jo 14:6 – Almeida Revista e Atualizada.



domingo, 22/8/2010 - › LIBERDADE DA CONDENAÇÃO

"Lei do Espírito" – Quem aceita a Jesus como seu Salvador é liberto da sentença de morte exigida pela lei moral, pois, a lei do Espírito, que dá a vida, liberta da lei do pecado e da morte. Que lei do Espírito, lei maravilhosa que liberta do pecado e da morte, é essa? Pode uma lei libertar do pecado e da morte? Estaria Paulo se contradizendo? Estaria negando tudo o que declarou, que o pecador somente pode ser liberto do pecado e da morte pela graça de Deus revelada em Jesus?

Há um detalhe importante ao qual é preciso dar atenção. Paulo declara que é possível ser liberto da lei do pecado e da morte pela lei do Espírito, mas em Cristo Jesus. Pelo cumprimento de que lei, Jesus liberta o pecador da lei do pecado e da morte? Para realizar esta obra Jesus entregou-se para ter executado em Si mesmo a sentença da lei moral que condenou o pecador à morte. Portanto, esta lei do Espírito é a mesma lei eterna do concerto da Trindade estabelecido na eternidade.

Esta lei que orienta, adverte e previne contra o pecado, mas que também acusa o pecado e condena o pecador, ela tem a sua justiça satisfeita no Substituto inocente em lugar do pecador culpado. A provisão do Substituto, para satisfazer a justiça da lei, foi feita "antes da fundação do mundo, e manifestado no fim dos tempos por vossa causa". – I Ped. 1:20 – TEB. Por determinação deste concerto, Jesus morreu, e a lei que proclamava a morte do pecador, passou a proclamar a vida do perdoado por graça pela fé no sacrifício da graça.

No que reside o poder dessa lei do Espírito de vida para obter a libertação da lei do pecado e da morte? Na morte perdoadora e justificadora de Deus em Cristo Jesus.

Pense: "Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso? Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justificação!" - 2Co 3:8 e 9 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus". – 2Co 5:21 – Nova Versão Internacional.



segunda-feira, 23/8/2010 - › O QUE A LEI NÃO PODE FAZER

A lei enferma - Mas, a lei enferma ou impotente na carne, que lei é essa? Que lei se tornou "enferma pela carne" (ARA) ou impotente, de tal modo que"o que era impossível à lei… Deus o fez?" Qual era a função desta lei que se tornou doentia e fraca no desempenho de seu papel?

Para ensinar o plano da salvação pela graça e tipicamente satisfazer a justiça exigida pela lei moral, Deus estabeleceu o sistema de símbolos e sacrifícios, que apontavam para a vinda do Redentor. Pela fé no Redentor vindouro e na apresentação do substituto que era sacrificado para simbolicamente expiar o pecado, a exigência da lei moral era satisfeita e o pecador era perdoado, justificado e reconciliado com seu Deus.

A lei que se tornou enferma e importante era a lei que foi estabelecida para satisfazer "a justiça exigida pela lei" que condenava à morte. A lei que exige justiça é a lei moral. A lei que foi estabelecida para satisfazer a justiça é a lei das cerimônias.

Enquanto os símbolos e sacrifícios estavam centralizados em Cristo, como o único que pode salvar (At. 4:12), a lei das cerimônias era o instrumento sadio dentro do plano de Deus para tipicamente satisfazer a justiça e conduzir á salvação. Quando os símbolos e sacrifícios foram transformados no meio justificador e salvador, a lei das cerimônias tornou-se doentia e impotente como instrumento para conduzir à salvação, pois suprimiu o Único que tem o poder para satisfazer "a justiça exigida pela lei", e, portanto, por este ato é o Único que tem poder para perdoar pecados, (Mt 9:6), justificar o condenado e salvar o pecador arrependido. (Leia o Comentário de Segunda-feira).

Pense: "Assim a Lei se tornou nosso pedagogo até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Chegada, porém, a fé, não estamos mais sob pedagogo". – Gl 3:24 e 25 - Bíblia de Jerusalém.

Desafio: "No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". - Jo 1:29 - Almeida Revista e Atualizada.



terça-feira, 24/8/2010 - › A CARNE CONTRA O ESPÍRITO

A seguir, Paulo define duas direções que o ser humano pode escolher. Há aqueles que decidem seguir a inclinação da carne, a sua natureza pecaminosa, e recebem como recompensa a morte. Aqueles que aceitam o sacrifício de Jesus, submetem-se à liderança do Espírito, e sua recompensa é vida e paz.

É importante o argumento de Paulo de que quem está sob o domínio da carne revolta-se contra Deus e não se submete à lei de Deus. E ainda que quisesse não conseguiria fazê-lo, porque a lei do pecado o domina. A lei do pecado e da carne, que é a lei do inimigo, lança o homem em revolta contra Deus. Mas quem aceita a Jesus, recebe a companhia e o poder da liderança do Espírito Santo, passando a viver em harmonia com Cristo, pois tem a presença do Espírito habitando nele.

A harmonia com Deus, estabelece a harmonia com a lei moral de Deus. A desarmonia com Deus estabelece a desarmonia com a lei moral de Deus. Quem está sob o domínio da lei do pecado e da carne "não se submete à lei de Deus" e "não pode agradar a Deus".

Toda a liberdade sem lei deixa de ser liberdade para transformar-se em libertinagem, anarquia, caos. Portanto, é preciso entender que mesmo liberto da escravidão do pecado, o pecador perdoado e justificado não é deixado sem orientação para a sua conduta. Pelo contrário, existem responsabilidades espirituais que impõe uma conduta em harmonia com o reino de Deus. "O Espírito de Deus tem de entrar em nossa vida e tomar o controle dos pensamentos e da conduta (ver II Cor. 6:16; Efés. 2:22)". - SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 399.

Pense: "Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne, ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor". – Gl 5:13 – Nova Versão Internacional.

Desafio: "Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne". – Gl 5:16 – Nova Versão Internacional.



quarta-feira, 25/8/2010 - › O ESPÍRITO EM NÓS

O forte argumento usado pelos que defendem a caducidade da lei moral e especialmente do sábado como dia sagrado, é que no regime da graça, o Espírito Santo ensina e orienta a conduta. Nada de errado nesta afirmação. Em verdade, o Espírito Santo é a pessoa da Trindade que sempre atua junto ao pecador para comunicar o plano e a vontade de Deus. Como, porém, o faz?

Não faz sentido dizer que o Espírito Santo estabelece outro estilo de vida, independente da harmonia com o espírito da lei moral. Jesus declarou que "O Espírito Santo,... vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito... Convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo... Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido... Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar... Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". – João 14:26, 16:8, 13 e 14 e 17:17 – Almeida Revista e Atualizada.

O Espírito Santo não viria com a missão de desfazer tudo o que fora feito ao longo de quatro mil anos, mas para confirmar tudo o que foi feito e que fora definido na eternidade. Disse Jesus: Não falará por si mesmo, mas ensinará tudo o que tiver ouvido e vos fará lembrar de tudo o que Eu vos ensinei. As Pessoas da Trindade atuam em perfeita unidade e harmonia.

O principal meio de comunicação pelo qual o Espírito Santo transmite os seus ensinamentos é a Palavra de Deus, e esta é a Palavra da Trindade.

O que o Espírito Santo faz é tomar o pecador que foi liberto da lei do pecado e da morte, por meio de Cristo Jesus, pela lei do Espírito de vida, para conduzi-lo da obrigação de obediência à letra da lei, a alegria e felicidade do relacionamento de amor e obediência à Pessoa amada – Jesus – vivendo o espírito da lei.

Pense: "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração". - Hb 4:12 – Almeida revista e Atualizada.

Desafio: "Tomai... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus". -Ef 6:17 – Almeida Revista e Atualizada.



quinta-feira, 26/8/2010 - › ADOÇÃO CONTRA ESCRAVIDÃO

Debaixo do lei do santuário quando alguém pecava, compreendia que para obter o perdão e ser declarado justo, recorria ao sacrifício de inocente animal. Na apresentação e sacrifício do inocente substituto, o pecador estava expressando o seu arrependimento e fazendo a confissão de seus pecados e consequentemente pedindo o perdão e a justificação. O animal que morria em favor do pecador, tipificava Cristo. O perdão era obtido não pela fé no animal, mas pela fé em Quem ele tipificava. O arrependimento e a confissão sinceros sempre eram aceitos por Deus em demonstrações que transmitiam esta certeza para o suplicante. Cumprido o ritual, tornava para casa jubiloso sentindo-se reconciliado com Deus, o Pai, de quem se separara pela transgressão da lei moral.

A justificação pela fé na graça mediante Cristo Jesus, é o método comum a todos os pecadores em todos os tempos desde o cordeiro morto junto ao portal do jardim do Éden. A mesma certeza de perdão e justificação do passado deve ser a nossa certeza. Todos, os aceitos pela graça tipificada e os aceitos pela graça Real, unidos a Cristo, são unidos em torno de Cristo, formando um só corpo.

Quando pela fé aceitamos a Cristo, como nosso único e poderoso Salvador, tornamo-nos irmãos de Jesus e filhos espirituais de Abraão. Como filhos e irmãos, tornamo-nos herdeiros e co-herdeiros conforme a promessa. "Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com Ele sofremos, para que também com Ele sejamos glorificados". -Rom. 8:17 – Almeida Revista e Atualizada.

Pense: "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei". – Jo 6:37 – Nova Versão Internacional.

Desafio: Jó, em meio o sofrimento exclamou:"Eu sei que o meu Redentor vive". – Jo 19:25.



sexta-feira, 27/8/2010 - › ESTUDO ADICIONAL

A lei que exige justiça – A lei que exige justiça, que lei é essa? Qual a lei que exige justiça? Declara o profeta Isaías: "O Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós". - Is 53:6 – Nova Versão Internacional. O nosso pecado acusado pela lei moral foi lançado sobre Jesus, para que a justiça da lei fosse satisfeita. A lei cerimonial foi estabelecida para satisfazer "a justiça exigida pela lei" que condenava à morte. Sempre que um pecador transgredia qualquer dos mandamentos da lei de Deus, ele se valia da lei das cerimônias para oferecer um animal substituto, expiando assim a culpa do seu pecado. Logo, a lei que exige justiça é a lei moral.

Considerando a declaração inspirada do salmista, rei Davi, temos outro argumento para considerar e que esclarece esta questão: "Então eu disse: eis aqui estou, no rolo do livro está escrito a meu respeito: agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro em meu coração está a Tua lei". - Sl 40:7 e 8 – Almeida Revista e Atualizada. O autor aos Hebreus, no capítulo 10, aplica esta profecia a Jesus, como Aquele que viria como sacrifício real para remover os pecados. Depois de dizer: "entretanto, nesses sacrifícios faz-se recordação de pecados todos os anos, porque é impossível que sangue de touros e de bodes remova pecados",introduz a profecia supra e continua: "Remove o primeiro para estabelecer o segundo. Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas". - Hb 10:3, 4, 9 e 10 – Almeida Revista e Atualizada. (Leia o comentário de sexta-feira\).

Pense: "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei nos seus corações as minhas leis, e sobre as suas mentes as inscreverei". - Hb 10:16 – Almeida Revisa e Atualizada.

Desafio: "Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor". - Jo 15:10 – Nova Versão Internacional.



Conheça o autor
Pr. Albino Marks
Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.

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