sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Criado e Educado no Lar - Parte 3

Criado e Educado no Lar - Parte 3

Socialização

 
    De acordo com Bronfenbrenner e outros, crianças nos primeiros 10 a 12 anos de vida são melhor educadas no lar; são também muito melhor socializados no lar. Albert Bandura de Stanford observa que a dependência nos colegas para valores básicos em anos recentes, tem baixado para as idades pré-escolares 
13. Contrário à crença popular, no entanto, crianças são melhor socializadas pelos pais, e não por outras crianças. De fato, Bronfenbrenner diz que quanto mais crianças há em um grupo, menos contatos significativos cada uma delas tem.


    Nós descobrimos que a socialização cria um molde positivo ou negativo, mas nunca um neutro. A sociabilidade positiva é caracterizada por atitudes altruístas e baseadas em princípios, e está firmemente ligada com a família. Isso é demonstrado tanto pela quantidade como pela qualidade de autoconfiança, auto respeito, e valor próprio que derivam dos valores e experiências providas pela família até pelo menos que a criança possa raciocinar consistentemente. Em outras palavras, crianças que trabalham, comem, brincam, repousam e interagem cada dia com os pais mais do que com colegas, sentem que são parte da corporação familiar – que eles são necessários, que precisam deles e que são importantes. Tais crianças são mais frequentemente pensadores ao invés de meramente repetidores dos pensamentos de outras crianças. Independentes e autodirigidos em sua aquisição de valores e habilidades, eles largamente evitam a dependência em colegas.


    A sociabilidade negativa é caracterizada pelo narcisismo, comportamentos do tipo "eu em primeiro lugar". Ela está associada com o crescente contato com grupos de colegas e o decrescente contato paterno significativo e experiências de responsabilidade no lar durante os primeiros 8 a 12 anos de vida. Influência prematura de colegas pode levar a uma indiferença para com os valores familiares. Crianças que ainda não compreendem os porquês das exigências paternas, e que passam mais tempo com os colegas de sua idade do que com seus pais, fazem aquilo que vem naturalmente: eles substituem seus pais pelos seus colegas como seu modelo a imitar. De acordo com Bronfenbrenner, tais crianças frequentemente perdem o auto-respeito, o otimismo, respeito pelos pais, e até a confiança de seus colegas 
14.

 

13- Albert Bandura e Aletha C. Huston, "Identification As a Process of Incidental Learning", Journal of Abnormal and Social Psychology LXIII (1961): 311-318; Albert Bandura, Dorothea Ross, e Sheila A. Ross, "Transmission of Agression through Limitation of Aggressive Models", Journal of Abnormal and Social Psychiatry LXII (1961): 575-582; e Albert Bandura, and Richards H. Walters, Social Learning and Personality Development (Nova Iorque: Holt, Rinehart & Winston, 1963).

 

14- Ver nota 1.

 

Criado e Educado no Lar - Parte 2

 

 

Postado por Jean R. Habkost 0 comentários Descrição: http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif

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FONTE: http://literalmenteverdade.blogspot.com/