Para desconsolo dos defensores dessa doutrina, a Bíblia tem linguagem bem diversa do que esperariam, para que respaldasse suas teorias. Vejam na seqüência de textos abaixo como idealmente ela devia transmitir as idéias defendidas por muitos nesse ensino, mas não é o que realmente diz.
Há alguns aspectos bem instrutivos neste material, e todos poderão aprender com o mesmo, numa experiência que chega a ser divertida.
NO VELHO TESTAMENTO
Comecemos com o relato da criação do homem:
Gênesis 2:7: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente".]
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, que, diferentemente do que receberam os animais, é uma partícula imaterial e eterna que sobrevive à morte de forma consciente; e o homem tornou-se alma vivente, portadora de alma imortal".
Não é esta, porém, a linguagem bíblica, porque Moisés não pretendia ensinar a primeira mentira proferida sobre o nosso planeta, "É certo que não morrereis" (Gên. 3:4).
Eclesiastes 3:19-21: "Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade. Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. Quem sabe se o espírito dos filhos dos homens vai para cima, e se o espírito dos brutos desce para a terra?"
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Pois o que sucede aos filhos dos homens não é o mesmo que sucede aos brutos; coisas diferentes lhes sucede; como morre um, assim não morre o outro; todos não têm o mesmo fôlego; e o homem leva vantagem sobre os brutos por ter uma alma imortal; porque nem tudo é vaidade. Todos vão para um lugar, mas só em termos de seus corpos; todos são pó em termos corporais, e todos ao pó tornarão. É bem sabido que o espírito dos filhos dos homens vai para cima, para o céu (no caso dos salvos) e o espírito dos ímpios desce para debaixo da terra, para os quintos dos infernos".
Não é esta, porém, a linguagem bíblica, porque Salomão, ao fazer uma profunda reflexão sobre a natureza e destino humanos, compara perfeitamente homens e animais. Na morte o homem não leva vantagem alguma sobre os animais, pois todos são pó e voltarão a tal condição. O fôlego de vida simplesmente é desligado do homem e não vai para parte alguma, nem para cima, nem para baixo. Assim como ao desligar-se uma lâmpada esta deixa de emitir luz porque sua fonte de energia não está ali atuando, o homem na morte perde sua fonte de "energia" vital, e vira apenas pó, permanecendo em total inconsciência, no sono da morte, até o despertar do dia da ressurreição.
Eclesiastes 12:7: ". . . e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
". . . e o pó volte para a terra como o era, e o espírito só dos salvos volte a Deus que o deu".
Simplesmente não é esse o teor da mensagem de Salomão que no contexto todo, JAMAIS indica que está se referindo só ao homem salvo. Os que defendem a imortalidade da alma e se utilizam desse verso estão, no fundo, pregando o universalismo, ou seja—a salvação universal, porque assim como TODOS vão ao pó, igualmente o espírito de TODOS os homens voltaria para Deus. O que se dá é que o espírito, ou ruach-fôlego de vida, é reintegrado ao espaço como o ar tantas vezes inalado e expirado pelo homem.
Eclesiastes 9:5 e 6: "Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Pois os vivos sabem que morrerão, e os mortos já no céu, inferno, purgatório ou assemelhados sabem muita coisa e sua memória é bem ativa em recordar o que fizeram de bom ou mau debaixo do sol. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja continuam ativos, seja no ambiente de salvação ou perdição, com os maus sentimentos só para os perdidos, logicamente. Eles daí em diante não têm parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol, mas isso só até a ressurreição, quando voltarão para "debaixo do sol" para enfrentarem o julgamento (sabe-se lá por que, já que seus casos estão definidos. . .)".
Creio que isso até dispensa maiores comentários. . .
Jó 19:25-27: "Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida esta minha pele, então fora da minha carne verei a Deus; vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim!".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida esta minha pele, então minha alma irá para o céu e fora da minha carne verei a Deus; vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão, e não mais como adversário. O meu coração desfalece dentro de mim!".
Não é esta, porém, a mensagem de Jó, um livro escrito pelo mesmo Moisés que não deixa a mínima pista de uma criação dualística do homem, nada de alma imortal. Jó esperava ver a seu redentor quando Jesus retornar, não quando sua alma for para o céu, e no cap. 14:7-14 ele dá um golpe de morte sobre a tese da imortalidade da alma ao dizer que "como as águas se retiram de um lago, e um rio se esgota e seca, assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono". Com isso temos mais demonstrações claras da noção de que a morte é um sono inconsciente.
Salmo 37:20: "Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão, ou seja, só os corpos, pois suas almas permanecerão queimando eternamente no fogo eterno do inferno".
Isto não é o que o salmista quer transmitir, porém, especialmente em vista do que ele também diz no Salmo 92:7, "quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, é para serem destruídos para sempre". A própria palavra "destruição" indica algo que chegou a um fim, não que permanece eternamente em atividade.
Salmo 146: 3 e 4: "Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há auxílio. Sai-lhe o espírito, e o corpo dele volta para a terra; naquele mesmo dia o seu espírito parte para o céu e os seus pensamentos passam a ser celestiais".
Contudo, não é essa a idéia que o salmista deseja transmitir, como se pode ver claramente também no Salmo 115:17: "Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio". Ele fala DA PESSOA dos mortos, e no paralelismo de linguagem confirma que não podem louvar a Deus "os que descem ao silêncio", o que liqüida a questão. Temos aí claramente a morte comparada com silêncio, com a mesma força em que é comparada a um sono. Ambos os sentidos denotam isso mesmo—inconsciência na morte.
Daniel 12:2: "Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno".
Como Devia Ter Sido Escrito Para Ajustar-se às Teses do Erro
"Muitas almas dos que estão no céu, inferno, purgatório, hades, sheol, seio de Abraão, limbo, e assemelhados, reincorporarão e ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno".
Não é isso, porém, que o profeta ensina. Apenas e tão-somente fala dos que "dormem", uma metáfora comum nas Escrituras, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, para falar da morte, pois a idéia é exatamente de que nessa condição há inconsciência total, já que "na morte não há lembrança de ti [Deus]; no Seol quem te louvará?" (Sal. 6:5).
E ele jamais faz essa divisão de "corpo" e "alma" ou "espírito", já que fala DAS PESSOAS que dormem, e estão no pó da terra, não em qualquer "departamento do além".
Última edição por Prof. Azenilto dia 1/21/2008, 02:18, editado 2 vezes
Abraço a todos
Prof. Azenilto G. Brito
Ministério Sola Scriptura
Bessemer, AL, EUA
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