domingo, 21 de setembro de 2008

Comentário da Lição 13 - O profeta Isaías - Escola no Ar

3 º Trimestre de 2008 - Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários
Comentário da Lição 13 - O profeta Isaías

 

Sábado, 20/9/2008

 

Introdução

 

"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que disse: A quem enviarei, e quem há de ir por nós: Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim". – Is. 6:8.

INTRODUÇÃO – O profeta Isaías, ainda jovem, é chamado por Deus para uma obra tremendamente árdua, espinhosa. A nação vivia sob a ameaça de uma invasão Assíria. O rei Uzias, que reerguera a nação estava vivendo seus últimos momentos.

Possuindo um bravo e bem organizado exército, o rei Uzias reconquistou diversos territórios perdidos no passado. Reedificou cidades, reviveu o comércio fortalecendo financeira e economicamente a nação. Declara o relato bíblico que a "sua fama estendeu-se até a fronteira do Egito, pois havia se tornado muito poderoso". – II Crôn. 26:8 – NVI.

A prosperidade material trouxe o declínio do poder espiritual e o serviço de adoração caiu para o formalismo. Desafiando a lei sacerdotal, Uzias tentou entrar no santuário "para queimar incenso no altar de incenso". – II Crôn. 26:16 – NVI. Oitenta sacerdotes o repreenderam severamente e unidos se opuseram ao intento do rei. A ira enrubesceu as suas faces, que se julgara ultrajado em sua autoridade de governante temporal.

Súbito a testa do rei torna-se lívida, alva. A lepra começara a sua obra letal. O outrora forte líder político e militar, agora jaz proscrito e vivia isolado da sociedade. O futuro da nação mostrava-se negro e incerto.

Foi nestas circunstâncias espirituais, políticas e sócio-econômicas da nação de Judá que Isaías recebeu o chamado de Deus para desempenhar a tarefa de reconduzir o povo no retorno à submissão de Deus e de Seus princípios de conduta.

Pense: "Há muitos oradores loquazes da verdade bíblica, cuja alma está mais destituída do Espírito de Deus do que estavam as montanhas de Gilboa de orvalho e chuva. Mas o que necessitamos é de homens perfeitamente convertidos e que possam ensinar aos outros como entregar o coração a Deus". – Test. Vol. V, pág. 167.

Desafio: "'Venham, vamos refletir juntos', diz o Senhor. 'Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como a púrpura, com lã se tornarão'". - Is. 1:18 – NVI.

COMENTÁRIOS:

João Jooji Takakuwa:
"Eis-me aqui, envia-me a mim": O profeta Isaías - Sábado 20.09.2008
.
VERSO: "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim" Isaías 6:8.
.
Pense: Isaías foi um poderoso profeta do século 8 a.C. que falou contra o pecado e a corrupção, ensinou a justiça e retidão e profetizou a vinda do Messias. Uma parte central da missão de Isaías foi reformar o reino do Sul, Judá. Ele falou contra o pecado, a corrupção e a rebelião da nação contra Deus.
.
Mas a missão de Isaías foi além da reforma dentro de Judá. Ele previu um dia em que a missão de Judá seria representar Deus ao mundo. Judá não deveria continuar olhando para dentro da nação; tinha um propósito missionário para todas as outras nações. Isaías cita Deus dizendo: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios" Isaías 42: 6.
.
Essa grande visão missionária estendendo-se a todo o mundo se perdeu nos anos seguintes. Até o ministério do próprio Jesus e o ministério dos apóstolos no livro de Atos, não vemos cumprir-se essa visão do evangelho sendo pregado em todo o mundo, uma visão que também somos chamados a cumprir em nossos dias.
.
Pense: Unicamente aqueles que se consagram a Seu serviço, dizendo: 'Eis-me aqui, envia-me a mim' Isaías 6:8, para abrir os olhos cegos, para desviar homens 'das trevas... à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados' (Atos 26:18) - unicamente eles oram com sinceridade: 'Venha o Teu reino.' Mat. 6:10. O Maior Discurso de Cristo – página 109.
.
Desafio: A obra de Cristo deve ser feita. Consagrem-se a Deus os que crêem na verdade. Onde existem agora uns poucos que estão empenhados em obra missionária, deve haver centenas. Quem sentirá a importância, a divina grandeza, do chamado? Quem se negará a si mesmo? Ao clamar o Salvador por obreiros, quem responderá: 'Eis-me aqui, envia-me a mim' Isaías 6:8. Conselhos sobre saúde – página 32.

Comentário por: Pr. Albino Marks

 

Especialista em aconselhamento familiar e profundo estudioso da Bíblia, o pastor Albino Marks já atuou como preceptor (IAP, IACS, IAE-SP); capelão (IACS e Hospital do Pênfigo); diretor geral do IAP; departamental em várias associações e na UCB.

FONTE: http://www.escolanoar.org.br/pt/



Receba GRÁTIS as mensagens do Messenger no seu celular quando você estiver offline. Conheça o MSN Mobile! Crie já o seu!