Estudos da Bíblia: Terceiro trimestre de 2008
Tema geral: Mensageiros da esperança
Estudo nº 13 – O profeta Isaías
Semana de
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
Comentário complementar ao estudo da lição da Escola Sabatina
Você pode encontrar esse comentário com 4 semanas de antecedência em: www.cristovoltara.com.br
Verso para memorizar: "Depois disto, ouvia voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e que há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim" (Isa. 6:8).
- Introdução – santo sábado, dia do Senhor, da vida e da felicidade
Isaías era um poderoso profeta antigo. Um homem que impressiona pela retidão e fidelidade aos princípios. Certamente um bom retrato do que JESUS é em muitos aspectos. Era um reformador. Viveu nos dias dos reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, os reis de Judá. Um tempo que foi um pouco antes da queda do Reino do Norte, e pouco mais de cem anos antes do exílio do Reino do Sul, e também um pouco antes do cerco de Jerusalém pelos Assírios, estando no reinado o rei Ezequias. Ele atuava no Reino do Sul, antes do profeta Jeremias. Por meio dele DEUS tentou, observando o livre-arbítrio, levar Seu povo de volta a obediência.
Sua vida foi difícil, como todo profeta, principalmente em tempos de desobediência. Assim é difícil hoje a vida dos adventistas realmente consagrados a DEUS, vendo o mundanismo quase tomando conta da igreja de CRISTO. Para estes Ellen G. White tem um alento, ou seja, a situação em que muitos hoje se encontram estava prevista: "Ele tem uma igreja, mas esta é a igreja militante, e não a igreja triunfante. Entristecemo-nos de que haja membros defeituosos, de que haja joio no meio do trigo. ... Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo, a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado. A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração" (Testemunhos Para Ministros, págs. 45 e 49). "Aqueles que estão em harmonia com Deus, e que através da fé nEle recebem forças para resistir ao que é errado e permanecer em defesa do que é correto, sempre terão severos conflitos e muitas vezes terão de permanecer quase sozinhos. Mas preciosas vitórias serão deles enquanto fizerem de Deus sua dependência. Sua graça será a força deles. A sensibilidade moral destes será clara e aguçada, e suas faculdades morais serão capazes de resistir a influências errôneas. A integridade deles, como a de Moisés, será da mais pura qualidade" (Testemunhos Seletos vol. 2, p. 31, grifos acrescentados).
Não lhe parece que já estamos nesses dias? Tempos de Isaías, de Elias, de João Batista, tempo de reformadores! Homens e mulheres que, como Elias, por vezes, para permanecerem firmes nos princípios da verdadeira adoração, mesmo em sua própria igreja, quase se vêem sós. Aliás, se esta não fosse a igreja verdadeira, não estaria, obviamente, passando pelas provações internas como hoje se vê, provações de secularização. Mas esse é um sinal da proximidade da sacudidura que antecede o poderoso derramamento do ESSPÍRITO SANTO. Então os que persistiram não mais se sentirão como se estivessem lutando sozinhos.
FONTE: www.cristovoltara.com.br
Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!