domingo, 21 de setembro de 2008

Lição 13 - "Eis-me aqui, envia-me a mim": o profeta Isaías - Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

Lição 13

20 a 27 de setembro


"Eis-me aqui, envia-me a mim":
O profeta Isaías


Sábado à tarde

Ano Bíblico: Am 1–4

 

VERSO PARA MEMORIZAR: "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6:8).

LEITURAS DA SEMANA: Lv 16:30; 17:11; Is 6:1-10; 49:6; Jr 3:22; Mt 28:18-20; Hb 1:2

Porque, naquele dia, se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados, perante o SENHOR. (Lev. 16:30)

Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. (Lev. 17:11)

No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo. (Isa. 6:1-10)

Sim, diz ele: Pouco é o seres meu servo, para restaurares as tribos de Jacó e tornares a trazer os remanescentes de Israel; também te dei como luz para os gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. (Isa. 49:6)

Voltai, ó filhos rebeldes, eu curarei as vossas rebeliões. Eis-nos aqui, vimos ter contigo; porque tu és o SENHOR, nosso Deus. (Jer. 3:22)

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mat. 28:18-20)

nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. (Heb. 1:2)

PENSAMENTO-CHAVE: Isaías foi um poderoso profeta do século 8 a.C. que falou contra o pecado e a corrupção, ensinou a justiça e retidão e profetizou a vinda do Messias. Que paralelos podemos achar para nós hoje?

Uma parte central da missão de Isaías foi reformar o reino do Sul, Judá. Ele falou contra o pecado, a corrupção e a rebelião da nação contra Deus.

Mas a missão de Isaías foi além da reforma dentro de Judá. Ele previu um dia em que a missão de Judá seria representar Deus ao mundo. Judá não deveria continuar olhando para dentro da nação; tinha um propósito missionário para todas as outras nações. Isaías cita Deus dizendo: "Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios" (Is 42:6).

Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; (Isa. 42:6)

Essa grande visão missionária estendendo-se a todo o mundo se perdeu nos anos seguintes. Até o ministério do próprio Jesus e o ministério dos apóstolos no livro de Atos, não vemos cumprir-se essa visão do evangelho sendo pregado em todo o mundo, uma visão que também somos chamados a cumprir em nossos dias.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic1332008.html



Veja mapas e encontre as melhores rotas para fugir do trânsito com o Live Search Maps! Experimente já!