sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Lição 8 - Nascido de mulher – Expiação e Encarnação - Auxiliar da Lição da Escola Sabatina - Casa Publicadora Brasileira

A Lição em resumo

Texto-chave: 1 João 3:5

O aluno deverá...

Conhecer: Que Cristo Se humilhou voluntariamente e Se tornou humano.
Sentir: O senso de certeza de que Cristo é substituto de Adão.
Fazer: Comemorar a realidade de que Cristo é plenamente divino e plenamente humano.

Esboço do aprendizado

I. Deus Se tornou homem (Mt 26:38; Lc 2:40; Gl 4:4)

Qual é a parte mais difícil de entender no estudo da encarnação de Cristo? Qual é a mais fácil de aceitar?

II. A corrente purificadora (Mt 3:13-17)

A. Podemos ver Cristo Se identificando com os pecadores no Seu batismo. Como você usaria esse exemplo para levar alguém a tomar a decisão de segui-Lo?
B. Qual é o significado da declaração de Paulo: "O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante (1Co 15:45)? Quais são as implicações de ser Cristo o segundo Adão? Que esperança esse fato nos oferece? Por que essa idéia é importante para nós, cristãos?

III. Seduzindo com brilho e deslumbramento (Mt 4:1-11; Mc 1:12, 13)

Logo após o batismo de Jesus, Satanás lançou contra Ele um ataque frontal. Descreva as três tentações que Cristo enfrentou. Quais seriam seus equivalentes de hoje? Usando como exemplo a resposta de Cristo, como podemos vencer a tentação?

Resumo: Embora não possamos entender completamente a encarnação de Cristo, podemos nos identificar com Seu exemplo de batismo e vitória sobre a tentação. Cristo nos deu exemplos a serem seguidos em nossa própria vida.

Ciclo do aprendizado

Motivação

Motivação
Por que esta lição é importante para mim?

De acordo com todas as leis da aerodinâmica, a abelha mamangaba não deveria ser capaz de voar, mas, ainda assim, ela voa (aparentemente, a mamangaba não entende nada de aerodinâmica). É um dos mistérios da natureza. Conforme a humanidade empurra as barreiras da ciência, muitos dos mistérios da natureza têm sido explicados, só para ser substituídos por novos mistérios – fenômenos que vemos mas não podemos explicar. É interessante, mas quanto mais aprendemos, mais exploramos; quanto mais avançamos, mais mistérios descobrimos, e mais percebemos quão pouco realmente conhecemos!

O mesmo é verdade quanto ao reino espiritual. Um mistério que não entenderemos completamente até chegarmos ao Céu é o da encarnação, que Jesus, o próprio Deus, veio à Terra e tomou sobre Si a humanidade. Embora fosse plenamente Deus, Ele também era plenamente homem. Como podemos entender isso?

É importante ajudar a classe a entender, também, que, embora fosse um mistério, a encarnação foi uma parte fundamental do plano de salvação. Foi o único plano possível para demonstrar o verdadeiro caráter de Deus e, ao mesmo tempo, salvar a humanidade.

Peça que os membros de sua classe pensem em coisas corriqueiras que não podem explicar e que aceitam pela fé. Como isso os faz sentir? Isso é semelhante ou diferente de seus sentimentos com respeito a coisas espirituais que não podem explicar? Por que, às vezes, nos sentimos incomodados com as coisas que não podemos entender?

Peça que sua classe tente conjeturar: O plano de salvação teria sido possível se Jesus não tivesse aceitado a encarnação e o nascimento como um bebê? O que teria faltado à expiação? Por que era tão importante que Ele Se tornasse um ser humano e vivesse pela natureza humana, assim como nós?

Compreensão

Compreensão
O que preciso conhecer da Palavra de Deus?

Comentário bíblico

A obra criativa do Espírito Santo, vista em Mateus 1:18 e Lucas 1:35. A Bíblia deixa claro que Maria teve um filho gerado pelo Espírito Santo. Seu papel foi confirmado em João 1:14. Compare esses três versos e considere o que lhe dizem sobre o papel do Espírito Santo na obra da expiação.

Por causa do envolvimento do Espírito Santo, o filho de Maria podia ser chamado de Filho de Deus (Lc 1:35).
Compare como João e Paulo expandem o poder criativo do Espírito Santo a partir da criação física até o renascimento espiritual em João 3:3-8 e Romanos 8:11.

Pense nisto: Considere como o poder criativo do Espírito Santo o(a) capacita a ser chamado(a) filho(a) de Deus.

O mistério e milagre da expiação: A encarnação está no próprio centro da expiação. É um mistério além de nossa compreensão e, ao mesmo tempo, é um milagre que nos enche de admiração. Peça que a classe comente as implicações da encarnação. O que diz sobre nosso valor diante de Deus? O que diz sobre a importância que temos diante do Universo? O que diz sobre a maneira de tratarmos os outros?

Vamos identificar as partes constituintes desse mistério e milagre:

O mistério da sabedoria infinita que combina justiça com misericórdia, cumprindo os requisitos da lei enquanto fornece uma fuga de suas penalidades (Rm 6:23).

O milagre do renascimento (Jo 3:3-9). O que nos faz desejar o novo nascimento? Como acontece isso? Por que é tão importante experimentá-lo por nós mesmos?

O milagre de um pecador vivendo em harmonia com a lei de Deus e tendo paz com Deus (Rm 8:7; 5:1).

O milagre de ser transformado à imagem de Deus (Rm 12:2). O que significa ser transformado à imagem de Deus? Que mudanças devem acontecer em nossa vida conforme esse processo acontece?

O milagre de se tornar filho ou filha de Deus (Jo 1:12, 13; 1Jo 3:1-3).

O mistério do amor de Deus pelos pecadores (Jo 3:16; Rm 5:8).

Pense nisto: Peça que a classe discuta as implicações pessoais de cada um desses versos.

O cristianismo não tem nada a esconder quando declara que o plano de salvação é um mistério e Sua atuação na vida de uma pessoa é um milagre ao alcance de todos, não importando quem seja ou como sejam seus pecados ou seu caráter. O maior mistério é o amor de Deus pelos pecadores.

Aplicação

Aplicação
Como posso pôr em prática as informações que obtive?

1. O Espírito Santo esteve ativo na encarnação e no desenvolvimento da expiação na vida e no ministério de Jesus. Em Atos 1:4 Jesus prometeu enviar o Espírito Santo aos discípulos. Após o batismo pelo Espírito Santo, por Seu poder criativo, esses homens outrora covardes foram transformados em testemunhas corajosas (At 2:1-13). Que evidência do poder criativo do Espírito Santo você vê em sua vida?

2. Considere a citação de Ellen G. White a seguir em O Desejado de Todas as Nações, p. 19, 20:

"Vindo habitar conosco, Jesus devia revelar Deus tanto aos homens como aos anjos. ... Mas não somente a Seus filhos nascidos na Terra era feita essa revelação. Nosso pequenino mundo é o livro de estudo do Universo. O maravilhoso desígnio de graça do Senhor, o mistério do amor que redime, é o tema para que 'os anjos desejam bem atentar', e será seu estudo através dos séculos sem fim. Mas os seres remidos e os não caídos encontrarão na cruz de Cristo sua ciência e seu cântico."

3. Quando pensamos que a revelação de amor redentor de Deus será estudado por séculos sem fim, que efeito esse fato deve ter sobre a prioridade do nosso uso do tempo aqui e agora?

4. Considerando tudo o que Jesus fez por nós, temos alguma desculpa para não estar prontos para encontrá-Lo quando Ele voltar? Existe alguma área de nossa vida que o Espírito Santo não pode recriar e restaurar?

Transformação

Transformação
em que áreas minha vida vai mudar?

Quando Jesus à Terra veio como um bebê, uma luz começou a brilhar no mundo obscurecido pelo pecado – luz que não poderia ser extinta. Mas muitos hoje ainda vivem nas trevas do desespero e da solidão, presos aos fracassos e pecados. O fracasso não está no plano de Deus mas nas escolhas que as pessoas fazem.

Peça que a classe comente sobre seu papel em partilhar a luz do amor de Deus, expressa na encarnação. Passe algum tempo procurando idéias criativas para testemunhar aos outros. Os programas que já estão em operação em sua igreja não entram na conta. Desafie a classe a tentar, em oração, cumprir uma das idéias e estar preparada para relatar os resultados na próxima semana. Por experiência própria, sabemos que nem todas as tentativas serão bem-sucedidas. Tome tempo para decidir o que fazer quando alguém não reagir positivamente.

Peça que a classe reflita sobre as prioridades que tem no uso do tempo. Desafie cada aluno a fazer um diário durante a semana e anotar a quantidade de tempo gasto cada dia nas seguintes atividades:

  • Dormindo
  • Comendo
  • Trabalhando
  • Estudando a Bíblia
  • Tarefas domésticas
  • Assistindo à TV

No fim da semana, some o tempo gasto em cada atividade e considere em oração como esse tempo se relaciona com a idéia de estudar o mistério do amor redentor de Deus, expresso pela expiação ao longo da eternidade.


FONTE: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2008/frlic842008.html