"Confesso Leandro que, ao escrever esses versículos bíblicos dei 'Glória a Deus' por não ser adventista" – Parte 2
by leandro.quadros on 06/02/10 at 11:34 pm
"Juízo Investigativo é o que Paulo ensina na celebração da Ceia do Senhor com relação aos participantes" (1 Coríntios 11)…
Não, pastor: em 1 Coríntios 11, no contexto da Santa Ceia, Paulo fale de um exame individual e não de JULGAMENTO. Não sei de onde o senhor tirou uma coisa dessas, pois, só Deus pode julgar alguém (João 5:22) no sentido judicial.
Na verdade, Paulo fala de um juízo investigativo em Romanos 14:12, 2 Coríntios 5:10, 1 Timóteo 5:25, 1 Tessalonicenses 4:13-18… O senhor pode estar pensando que escrevi uma aberração teológica, mas, esse não é o fato. Se Deus virá retribuir a cada um segundo as suas obras e ressuscitar quem for digno, um juízo prévio tem que ter sido realizado diante dos anjos, que não são oniscientes e precisam estar informados do conflito entre o bem e o mal. Tanto que Pedro afirmou: "A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar." 1 Pedro 1:12.
O juízo de investigação não é para acusar o crente, mas: (1) para Deus mostrar aos anjos quem DE VERDADE O segue (Ler Romanos 3:4; 1 Pedro 4:17), (2) condenar o poder representado pelo chifre pequeno (Daniel 7) e (3) dar reino definitivamente aos santos! (Ler todo o capítulo de Daniel 7). Quem ler a literatura adventista e nos acusar de tornarmos a salvação "incompleta" por causa da doutrina do juízo de investigação é preconceituoso ou não soube ler.
A doutrina do juízo investigativo nos mostra um Deus disposto a "colocar os pratos na mesa" diante o universo; um Deus que não está "de férias" no Céu…
"A Bíblia fala de Juízo Executivo como acontecimento escatológico futuro: Mateus 25:31…"
Sim. Mas, não apenas em sentido escatológico:
"Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?" 1 Pedro 4:17.
Por isso, com base na Bíblia, os Adventistas do Sétimo Dia entendem a doutrina do Juízo em um sentido amplo (três fases: Investigativa, Milenar e Executiva), que afeta não apenas nossa vida futura, mas, presente.
Colocar a doutrina como um acontecimento apenas futuro é perigoso por que todo ser humano pecador tem a tendência de deixar a decisão por Cristo "para depois". Se todos tiverem consciência que desde já podem ser vindicados (ou condenados, se não aceitam a Cristo), terão alegria ou sentirão a responsabilidade de um compromisso de verdade com Deus.
Não é por acaso que Cristo e Pedro aconselharam:
"Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor." Mateus 24:42.
"Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão." 2 Pedro 3:11-12.
"Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis" 2 Pedro 3:14.
Aqui lemos todos os conselhos em uma linguagem presente e emergencial.
"Depois saem de nossas igrejas dando risadas de nós e fazendo sarcasmo com a nossa ingenuidade."
Nunca fiz isso e não vi adventista algum fazer. Se o fez, o problema é entre tal pessoa e Deus. Em meus sermões exalto o conhecimento bíblico de irmãos de outras igrejas e faço questão de citar grandes comentaristas evangélicos – mesmo que não concordemos em certos pontos. Se eu e outros adventistas considerássemos os evangélicos "ingênuos" como o senhor diz (com o nítido objetivo de jogar os irmãos contra nós), não poderíamos nem mesmo ter faculdades de teologia, com grades curriculares que constem estudos de autores renomados que não são de nosso meio.
Quanto a sua aplicação de 2 Coríntios 11:14, 15 aos adventistas, deixo que os leitores tirem as próprias conclusões.
As demais afirmações suas sobre proselitismo e o "fazer-se de membro de mesma igreja", já foram abordadas em tópicos anteriores.
UMA IGREJA QUE NÃO NASCEU EM UM MILHARAL
(E se o tivesse que problema haveria nisso?)
A afirmação a seguir do Pr. Rinaldi é de deixar pasmo qualquer cristão comprometido com a verdade e que tenha amor pelos que não tiveram a oportunidade de estudar: "Imagine um crente evangélico saber que a igreja adventista nasceu de uma visão descabida ocorrida num milharal!"
Por amor à verdade e aos leitores, o senhor terá que ser desmentido mais uma vez:
1. O processo formativo da Igreja Adventista foi de 1830 a 1863 (e continua, pois, o conhecimento não é estático). Portanto, atribuir a origem de nosso movimento apenas à visão que Hiram Edson teve, é uma distorção histórica violenta;
2. Se o senhor não lesse só a página 50 do "História do Adventismo", jamais colocaria na boca do historiador Maxwell a afirmação de que nossa igreja nasceu "apenas" da visão no milharal (além disso: Deus se comunica com os filhos dEle onde quiser). Quem conhece o livro supracitado sabe que JAMAIS Maxwell está acusando os adventistas de não seguirem aquilo que eles mesmos sempre ensinaram! Até o fim da vida ele creu no juízo investigativo e fazia bom uso do texto de Hebreus 7:25 – pois considerava também Hebreus 8:1, 2 (texto que o senhor parece não querer ler). Sobre a ascensão de Cristo, cremos que Ele, a partir da ressurreição, foi ao Santuário para inaugurar (a dedicação do santuário pode ser vista na última parte de Daniel 9:24 – no termo unção – e é simbolizada pela unção do santuário terrestre depois que foi construído – Êxodo 30:26-29; cap. 40) a obra dEle; voltou para o planeta (onde ficou 40 dias) e, depois, subiu definitivamente para o Santuário Celestial. Isso é o que diz Maxwell e TODOS os livros adventistas sobre o assunto.
ELIPSE (consciente ou não) foi o que o pastor fez novamente…
O senhor deveria é ficar assombrado por, em suas duas últimas respostas, deixar claro para os leitores que uma pessoa sem maior escolaridade (como o pastor se referiu a Ellen White na outra vez) e fazendeira (Hiram Edson) não pode receber revelações de Deus ou ter capacidade de fazer algo pelo ministério dEle. O pastor deveria se sentir envergonhado em afirmar esse tipo de coisa sendo que: "A revelação das tuas [de Deus] palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Salmo 119:130.
Não vejo como cristãs palavras como essas, de sua parte:
"Quem era o cidadão chamado Hirã Edson? Algum mestre em teologia? Não." (Como se Deus falasse apenas a doutores em teologia…)
De que maneira os irmãos de todas as igrejas – que têm familiares que aprenderam a ler na própria Bíblia (inclusive minha avó) por não terem tido outras oportunidades – irão ver o seu ministério pastoral? Isso não lhe preocupa?
Com esse tipo de comentário preconceituoso, está se comprometendo diante de um vasto público cristão, Pr. Rinaldi.
"Agora, Leandro, segure-se na cadeira se estiver sentado para ler a injúria lançada sobre a obra expiatória de Jesus: "Assim eles desenvolveram a triunfante conclusão: AO TEREM OS PECADORES AO LONGO DOS SÉCULOS BUSCADO O PERDÃO, JESUS TEM LEVADO O REGISTRO DE SEUS PECADOS CONFESSADOS AO LUGAR SANTO, ONDE TEM CONTAMINADO O SANTUÁRIO CELESTIAL" (Ibidem, p. 65,66) (maiúsculo e grifo meus)
"Socorre-me, Leandro! Não acredito que o mesmo homem e somente ele viu Jesus sozinho entrar no santíssimo do céu em 22 de outubro de 1844, agora, me deixa estupefato com a declaração demoníaca (considerada triunfante) que o preciosíssimo sangue de Cristo, que nos lava dos nossos pecados: "(Apocalipse 1:5) Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,", esteja contaminando o santuário celestial.!!!"
Caro pastor: não acredito em seu analfabetismo funcional. Mas, pergunto: como o senhor "conseguiu" ler que "o sangue de Cristo contamina o santuário celestial" sendo que Hiram Edson diz que é o registro dos pecados dos seres humanos que o faz?!
Sem maiores comentários…
Quanto à necessidade da purificação do santuário celestial (no sentido correto da palavra), leia Hebreus 9:23 (e, se tiver outra interpretação, apresente-a para discussão):
"Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores."
E assim, todos os textos que o senhor colocou no tópico "O uso do sangue no Antigo Testamento" perdem o sentido (no contexto de suas ideias) por causa de sua leitura desatenta…