Estudos da Bíblia: Primeiro Trimestre de 2009
Tema geral: O Dom Profético nas Escrituras e na história adventista
Estudo nº 04 – O dom de profecia e a Igreja Remanescente
Semana de 17 a 24/01/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
CRISTO está muito próximo de voltar
Veja comentários sobre fatos proféticos em www.cristovoltara.com.br
Verso para memorizar: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de DEUS e têm o testemunho de JESUS (Apoc. 12:17).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
Desde Adão e Eva até os dias finais, DEUS sempre teve um povo Seu aqui na Terra. Os descendentes de Caim formaram o povo dos "filhos dos homens" mas os descendentes de Sete formaram o povo de DEUS. Desses, muitos foram para se juntar aos descendentes de Caim. Chegou ao tempo do dilúvio e havia apenas oito pessoas na qualidade de remanescente. Mas havia ao menos uma família. Eles obedeciam e recebiam instruções de DEUS.
Depois a Terra outra vez se corrompeu, e construíram a Torre de Babel, mas desse pessoal DEUS chamou um descendente, Abraão e sua família. Por certo havia mais alguns fiéis a DEUS além de Abraão. Assim se formou o povo de Israel, que com o tempo se corrompeu. Porém, restava um descendente de dentro desse povo, e estes seguiram a JESUS, e evangelizaram o mundo, a igreja cresceu. Mas também a igreja se corrompeu, contudo, permaneceu um remanescente por longo tempo em condições espirituais e materiais precárias. Veja como sempre houve um remanescente na história após a ascensão de JESUS. Esse remanescente sempre obedecia (às vezes errava) e recebia orientações de DEUS quanto ao futuro e quanto como agir. O remanescente sempre, de alguma forma, era fiel aos mandamentos, em certos momentos, ao menos aos princípios de DEUS, e tinha a orientação da parte de DEUS.
Nesses últimos dias também há um remanescente. É um povo fiel a DEUS em tudo o que sabe que Ele deseja. Na igreja verdadeira de CRISTO, esse remanescente se chama trigo, e nas igrejas de babilônia se chama "Meu povo", quando em Apoc. 18:4 DEUS os chama: "sai dela Meu povo". Assim como em babilônia a maioria se perde porque não aceita o chamado de DEUS pela proclamação do evangelho, também na igreja verdadeira a maioria se perde porque não quer deixar de ser joio.
É tempo de seguir toda a luz que temos, ou, aqueles que não seguem toda a luz, não terão mais luz, e se perderão. "Acaso desejais ser seguidor de Cristo, todavia não sabeis como começar? Estais em trevas, e não sabeis como encontrar a luz? Segui a luz que tendes. Assentai em vosso coração obedecer ao que conheceis da Palavra de Deus. Seu poder, Sua própria vida, residem em Sua Palavra. À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer. Ao passo que dais atenção à luz que tendes, maior luz vos advirá. Estais edificando sobre a Palavra de Deus, e vosso caráter será formado à semelhança do caráter de Cristo" (O maior discurso de CRISTO, 150, grifos acrescentados). Esse é o ponto: "À medida que recebeis a Palavra com fé, ela vos comunica poder para obedecer. Ao passo que dais atenção à luz que tendes, maior luz vos advirá." Aqui está a fórmula entre o remanescente da igreja e sai de babilônia para unir-se com o remanescente da igreja: os dois colocarão sempre em prática o que descobrirem para eles, na Bíblia. Eles também receberão instruções do ESPÍRITO SANTO para orientação de suas vidas. Os demais, viverão aquém da pouca luz que possuem. Estes, obviamente, surpresos, se perderão para sempre, pois estavam entre os remanescentes, mas não eram remanescentes. Esse processo chama-se sacudidura.
- Primeiro dia: O bem contra o mal: Ato I
A lição de hoje destaca um texto bíblico, Apoc. 12:1 a 6. Ali aparece a mulher vestida do sol, com a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa com doze estrelas. Mas havia também outro sinal, um dragão bem grande e vermelho. Ele arrastava a terça parte das estrelas do céu. O dragão postou-se diante da mulher que estava dando à luz uma criança. Ele queria devorar a criança recém nascida, porém, a mulher fugiu para o deserto, e com seu filho lá ficou escondida durante 1260 anos.
Como se interpreta esse texto? Ele tem dois tempos de interpretação. O primeiro tempo significa a mulher Maria mãe de JESUS. Quando ela teve seu Filho, Herodes mandou matar todas as crianças até dois anos, na tentativa de matar também o futuro Rei dos judeus. Ela então fugiu através do deserto até que Herodes morreu. Seguindo-se a história, o Filho da Mulher foi arrebatado para junto do trono de DEUS, isto é, JESUS ascendeu ao Céu, e lá intercede por nós. Mas a mulher teve que fugir para o deserto. Essa mulher agora não é mais Maria, e sim, a igreja, a esposa de JESUS, Ele que está no Céu, mas que também está com os que O seguem (Mat. 28:20).
A fuga ocorreu outra vez. Na segunda vez que aconteceu é geralmente como interpretamos a profecia. A mulher agora é a igreja. Depois que JESUS ascendeu ao Céu, para junto de DEUS, ela, a mulher, ou a igreja, está vestida do sol, isto é, vestida da justiça de CRISTO. Ele é o Sol da justiça, e a Sua glória está com a igreja. Esse brilho é a luz da verdadeira doutrina e correta forma de adoração com que ela (a mulher, isto é, a igreja) ilumina o mundo (por meio de sua pregação). Ou seja, a mulher, a igreja, ama a CRISTO, e Este ama a mulher, a Sua esposa, que virá buscar no dia certo.
E o filho da mulher, o descendente que é JESUS, agora passa a ser o "restante da sua descendência" (Apoc. 12:17) o remanescente, aqueles que seguem JESUS CRISTO, e que tiveram que permanecer fugindo pelo deserto (lugares pouco habitados) durante 1.260 anos, isto é, desde 538 a 1.798. A mulher (igreja) estava posicionada sobre a lua, portanto, ela era visível de todos os habitantes da Terra, para testemunho de todos. A sua luz, como a dos sol, é o seu testemunho a respeito da verdade bíblica que ela irradia sobre o mundo, ela reflete para o mundo. Ela é o refletor de JESUS, o sol da justiça, a Sua mensagem para o mundo sem justiça.
Possuía uma coroa com doze estrelas, que são os doze fundamentos da igreja, os apóstolos. Portanto, era possível observar a mulher de qualquer lugar do planeta (o evangelho já se havia pregado e se pregava em condições terríveis, e ainda se pregará para testemunho de todas as nações), era possível ver que com ela estava JESUS. Ela era a igreja verdadeiramente apostólica, não a outra, que assim se denomina. Aliás, mesmo denominando-se apostólica, insere em seu nome igreja romana, segue as tradições pagãs e está sediada com o trono de satanás. É esta que faz a perseguição contra a mulher, cujo Filho Se tornou O Salvador do mundo. Então, veja bem, inicialmente, estando JESUS aqui na Terra, Ele é quem foi perseguido, até chegar a ser morto. Depois d'Ele ascender ao Céu, a Sua igreja é que foi perseguida, e quase foi eliminada da face da Terra. Mas JESUS disse que estaria com a Sua igreja até o final dos tempos (Mat. 28:20). Esse estar com a igreja é, não livrando o seu povo das perseguições, mas orientando-o a vencer as tentações. O povo de DEUS, na verdade, sempre teve, mesmo em intensidade pequena, orientação do alto, sempre teve o Espírito de Profecia (que é a orientação de DEUS), por isso, sempre houve um povo dedicado a DEUS. A mulher, e depois seus descendentes, e os restantes de sua descendência, sempre foram dirigidos por JESUS, mesmo no deserto, mesmo nas montanhas, mesmo fugindo e sendo perseguido.
"O paganismo cedera lugar ao papado. O dragão dera à besta "o seu poder, e o seu trono e grande poderio". Apoc. 13:2. E começaram então os 1260 anos de opressão papal preditos nas profecias de Daniel (Dan. 7:25) e João (Apoc. 13:5-7). Os cristãos foram obrigados a optar entre renunciar a sua integridade e aceitar as cerimônias e culto papais, ou passar a vida nas masmorras, sofrer a morte pelo instrumento de tortura, pela fogueira, ou pela machadinha do verdugo. Cumpriram-se as palavras de Jesus: "E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do Meu nome." Luc. 21:16 e 17. Desencadeou-se a perseguição sobre os fiéis com maior fúria do que nunca, e o mundo se tornou um vasto campo de batalha. Durante séculos, a igreja de Cristo encontrou refúgio no isolamento e obscuridade. Assim diz o profeta: "A mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias." Apoc. 12:6" (História da redenção, 331).
- Segunda-feira: O bem contra o mal: Ato II
Estamos num conflito que extrapola além das fronteiras desse planeta. Ele se iniciou no Céu, e agora se localiza e se desenrola em nosso planeta, mas, é no Céu, junto ao trono de DEUS, que está o comando das forças de JESUS mobilizadas aqui na Terra. Temos aqui as figuras da profecia. Vamos ver todas elas, para facilitar a vida dos estudiosos dessas profecias tão importantes, baseado em Apoc. 12:1 a 18.
ð Mulher vestida do sol: é a igreja de CRISTO, envolta com a justiça de CRISTO, isto é, as verdadeiras e originais doutrinas da Bíblia;
ð Com a lua debaixo dos pés: visível em todo o mundo, isto é, sua pregação e ensinamentos, sua mensagem, seu testemunho será visto por todos;
ð Grávida, já dando a luz a um Filho: refere-se tanto a Maria que concebeu JESUS, como o povo de DEUS, de onde vem JESUS, como a igreja de JESUS, pois essa mulher tem descendentes além de JESUS (o restante dos descendentes);
ð Diante dela o grande dragão que quer devorar o Filho recém nascido: refere-se a Herodes (comandado por satanás) que quis matar JESUS, o Filho de Maria, e ao Império Romano (também comandado pro satanás) que perseguiu a igreja de JESUS e a Igreja católica Apostólica Romana (sucessora do Império Romano, que continuava sendo comandada por satanás), que seguiu perseguindo JESUS depois do Império Romano, cuja capital seguiu sendo na mesma cidade de Roma, onde está o trono de satanás;
ð Dragão vermelho, que arrasta a terça parte das estrelas: é Lúcifer, e satanás, o dragão, que levou um terço dos anjos do Céu com ele na campanha política e guerra que fez no Céu;
ð O Filho nasceu, e há de reger as nações: refere-se a JESUS, O Rei dos reis, Senhor dos senhores, Salvador do mundo, rei eterno, o Se cetro é poderoso contra os inimigos;
ð Foi arrebatado para DEUS: JESUS subiu ao Céu, e assim também o remanescente foi acolhido por DEUS mesmo que fosse no deserto, e também subirá para o Céu quando JESUS retornar (Ele foi para lá preparar lugar, e disse que voltaria, e a Sua volta agora está bem próxima);
ð A mulher fugiu para o deserto: para os lugares desabitados durante a grande perseguição, e finalmente, fugiu para a América do Norte, onde ficou fora do alcance dos poderes da Igreja Romana na Europa;
ð Por 1.260 anos: tempo literal que durou a perseguição por parte da Igreja Romana (mas antes desse tempo já houve perseguição por parte do Império Romano);
ð O dragão iniciou uma guerra no Céu mas foi derrotado e acabou atirado a esta Terra: lugar onde conseguiu enganar os habitantes, naquela época só dois, Adão e Eva;
ð A mulher recebe duas asas de águia para fugir ao deserto para ali ser sustentada por 1260 anos: as duas asas representam a capacidade de fugir da Igreja Romana, que nunca conseguiu eliminar o restante da descendência da mulher;
ð Mas o dragão (ou serpente em Apoc. 12:15) arrojou água atrás da mulher: essa água significa multidões de fanáticos e exércitos, pelotões, enfim, muitas pessoas perseguindo a Igreja remanescente;
ð Aterra engoliu a água e socorreu a mulher: a terra, ou seja, os lugares pouco habitados serviram de proteção para a igreja de CRISTO, e finalmente, a América do Norte foi a grande proteção aponto de ali se formar o início da última fase da Igreja de CRISTO, que é Laodicéia, que sendo aquecida, ou seja, recebendo o poder do ESPÍRITO SANTO, concluirá a pregação na Terra (não é por pouca coisa que a Santa Sé já fez aliança com a América do Norte, para transformá-la de terra que socorre os adoradores fugitivos em comando da perseguição no mundo todo, de onde se origina o decreto dominical);
ð Depois de tudo isso, o dragão, irado, foi guerrear contra os restantes da descendência da mulher: nos últimos dias, ou seja, hoje, após os 1260 anos, esse dragão ainda fará mais guerra contra os descendentes da mulher, que somos nós;
ð Estes guardam os mandamentos de DEUS e tem o testemunho de JESUS: esse restante da descendência tem duas características identificadoras: guardam os Dez Mandamentos e observam as instruções da Bíblia, portanto, conhecem as profecias e sabem o significado dos fatos que se desenrolam no mundo, e em adição, tem as profecias de Ellen G. White, que com grande detalhamento, ilumina a mente quanto a como nos posicionarmos, como nos comportarmos e sobre o que será no futuro com a igreja e com o resto do mundo (como em todos os tempos, o restante da descendência da mulher tem as orientações espirituais de DEUS, e nesses dias finais, os tem em grande intensidade);
ð O dragão se pôs em pé sobre a arreia do mar: esta é a sua posição de ataque final, ou seja, ele está diante de todos os povos do mundo inteiro (o mar) para os comandar contra o pequeno povo de DEUS.
Nós estamos hoje precisamente nos versos 17 e 18 de Apoc. 12. Quer dizer, no tempo em que o irado dragão está em pé sobre a arreia do mar, tomando posição de comando das nações do planeta, isto é, fazendo alianças com os líderes das nações do mundo inteiro, dos sindicatos, das religiões, dos conglomerados empresariais, e de todos os poderes da Terra como a ONU, os EUA, para formar uma grande coalizão contra o povo de DEUS, os que guardam os mandamentos de DEUS (pois existem outros mandamentos que não são de DEUS) e tem o testemunho de JESUS (tem o Espírito de Profecia, as instruções sobre o que devem fazer). Está sendo preparada nesse momento a última batalha, a batalha chamada Armagedon, por meio da tríplice aliança de Apoc. 16:13 e 14. O comandante inimigo já está posicionado para esse fim. E dessa vez há algo diferente com o povo de DEUS: ele está espalhado em todas as nações. Breve vai se dar uma batalha espantosa entre as forças de satanás e esse povo espalhado. Da parte de satanás será usada a mentira, os falsos sinais, a força bruta, a lei opressora contra esse povo. Da parte desse povo, com o poder do ESPÍRITO SANTO, o evangelho será mansamente pregado a toda nação, tribo, língua e povo. Então virá o fim. A batalha entre o dragão e o restante do remanescente da mulher terá findada. Porque JESUS está com esse remanescente, ele tem o Seu Testemunho, esse remanescente será vencedor (Apoc. 17:14).
- Terça-feira: O testemunho de JESUS
Em diversos versos aparecem juntas as expressões "Palavra de DEUS" e o "Testemunho de JESUS". São idéias correlacionadas entre si. Uma tem algo a ver com a outra. Se completam.
A Palavra de DEUS não nos deixa dúvidas que é a Bíblia. Mas o que é o testemunho de JESUS? A expressão está bem clara, sem margens a dúvidas. Não precisa muita especulação. É o testemunho d'Ele, JESUS. É o que Ele falou, ou revelou pessoalmente. São as palavras d'Ele, evidentemente a Seu respeito e a respeito do que Ele fez, faz e fará, e também (isso é importante) o que Ele diz a respeito das doutrinas, da verdade. O testemunho de JESUS é, em grande parte, a validação da palavras dos profetas, pois foi o que Ele testemunhou, isto é, o que Ele disse. É também o que Ele diz a Seu povo como orientação para que continuem sendo Seu povo. Nesse caso o testemunho de JESUS faz parte da Palavra de DEUS. Ou seja, é a parte dessa palavra em que não são outros que estão testemunhando de JESUS, mas sim, Ele mesmo.
Em outras palavras, há o testemunho dos profetas e o testemunho de JESUS. Os profetas falaram sobre JESUS, e Este, falou a respeito de Si mesmo. É o que Ele mesmo fala sobre todas as cosias que são importantes para Seu povo. O Seu Testemunho é mais importante que o testemunho dos profetas, pois Ele as referenda, as confirma. Veja só uma pequena parte desse testemunho: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim" (João 5:39). Ele valida os profetas, e diz que eles testemunharam a Seu respeito. Ele nos dá segurança quanto a Bíblia, e nos orienta sobre o que fazer.
- Quarta-feira: O Espírito de Profecia
Em Apoc. 19:10 diz bem assim: "Pois o testemunho de JESUS é o Espírito de Profecia". A lição defende a idéia de que isso se refere as pessoas que tem o dom profético, e não aos demais cristãos. Mas creio que podemos facilmente ampliar esse conceito.
Quem tem o Espírito de Profecia Hoje? Qual a igreja que o possui? Ou seja, quem tem as profecias relacionadas aos fatos desses últimos dias? Quem entende dessas profecias? É um povo, ou, uma igreja, e não mais que uma. É a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ela tem toda a interpretação dos profetas da Bíblia e tem as profecias de Ellen G. White, ela tem as instruções sobre a formação de cidadãos para o reino de DEUS, ela interpreta a Bíblia como a própria Bíblia orienta para ser interpretada.
Ter o Espírito de Profecia é estar de acordo com todos os profetas que passam no teste se é profeta de DEUS. É conhecer essas profecias e ter sua interpretação. E mais que isso, é, como diz em Joel 2:28 e 30 bem como em Atos 2:17 e 18, ser chamado por DEUS a ter o dom profético nos últimos dias. Nesses dias todos os servos de DEUS serão profetas, terão esse dom, para com o poder do ESPÍRITO SANTO concluir a obra de dimensões gigantescas em tempo incrivelmente curto. Este é o povo que tem essas características, quer dizer, tem os profetas, tem sua interpretação, tem a profetiza dos últimos dias, e todos serão profetas no desfecho da grande guerra, na batalha final.
Preste bem atenção: no passado o povo de DEUS contava com profetas para o orientar, não foi assim? Nos últimos dias, o povo de DEUS está contando com todos aqueles profetas do passado (tem a interpretação correta do que eles disseram), tem a profetiza Ellen G. White, e para a batalha final, todos os integrantes do povo de DEUS serão profetas (suas mentes serão dirigidas diretamente pelo poder do ESPÍRITO SANTO, isto é a chuva serôdia). Esse, portanto, é o povo de DEUS, que segue os seus mandamentos e tem o dom profético, o testemunho de JESUS. Por esse povo é que a Terra será iluminada!
- Quinta-feira: A igreja remanescente
"Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de DEUS e tem o Testemunho de JESUS." (Apoc. 12:17).
Contra quem o dragão se irou? Contra a mulher diz o verso. Mas a peleja foi contra quem mesmo? Os restantes da descendência da mulher. E o que identifica esses descendentes? Quatro coisas os identificam. Vamos ver quais são os pontos que identificam essas pessoas:
1ª) Eles são descendentes da mulher, referindo-se a que estava sobre a lua, vestida de sol, e que teve um filho farão, que o dragão quis matar. Portanto, é algum grupo de descendentes da família de Maria e José, e que certamente seguem a JESUS, o filho que nasceu nesse lar, quer dizer, se tornaram parte dessa família, pois espiritualmente, pela conversão, se tornaram irmãs e irmãos de JESUS;
2ª) Eles são o "restante" da descendência dessa mulher, ou seja, possivelmente os últimos dessa longa trajetória de conflitos entre satanás e DEUS, e seus seguidores. Isso quer dizer então que não são descendentes biológicos de Maria, assim como JESUS não foi (pois Ele foi gerado pelo ESPÍRITO SANTO, não por José com Maria). Refere-se a um povo dos últimos dias, contra quem o dragão faz guerra, e depois dos 1.260 anos, pois o contexto de Apoc. 12 é nitidamente uma descrição de fatos para o tempo do fim, isto é, depois do ano de 1.798, quando terminaram aqueles 1.260 anos de perseguição. Significa que haverá outra perseguição, outra batalha, e será a última. Ela está sendo preparada nesse momento.
3ª) Esses restantes tem dois identificadores diretos. Um deles é a obediência dos mandamentos de DEUS, os da Bíblia. Isso significa que deve tratar-se da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
4ª) Eles também tem o testemunho de JESUS, que é o Espírito de Profecia, como estudamos dias atrás.
Pois bem, nessas quatro identificações só se encaixa a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não há outra igreja nesse planeta que se enquadra perfeitamente nesses quatro requisitos, especialmente nos dois últimos.
Mas há duas observações importante a fazer. A primeira é que nem todos os adventistas fazem parte, de fato, do povo adventista. Entendeu isso? É o seguinte: muitos desse povo são joio, não são trigo. Estão entre o restante do remanescente por conveniência, isto é, querem ser salvos, mas não querem abrir mão do mundanismo. Querem tanto a vida eterna quanto os atrativos desse mundo. Hoje ainda está aberta a possibilidade de serem transformados pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Mas chegará o tempo da forte sacudidura, e muitos então serão sacudidos para fora da igreja, todos os que persistirem em continuar sendo joio, que quer dizer, parece trigo, mas não é trigo. Eles sairão não porque foram expulsos por DEUS, mas sim, porque decidiram querer a salvação e a perdição. Na hora da decisão para valer, preferiram a perdição. Sabiam que estavam saindo para morrer, mesmo assim, sairão, atraídos fortemente pelo mundanismo. Na hora da decisão entre ficar na igreja e sair, eles não conseguirão abrir mão dos atrativos do mundo. Ou seja, parecem-se seguidores de CRISTO, mas seguem as atrações mundanas. Que todos se olhem no espelho da Bíblia para saber a sua atual condição, e como estão se preparando para a decisão quando a perseguição for despejada sobre o povo de DEUS. Em contrapartida, muitos que hoje ainda não são adventistas virão de babilônia para fazer parte desse povo.
Quando essas duas coisas acontecerão? Mais ou menos na mesma época. Quando vier o decreto dominical, o mundo será fortemente sacudido. Antes do decreto dominical haverá leis opressoras, e será extremamente difícil manter a obediência aos mandamentos de DEUS e continuar tendo o Testemunho de JESUS. Nesses dias muitos já cairão fora, aliás, isso já acontece. O mundo então entrará numa crise sem precedentes. Na igreja o joio sairá para aliar-se aos de babilônia, e das igrejas que formam babilônia muitos sairão e virão para se unir ao povo de DEUS. Estes ouvirão o convite de Apoc. 18:4, "sai dela [de babilônia] povo Meu." Juntos com os que permaneceram na igreja, formarão o restante do remanescente. Contra essas pessoas será voltado o ódio máximo do dragão. Eles sofrerão a maior de todas as perseguições. Mas como será o futuro deles? Eles vencerão junto com o Cordeiro, serão chamados "eleitos e fiéis", e receberão a vitória conquistada pelo Cordeiro (Apoc. 17:14).
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
O que foi o remanescente no passado? Quais foram as características dele noutros tempos?
Vejamos alguns casos reais. Dos descendentes de Caim e dos de Sete temos o primeiro indicativo. Os filhos de DEUS obedeciam e adoravam como DEUS lhes ordenou, mas os filhos dos homens, descendentes de Caim, agiam como eles mesmos queriam. Disso resultou que os filhos dos homens se tornaram maus ao extremo, e os outros, um grupo cada vez menor. Por isso a Terra foi destruída por meio da água.
Temos então o caso de Noé e sua família. Num contexto degenerado DEUS não deixou que essa semente de obediência fosse tragada pelo mundanismo da época. Ele orientou esse homem para que fizesse duas coisas: que alertasse os seres humanos de seu estado, e que se preparasse para o pior. Noé obedeceu, e foi salvo com sua família.
Temos também o caso de Abraão e sua esposa. DEUS mais uma vez apareceu para os orientar sobre o que deveriam fazer. E eles obedeceram, e foram para outro lugar, separando-se de seus parentes paganizados com costumes mundanos.
Depois temos muitos outros casos que caracterizaram o remanescente. Eles todos recebiam ordens de DEUS para instrução e orientação deles mesmos e quando eram muitos, do povo todo. Assim foi com Moisés, com Josué, com os juízes, com os profetas, com muitos dos reis do povo de DEUS (quando eram fiéis). Assim foi com os mártires da Idade Média, com os que se refugiavam nas montanhas e nos buracos da Terra. Eles tinham uma certeza interior que vinha do alto, do Trono de DEUS, e sabiam, convictos, o que deviam fazer para que não perdessem a vida eterna, e se mantivessem fiéis ao seu Criador. E assim é nesses últimos dias, por meio de Ellen G. White. Temos toda orientação da parte de DEUS para saber o que fazer e quando fazer.
Afinal, então, o que caracteriza mesmo o remanescente? Ele obedece aos mandamentos de DEUS, isto é, ele é fiel aos princípios do governo ao qual pertence, e tem o testemunho de JESUS, que é o Espírito de Profecia, pelo qual tem o conhecimento do que será no futuro, o que deve fazer. É um povo obediente que DEUS dirige.
É de vital importância (vital porque tem a ver com o nosso futuro, se será vida ou se será a morte eterna) sabermos que obedecer aos mandamentos e ter o Espírito de Profecia, na prática, significa crescermos em CRISTO, e isto, por sua vez, significa, nos afastarmos do mundo e de seus atrativos. Satanás é astuto e esperto. Ele não tenta os filhos de DEUS por meio de atrativos flagrantemente mortais. Ele inicia com os atrativos que estão na fronteira entre o lícito e o ilícito. Ou seja, um pouco mais para a direita, não é nocivo para nossa vida eterna, mas um pouco mais para a esquerda, já é, porém, isto não é facilmente perceptível. Um exemplo corriqueiro de como perder a vida eterna: não mentir, mas apenas dizer algo como se fosse mentira. É o caso quando pregamos uma peça num amigo, dizendo que a torneira de sua casa ficou aberta, para logo depois desmentir. Ma o que é isso? Uma mentira temporária em forma de brincadeira. Apenas uma brincadeira. Mas é assim que tudo começa, por meio de detalhes aos quais ninguém presta atenção.
Vamos a uns exemplos para facilitar a compreensão do grave risco que é convivermos com rabiscos de mundanismo. Há várias áreas para sermos tentados: na alimentação; no lazer; no trabalho; nos relacionamentos; na música; no que lemos; nas anedotas; no vestuário; nos estudos; nas amizades, e assim por diante. Tomemos apenas um desses como exemplo, mas instamos ao leitor e estudioso da ciência da salvação que investigue e medite sobre as outras áreas também, e faça um diagnóstico de sua vida.
Seja o caso do lazer. Satanás não tenta o povo de DEUS atraindo-o para entrar numa torcida organizada de futebol e ir ao estádio para ali beber cerveja e brigar. Isso pode dar motivos a que um dos líderes de sua igreja chame a atenção, não é assim? Mas ele tenta a que se ligue a TV e se assista o jogo. Assim o coitado do servo de DEUS vicia no seu fanatismo e se torna presa fácil de satanás. Ele faz parte do mesmo sistema de brigões de rua, e tal como eles, se não abandonar seu habito, perderá a sua vida para sempre. Afinal, para perder a vida eterna não precisa participar de um quebra-quebra de rua, e sim, fazer parte do sistema, mesmo à margem, assistindo e apoiando (e torcendo). DEUS quer no todo, não apenas uma parte de nós. Ele quer obediência integral, não parcial.
E o pior acontece quando pessoas assim ensinam outras sobre DEUS. O seu exemplo serve para degenerar a igreja e nela introduzir mundanismo. Afinal, se os líderes fazem, por quê os liderados não o farão, e porque os liderados não avançarão um pouco mais em direção ao mundanismo?
É duro ser o "restante do remanescente", não acha?
Quer outro exemplo? O servo de DEUS não é tentado a fazer parte de um desfile gay. Ele ali não vai. Mas, mais uma vez, em sua casa, ele assiste as novelas com tudo isso e muito mais. Ele ali não é um assistente passivo, é alguém que patrocina essas coisas, pois se trata de um consumidor que paga com seu apoio para assistir, isso dá pontos a emissora que propaga o programa, e a incentiva a publicar mais desses programas, cada vez mais audazes e degenerativos da boa moral. E com apoio de quem? Não do restante do remanescente! Além disso, vicia em algo que não é da Nova Terra, e transforma seu caráter para algo que não é compatível com o remanescente.
Vamos a mais um exemplo. Qual é o lazer de grande parte dos servos de DEUS nos sábados à noite? Depois da adoração a DEUS, dos programas instrutivos, de muito e intenso envolvimento espiritual, então, contraditoriamente vem a competição violenta. Reúnem-se em oração e depois partem para jogos violentos e competitivos, e muitas vezes ocorrem desentendimentos severos, que não são outra coisa senão o caminho normal de tudo o que é competitivo: violência.
Como pessoas assim poderiam ter o Espírito de Profecia? Se nele existem as instruções quanto a todas essas coisas? Como muitos de nossos líderes, ou não percebem o que se passa com suas ovelhas, para as orientar? Nem todos aqueles que estão entre os remanescentes de fato são remanescentes. Ou então, por quê serão sacudidos para fora?
Isso é de se pensar, pois, tem a ver com a vida eterna, a nossa vida eterna, ou a nossa morte eterna. Por isso, essa reflexão é "vital".
escrito entre: 14/12/2008 a 18/12/008 - corrigido em 18/12/2008
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.
FONTE: www.cristovoltara.com.br/