Estudos da Bíblia: Primeiro Trimestre de 2009
Tema geral: O Dom Profético nas Escrituras e na história adventista
Estudo nº 06 – Provando os profetas
Semana de 31/01 a 07/02/2009
Comentário auxiliar elaborado pelo prof. Sikberto Renaldo Marks
marks@unijui.edu.br - Fone/fax: (0xx55) 3332.4868
Ijuí – Rio Grande do Sul, Brasil
CRISTO está muito próximo de voltar
Veja comentários sobre fatos proféticos em www.cristovoltara.com.br
Verso para memorizar: "Não desprezais as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom" (I Tess. 5:20, 21).
- Introdução – santo sábado, dia da aliança entre criaturas e o Criador
A base de fé do cristão é a Bíblia. Tudo em que o cristão venha a se envolver deve ser provado com base nos critérios da Bíblia. Inclusive os escritos de Ellen G. White. Na verdade, estudiosos do passado já fizeram essa prova e ela já passou no teste. Como ela já é falecida, portanto, nada mais escreve ou fala, todos os seus escritos já foram provados pelos critérios bíblicos, e são considerados dignos de confiança. Isso quer dizer que esses escritos devem ser lidos e postos em prática.
Em todos os tempos houve falsos profetas. Profecia não é difícil de falsificar. Por exemplo, se este comentarista decidisse hoje publicar um livro sobre fatos impressionantes que ocorrerão em 2020, uma data cujos números formam uma combinação interessante, dois pares de "20", desse ao livro um tom místico e misterioso, com fatos do passado que fazem algum sentido e se encaixam às tendências, muitos comprariam e creriam nele. Ao chegar o ano de 2020 evidentemente nada disso aconteceria, porém o autor já teria embolsado muito dinheiro, já estaria bem aposentado, gozando em alguma praia o sucesso de vendas do livro (e por certo, mais outros livros e muitas palestras bem pagas). O povo em geral tem uma forte tendência a crer em novidades, principalmente se elas não tiverem fundamento. Incrível, mas é verdade. Por outro lado, se você prega sobre profecias mas bem fundamentado em escritos bíblicos e fatos verdadeiros, só alguns estão interessados.
Por ser assim, devemos nos precaver, e provar os profetas, e buscar ver qual é a sua origem. Em especial nesses últimos dias, pois como são decisivos para satanás, sua última oportunidade de impedir a segunda vinda de JESUS, ele fará o que for o máximo do possível para enganar, e impedir a conclusão da pregação. E se a pregação não for concluída, JESUS não volta. Bem, é a chance de satanás ainda conseguir reverter a sua derrota na cruz. É de se crer que ele jogará forte contra a IASD, e atacará em todas as frentes para inutilizar o cumprimento das verdadeiras profecias. Esse é portanto o tempo de se provar as profecias e os profetas. Para isto, colocamos um texto junto aos da lição, chamado "Lição 03 – anexo: Provando os espíritos".
- Primeiro dia: Sonhos e visões
Os profetas recebem comunicações de DEUS por meio de sonhos e de visões, principalmente esses dois meios. Por vezes DEUS também fala diretamente ao profeta, como foi com Moisés, Abraão, Enoque e outros. "Depois que foi elaborado o plano da salvação, Deus, segundo vimos, ainda poderia, pelo ministério de Seu Filho e dos santos anjos, comunicar-Se com os homens através do abismo causado pelo pecado. Algumas vezes Ele falou-lhes face a face, como no caso de Moisés; mas, com mais freqüência, por meio de sonhos e visões. Exemplos dessa comunicação se destacam por toda parte do registro sagrado, e abrangem todas as dispensações. Enoque, o sétimo depois de Adão, olhou antecipadamente, pelo espírito de profecia, para o segundo advento de Cristo em poder e glória, e exclamou: "Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos Seus anjos." Jud. 14, BLH. "Homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." II Ped. 1:21" (Patriarcas e Profetas, CD, p. 19).
O que são sonhos e o que são visões? Sonhos, como o nome diz, são comunicações de DEUS quando o profeta está dormindo. Por sua vez, visões são comunicações de DEUS quando ele não está dormindo. Por meio de ambos, o profeta recebe revelações de DEUS para o próprio profeta ou para o povo de DEUS. "A Bíblia aponta a Deus como seu autor; no entanto, foi escrita por mãos humanas, e no variado estilo de seus diferentes livros apresenta as características dos diversos escritores. As verdades reveladas são todas dadas por inspiração de Deus (II Tim. 3:16); acham-se, contudo, expressas em palavras de homens. O Ser infinito, por meio de Seu Santo Espírito derramou luz na mente e no coração de Seus servos. Deu sonhos e visões, símbolos e figuras; e aqueles a quem a verdade foi assim revelada, corporificaram, eles próprios, o pensamento em linguagem humana" (Mensagens escolhidas, v. 1, p. 25).
- Segunda-feira: De acordo com a Bíblia
Há muitas regras para se testar a fidelidade de um profeta a DEUS. Mas a regra mais utilizada, e a mais importante está em Isaías 8:20: "À lei e ao testemunho, se eles [profetas, pastores, mestres, líderes religiosos, etc.] não falarem desta maneira, jamais verão a alva."
Os judeus consideravam a lei a torah, isto é, os cinco livros escritos por Moisés, hoje os cinco primeiros livros da Bíblia. A essência da lei são os Dez Mandamentos, e neles, a parte mais importante é a que diz respeito a DEUS, os quatro primeiros mandamentos. E dentre esses, o mandamento mais importante é o último, isto é, aquele que define como o ser humano se liga ao amor de DEUS, pela santificação do sábado. Portanto, quem quer que diga alguma coisa em relação a DEUS, e adoração, a oração, ao louvor, a vida pessoal, ao futuro, o que disser deve estar de acordo com esses escritos.
Quando esse texto foi escrito, por Isaías, não havia muitos dos outros escritos da Bíblia. Não havia, por exemplo, o Novo Testamento. Por isso JESUS disse: "Examinais as escrituras ... e são elas que de Mim testificam" (João 5:38). Assim, todas as escrituras servem de fonte para se provar qual a origem de outros escritos ou coisas ditas. Os verdadeiros profetas estarão sempre de acordo com os escritos de profetas anteriores. Aliás, jamais poderia ser diferente. Veja uma ilustração simples. Eu mesmo já escrevi vários livros. Logo descobri uma regra que todos os escritores seguem: jamais, num mesmo livro, cair em contradição. Ou seja, jamais afirmar uma coisa numa parte do livro que conflite com outra coisa escrita em outra parte. E tem mais, se no próximo livro mudou de opinião em relação ao que escreveu num livro anterior, é bom explicar isso. Pois bem, DEUS não muda pois Ele é perfeito. Portanto, sendo Ele a inspira os escritores, esses escritos obviamente não podem apresentar contradições. Assim sendo, qualquer profeta, mestre ou líder religioso que ensinar qualquer coisa que não esteja de acordo com os escritos anteriores, isto é, a Bíblia, o que ele fala não vem da parte de DEUS. Não acredite nele, não o siga, afaste-se dele. É uma pessoa que merece misericórdia, mas não crédito. Ele precisa de exortação, precisa ser ensinado, mas não deve ensinar. Ele ensina porque tem quem o ouça. Mas ele é mais um que ajuda na construção de babilônia, uma construção que já está caindo, pois muitos não dão mais ouvidos a esses falsos mestres, e estão saindo desse sistema de adoração falsa. Atente para o seguinte: babilônia cai não porque a maioria sai de lá, e sim, porque os adoradores de DEUS, ainda por lá, saem dela.
- Terça-feira: Profecias cumpridas
Qual deve ser o grau de acerto de profecias para que uma pessoa seja considerada profeta de DEUS? Por exemplo, se ela acertar mais de 51% já terá credibilidade? pois as profecias dos prognosticadores por aí não chegam nem perto disso. E se as suas profecias ficarem acima da probabilidade matemática de uma profecia dar certo ou não, então terá pontos a seu favor, para merecer crédito, não é verdade?
É importante considerar esse ponto, pois há muitos profetas no mundo. Por exemplo, no século XII São Malaquias ou Maelmhaedhoc O'Morgan, profetizou que seriam 112 papas a contar a partir de Celestino II, este incluído. João Paulo II foi o de número 110, portanto, Bento XVI é o penúltimo. Assim, o próximo papa será o último. Impressionante, não é mesmo? E não pode ser coincidência, pois, até aqui, séculos se passaram, e a profecia está em pé. Diria, como estudioso das profecias da Bíblia, parece verdadeira, porém, não é verdadeira. Podemos fazer um teste bem rápido, agora mesmo, para ver se ela está de acordo com os testemunhos. Veja o que São Malaquias diz ao final de sua profecia: "Na última perseguição à sagrada Igreja Romana reinará Pedro Romano, que apascentará as suas ovelhas no meio de tribulações, passadas as quais a cidade das sete colinas (Roma) será destruída e o juíz terrível julgará o seu povo."
Ora, perceba bem isto, não é a igreja romana que será perseguida, e sim, o povo de DEUS, que guarda os mandamentos e tem o testemunho de JESUS (Apoc. 12:17). É isso que diz a Bíblia. No mais, esse trecho tem nexo.
Devemos ter muito cuidado com os profetas. Por isso o estudo dessas lições deste trimestre é de grande importância. Por isso devemos testar os profetas e as suas profecias. Essa profecia que citamos vem se cumprindo, más onde está o perigo dela? Desviar o foco da atenção de quem é o verdadeiro povo de DEUS, de qual é a verdadeira igreja de CRISTO. Pergunta-se, a citada "sagrada Igreja Romana" guarda os mandamentos de DEUS? A resposta é fácil: não! Então há problemas com este profeta e com esta profecia. Atente para o seguinte: as falsas profecias podem dar certo por longo tempo, mas elas não se cumprirão em algum ponto. Essa profecia não aponta para a segunda vinda de CRISTO, embora abranja muitos séculos e se estenda até o final dos tempos. Ela identifica a igreja perseguidora como a que vai ser perseguida, jogando contra ela a verdadeira igreja de CRISTO. Ela indiretamente justifica o decreto dominical, e a preventiva perseguição contra o povo da Bíblia, antes que, segundo o que insinua essa profecia, esse povo persiga a Igreja Romana. Vejam só, o pequeno remanescente perseguindo o gigantesco dragão e a besta. E muitos crerão nessa profecia, e deixarão de crer que JESUS vai voltar e que os Seus mandamentos são os da Bíblia, e ainda que é o sábado e não o domingo o dia do Senhor.
Entende agora porquê devemos provar os profetas? Porque em muitos casos, suas profecias são praticamente perfeitas, tem uma margem de acerto incrível, mas estão erradas. Se não fizermos o teste, até nós, do povo de DEUS, poderemos dar credito a falsos profetas, e acabar caindo a crer em heresias que nos podem levar a perda da vida eterna. Agora mesmo circula no Yuo Tube versões bem construídas sobre os sete reis do Apocalipse. Pois faça os testes possíveis para ver se merecem crédito. Não merecem!
Outro ponto são as profecias condicionais, que a lição trata. Essas são profecias que só se cumprem em determinadas condições, ou seja, se as condições acontecerem. Um caso muito famoso foi o que profetizou Jonas contra Nínive. Em 40 dias ela seria destruída, mas todo o povo, desde o seu rei como líder, se humilhou perante DEUS, e Ele teve misericórdia deles. Perguntamos, e se os antediluvianos se tivessem arrependido? Certamente a Terra não seria inundada como foi. E se os judeus se tivessem arrependido e voltado a DEUS, nos tempos de Jeremias? Certamente não seriam destruídos por Babilônia, coisa que se atrasou por uns tempos, até que a medida da iniqüidades deles se completou. Essas foram profecias condicionais que de fato se tornaram realidade.
E a profecia da volta de JESUS? Ela é condicional? Não, a segunda vinda acontece de qualquer forma. Condicional é a data dessa volta. Já poderia Ele ter vindo, segundo Ellen G. White. Mas o trabalho do anúncio de Sua vinda ainda não foi concluído. Sem que se conclua esse trabalho, Ele não volta. É por isso que satanás faz de tudo para atrapalhar esse trabalho, influenciando para manter a igreja morna, para introduzir mundanismo, e, quando a igreja se aquecer (isso já está acontecendo em muitos lugares) ele tratará de usar a força contra a pregação final. Mas essa pregação acontecerá, segundo está escrito (por ex. em Mat. 24:14), e chegará o dia de JESUS voltar. Anexamos uns trechos proféticos sobre esse assunto na sexta-feira.
Condicional é também a salvação das pessoas. Aquelas que se entregarem a JESUS, que se tornarem d'Ele dependentes como são as crianças dependentes de seus pais, esses serão salvos. Porém, aquelas que se mantiverem como donas de si, essas se perderão, para sempre. Profeta para ter credibilidade precisa ter suas profecias não condicionais cumpridas e suas profecias condicionais também. Nesse caso, ou há arrependimento (e a profecia se cumpre porque houve arrependimento, e se manifesta a misericórdia de DEUS) ou, não havendo arrependimento a profecia se cumpre pelo caminho de suas ameaças.
- Quarta-feira: Confessando JESUS, o DEUS-homem
Nos tempos dos apóstolos posteriores a JESUS aqui na Terra, surgiu uma corrente de mestres que ensinavam que JESUS não nascera em carne e osso, como nós. Eles diziam que JESUS parecia ter um corpo que se poderia tocar, mas que Ele era só espírito. Todo espírito pode disponibilizar um corpo se quiser, e isso JESUS teria feito ao nascer.
Essa forma de ensinar não poderia ser mais errada. JESUS verteu o Seu sangue por nós, teve suas carnes dilaceradas em nosso lugar, e morreu perdendo o fôlego de vida, entregando-o a Seu Pai. Isto quer dizer, Ele veio aqui como um Ser mortal por causa do pecado.
Esse ensino era tão freqüente, e eram tantas as pessoas que a ele aderiam, embora não tivesse base nos escritos, que o profeta João, sob inspiração, elaborou uma nova regra para testar se quem falava em nome de DEUS era autêntico ou se procedia do inimigo. A regra era: se essa pessoa admitisse ter JESUS nascido em carne e osso, igual a nós.
Hoje podemos criar outras regras, bem fundamentadas na Bíblia. Por exemplo, se só há salvação por meio do nome de JESUS (Atos 4:12), então Maria, Sua mãe (da qual não há relato bíblico de que esteja viva no Céu) não pode ser intercessora por nós perante DEUS ou perante JESUS, nem outras pessoas consideradas santas. Ou seja, quem confessar (admitir) que só pelo nome de JESUS podemos ser salvos pode ser considerado um mestre verdadeiro, mas que disser que precisamos dos santos para sermos salvos, ou que só quem se submete ao papa pode ser salvo, esse não é mestre validado por DEUS. Isso quer dizer que para alguém ser verdadeiro mestre da parte de DEUS (ou pastor, ou obreiro, ou profeta, ou professor, etc.) deve estar de acordo com os princípios da Bíblia. Naqueles pontos em que, em nosso tempo, é muito flagrante o desrespeito à Bíblia, podemos criar uma regra de teste, como fez João.
Outra regra que podemos criar é bem simples e óbvia, e também tem fundamento na Bíblia. Aquele que confessar que o salário do pecado é a morte é de DEUS. No entanto, aquele que ensina que a alma não morre, esse não é de DEUS. Outro teste é, aquele que diz que JESUS vem em secreto, ou que as pessoas serão arrebatadas em secreto, esse não é de DEUS. Assim como também aquele que ensina o falso falar línguas esse não pode ser de DEUS. E assim por diante, para fazermos muitos testes se o dito pastor, mestre ou líder religioso é ou não de DEUS, basta conferir o que diz com a Bíblia, como faziam os Bereanos. Acontece que as pessoas em geral não fazem essa comparação, e milhões delas caem nos ensinos de mestres falsos, e pensam que seguem para junto de CRISTO.
- Quinta-feira: A prova do pomar
Hoje temos um estudo que nos ensina sobre a responsabilidade daqueles que são profetas, líderes, professores, pastores, que tem cargos na igreja, que são colportores, obreiros, departamentais, enfim, que tenham qualquer responsabilidade na igreja ou na obra, ou que sejam membros da igreja, principalmente se já há muitos anos. Pelos seus frutos os conhecereis (Mat. 7:20), disse JESUS. Ele referia-se não somente aos profetas, e sim, a todos os que se dizem seguidores de JESUS. Todos aqueles que as pessoas que ainda não conhecem a JESUS observam, porque, afinal, se dizem fiéis a JESUS, foram ditas essas palavras. Há uma palavra que define bem isso que estamos aqui expondo: testemunho. Ou seja, daria a mesma coisa se disséssemos "pelo seu testemunho os conhecereis". Resumindo, essas pessoas vivem o que dizem crer?
Agora, como entender esse verso, se na verdade não há sequer um ser humano nesse mundo em todos os tempos, exceto JESUS, que tenha sido ou que seja perfeito, isto é, que não cometa erros, que não seja falho? Pois JESUS falou essas palavras para que nos precavêssemos dos falsos profetas e também dos maus exemplos.
Vamos entender essa passagem. As pessoas que realmente seguem a JESUS serão coerentes com o que crêem. Isso quer dizer, elas poderão falhar, porém, elas se arrependem, e elas pedem perdão se for necessário. Elas crescem na perfeição, elas mudam para melhor, O ESPIRITO SANTO atua nelas e as transforma. Esses são os frutos dos verdadeiros seguidores de CRISTO. São exemplos de um testemunho de vida sendo transformada por DEUS. Essas pessoas demonstram em suas vidas que amam a JESUS, que se entregam a Ele, e por isso, Ele as transforma dia-a-dia, sempre para melhor. Assim, essas pessoas amam seus próximos, e agem por eles, elas cada vez mais tem uma palavra confiável, elas não mentem, e se isso acontecer, elas corrigem com profundo arrependimento. E depois lutam com DEUS para abandonar a má prática. São pessoas simples, não ostensivas, vivem uma vida de comunhão na família, não são briguentas, fazem o bem e lutam pela felicidade de outras pessoas. Elas lutam com DEUS contra as suas fraquezas, e isso é visível em suas vidas. Ao fazerem isso, elas servem de exemplo aos que pouco conhecem sobre JESUS de que assim vale a pena viver.
Quais sãos os frutos dos falsos servos de DEUS? Eles sempre apresentam as mesmas falhas, os mesmos erros, os mesmos pecados. Eles não mudam para melhor, e muitas vezes pioram em seus pecados. Procuram encobrir o que fazem de errado, e se flagrados, em vez de se arrependerem, procuram justificar, culpam outros ou as circunstâncias, e arrogantes, não admitem facilmente que erraram. Eles resistem a serem transformados pelo poder de DEUS, portanto, não se vê nessas pessoas acontecer o processo de santificação.
Todos os profetas no passado tiveram falhas. Moisés certa vez perdeu a paciência, e paciência erra o seu ponto forte. Abraão mentiu que a sua mulher não era sua mulher, e duas vezes, mas depois se arrependeu. Jonas, em vez de obedecer, fugiu em direção contrária àquela que DEUS lhe ordenara. Paulo e Barnabé tiveram uma escandalosa discussão por causa de Marcos. Depois Pedro se tornara repreensível, e Paulo deu uma escovada nele, com palavras bem duras. Coisas de seres humanos, mas nesses casos sempre houve o arrependimento, a reconciliação, o retorno da harmonia com o semelhante e com DEUS.
O que DEUS espera de nós, enquanto estivermos aqui na Terra, não é a perfeição como a dos seres que nunca caíram, e sim, a perfeição dos seres que estão em processo de santificação. Ele quer que todos percebam que você é um ser santo, isto é, que decidiu separar-se do mundo e de seus atrativos. Ontem à noite (antes de escrever essa parte) foi a virada do ano. Fiquei refletindo como o mundo recebe o ano novo. Pensam que ele muda à meia noite (do horário de verão, ou do outro horário?). Outros pensam que o ano vira ao por do sol. Na verdade o ano nada tem a ver com o dia, ou a hora do dia. Cada ano o ano muda num momento diferente do último dia desse ano, pois a duração do ano não é mensurado em dias completos. Por exemplo, um ano não dura exatamente 365 dias, mas esse número de dias e mais algumas horas, minutos e segundos. O "ano tropical" é definido a partir do posicionamento do caminho diário do Sol no céu e equivale ao ciclo das estações. Atualmente corresponde a 365,242190 dias, mas ele varia. Em 1900 correspondia a 365,242196 dias e em 2100 corresponderá a 365,242184 dias (http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm). Portanto, o que o mundo estava festejando à meia-noite? Coisa alguma, pois o momento da mudança de 2008 para 2009 foi bem outro.
Mas o que mais chamou atenção é a euforia pela mudança de ano. Cerveja, muito barulho, fogos de artifício, tudo para comemorar o início de algo novo, de mudança para melhor, de felicidade e muita prosperidade. Assim foi no mundo todo. O mundo comemora tudo com barulho, que é cada vez maior. Barulho é uma das características de nossos tempos, inclusive em muitas igrejas. Se não tem barulho, muitas pessoas já não gostam. Muitos esperam um novo ano como se ele trouxesse as coisas tão desejáveis. Uns comiam lentilhas, outros vestiam vestes brancas, outros amarelas, e assim por diante. Tudo crendices para melhorar a vida. Bem poucos foram às igrejas para receber uma palavra iluminada pelo Criador de todas as coisas. E então, quando os relógios marcavam o exato instante entre a meia-noite e o primeiro segundo do dia seguinte, as pessoas pensavam: estamos em 2009. As pessoas, ricas ou pobres, esclarecidas ou ignorantes, quase todas querem crer em algo. Elas querem crer que naquele instante o ano mudou, e que agora sim, a vida será outra coisa bem melhor. Agora sim, elas terão sorte, tudo mudará para melhor. Sim, certamente mudou para melhor, para aqueles que vendem fogos de artifício, que vendem cerveja e outras bebidas, e muitas outras coisas. No entanto, o mundo caminha para cada vez pior, embora essas festas, todas inúteis.
O que essas pessoas procuram, e por quê elas desejam tanto serem iludidas por algo que nada tem a ver com a realidade? Porque outra esperança elas não possuem. Elas não vêem muitas vezes com bons olhos a DEUS, ou a JESUS CRISTO, porque os cristãos não dão bom testemunho em suas próprias vidas. Elas não vêem outro caminho senão acreditar nos absurdos porque não acham outros caminhos mais seguros. Elas preferem acreditar nos prognósticos dos falsos adivinhos que nas profecias de DEUS, porque muitos dos que dizem aguardar a segunda vinda de JESUS vivem e agem como se aguardassem a aparição de satanás em pessoa. As pessoa procuram algo em que possam confiar, enquanto não encontram, tornam-se cada vez mais suscetíveis a serem enganadas por outras pessoas, espertas e mal intencionadas, movidas ao desejo de lucro.
Pelos seus frutos os conhecereis. É uma regra infalível. É só observar um pouco para o cristão, se ele é ou se não é coerente com o que diz crer. Se na sua vida segue o que ele mesmo prega ou ensina, ou se na vida diária age diferente. E se ele está mudando mês a mês para melhor, ou se aparece sempre com as mesmas falhas e pecados. Cada um produz frutos conforme o seu caráter e conforme se tornar dependente de DEUS, como uma criança, ou não.
- Aplicação do estudo – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
Muitos anseiam pela volta de JESUS. A maioria destes são pessoas que sofrem, tem enfrentado problemas dos mais diversos tipos e não vêem outra saída para as suas vidas, ou nas vidas de pessoas que amam, senão na vinda de CRISTO. De fato, a solução para o mundo de hoje é só esta: a volta de JESUS. Por exemplo, no mundo individual, há doenças, problemas de desemprego, problemas para manter a fidelidade a DEUS, desafios no ambiente social, perplexidades no ambiente da natureza, incertezas quanto ao futuro, insegurança em quase todos os lugares, quem tem filhos já não sabe bem como mantê-los seguros da imoralidade, e assim por diante. Se num contexto desses, e sem que se possa visualizar alguma mudança para melhor, não desejarmos urgentemente a volta de JESUS, então quando desejaremos? Recebo e-mails de pessoas atordoadas pela vida pedindo conselhos. Algumas tem problemas tão perturbadores que recorrem a mim porque não as conheço, estou distante, pois tem vergonha de falarem com alguém face a face. Tenho sofrido muito com esses e-mails, pois não tenho preparo para lidar com tais situações. Ao menos esses e-mails me fazem ver que a realidade é muito mais dura do que se possa imaginar com meus pequenos desafios pessoais e familiares. Sempre há gente que sofre muito mais.
Pois temos motivos para desejarmos a breve volta de JESUS. E os profetas sempre desejaram assim. Ellen G. White não foi diferente. Em seus escritos vemos um forte desejo de que Ele voltasse naqueles dias. Ela sentia a dor do pecado muitos mais pelas outras pessoas do que por ela mesma.
E o que dizer dos anjos e do próprio DEUS e de JESUS? Acha o meu leitor que eles estão indiferentes quanto ao dia de terminar todo esse sofrimento? Pelo contrário, estão fazendo de tudo para que tudo se resolva, se der, com pelo menos um dia a menos de sofrimento aos seres terrestres.
Mas nós também temos a nossa parte a fazer. Devemos pregar este evangelho ao mundo todo. E para isto, a igreja precisa se preparar para receber o poder do ESPÍRITO SANTO. Sem esse poder vai continuar na lentidão como vem até hoje, e com essa lentidão, não sairemos daqui nem ao o mundo completar o ano três mil depois de CRISTO. Porém, com esse poder, certamente apenas poucos meses são necessários para se completar o trabalho deixado por JESUS.
Então, como está a situação hoje? Falta muito ainda, ou falta pouco? O que tem para se fazer, falta muito, mas muito mesmo. A obra pela frente ainda é gigantesca, nem dá para se avaliar. Mas, em termos de tempo, humildemente estou convencido de que falta bem pouco, estamos nos últimos dias. Para sabermos se isso é verdade, temos que ler algumas profecias. Veja bem se esse é ou não é o cenário atual. Todos ao grifos foram acrescentados.
"Toda alma verdadeiramente convertida sentirá intenso desejo de conduzir outros, das trevas do erro para a maravilhosa luz da justiça de Jesus Cristo. O grande derramamento do Espírito de Deus, que ilumina o mundo inteiro com a Sua glória, não se dará sem que tenhamos um povo esclarecido, que saiba por experiência própria o que significa ser colaborador de Deus. Quando nossa consagração ao serviço de Cristo for completa e de todo o coração, Deus reconhecerá esse fato mediante um derramamento, sem medida, de Seu Espírito; mas isso não ocorrerá enquanto a maior parte dos membros da igreja não forem cooperadores de Deus. Ele não pode conceder o Seu Espírito quando o egoísmo e a condescendência pessoal são manifestados; quando prevalece o espírito que, se transformado em palavras, corresponda às palavras de Caim: "Sou eu guardador do meu irmão?" Gên. 4:9." (E Recebereis Poder, 310)
Quando a religião de Cristo for mais desprezada, quando Sua lei mais desprezada for, então deve nosso zelo ser mais ardoroso e nosso ânimo e firmeza mais inabaláveis. Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição. (Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 31).
A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora na sacudidura - a palha separada do trigo precioso. É esse um transe terrível, não obstante importa que tenha lugar. (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 380).
Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário. (O Grande Conflito, pág. 608).
Alguns tinham sido arrojados fora do caminho. Os descuidosos e indiferentes, que não se uniam com os que prezavam suficientemente a vitória e a salvação, para por elas lutar e angustiar-se com perseverança, não as alcançaram e foram deixados atrás, em trevas, e seu lugar foi imediatamente preenchido pelos que aceitavam a verdade e a ela se filiavam" (Primeiros Escritos, pág. 271).
Os lugares vagos nas fileiras serão preenchidos pelos que foram representados por Cristo como tendo chegado na hora undécima. Há muitos com quem o Espírito de Deus está lutando. O tempo dos juízos destruidores da parte de Deus é o tempo de misericórdia para aqueles que [agora] não têm oportunidade de aprender o que é a verdade. O Senhor olhará para eles com ternura. Seu coração compassivo se enternece, e a mão do Senhor ainda está estendida para salvar, enquanto a porta é fechada para os que não querem entrar. Será admitido um grande número de pessoas que nestes últimos dias ouvirem a verdade pela primeira vez" (Eventos Finais, 182).
"No último conflito o sábado será o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade. Dominadores seculares e dirigentes religiosos unir-se-ão para impor a observância do domingo; e, quando falharem as medidas mais brandas, serão promulgadas as leis mais opressivas. Alegar-se-á que os poucos que se levantam em oposição a uma instituição da Igreja e a uma lei do país, não devem ser tolerados. ... O catolicismo no Velho Mundo e o protestantismo apostatado no Novo, adotarão um procedimento análogo para com os que honram os preceitos divinos." (Maranata, o Senhor vem, 1997, 186).
"Estendendo-se a controvérsia a novos campos, e sendo a atenção do povo chamada para a lei de Deus calcada a pés, Satanás entrará em ação. O poder que acompanha a mensagem apenas enfurecerá os que a ela se opõem. O clero empregará esforços quase sobre-humanos para excluir a luz, receoso de que ilumine seus rebanhos. Por todos os meios ao seu alcance esforçar-se-á por evitar todo estudo destes assuntos vitais. A igreja apelará para o braço forte do poder civil, e nesta obra unir-se-ão católicos e protestantes. Ao tornar-se o movimento em prol da imposição do domingo mais audaz e decidido, invocar-se-á a lei contra os observadores dos mandamentos" (O Grande Conflito, 607).
"Os dias em que vivemos são solenes e importantes. O Espírito de Deus está, gradual mas seguramente, sendo retirado da Terra. Pragas e juízos estão já caindo sobre os desprezadores da graça de Deus. As calamidades em terra e mar, as condições sociais agitadas, os rumores de guerra, são portentosos. Prenunciam a proximidade de acontecimentos da maior importância. As forças do mal estão-se arregimentando e consolidando-se. Elas se estão robustecendo para a última grande crise. Grandes mudanças estão prestes a operar-se no mundo, e os acontecimentos finais serão rápidos." (Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 280).
Um dia desses na história da humanidade a igreja verdadeira de CRISTO se levantará para pregar ao mundo inteiro a verdadeira adoração, que inclui o sábado, a Lei, e a completa dependência de CRISTO. Formar-se-á uma controvérsia em torno da Lei de DEUS e do dia a ser santificado. Quando a controvérsia alcança a Lei, a oposição se levanta, como na Idade Média, aí o fim já é iminente. Ao a Igreja Adventista iniciar a pregar sobre a Lei e o sábado, não tornará mais atrás, mas seguirá em frente, com cada vez maior poder, até completar a obra. E ela já iniciou essa pregação, sabemos disso. Então é que se levantará a oposição para deter essa obra. A oposição já está se levantando, encontros do papa com presidentes cristãos ocorrem frequentemente. E em abril de 2008 houve uma aliança entre o Vaticano, os EUA e a ONU, envolvendo a união das igrejas para a "paz e segurança" no mundo. Na verdade, já é a união para dar um fim na pregação sobre a Lei e o Sábado, sobre a adoração ao Criador e a segunda vinda de CRISTO, que cresce cada vez mais. Até que assim fosse, a estratégia de satanás fora manter a Igreja Adventista morna, mas, com o verdadeiro reavivamento (que já está se iniciando) ele precisa voltar a usar a força bruta, e o fará de imediato. Os preparativos já estão em andamento em muitos lugares do mundo. Assim se inicia o desfecho, de um lado, forte oposição à pregação da verdade de JESUS, de outro, a pregação do alto clamor de Apoc. 18:4 com cada vez maior poder do ESPIRITO SANTO, conforme prometido. Quando esse for o cenário, o fim estará bem próximo, pois ele será seguido de leis opressoras e pelo decreto dominical. Com esse decreto, há uma fortíssima sacudidura na Igreja de CRISTO, com essa sacudidura, os que restarem na igreja serão da classe "trigo" sinceros dependentes de CRISTO e a Ele obedientes, desligados do mundanismo. Esses, conforme a profecia, recebem poder do alto, e completarão o que falta a ser pregado, em tempo muito curto. A eles se unirão outros que ainda estão hoje em babilônia. Pois bem, estamos na véspera disso acontecer, aliás, esse confronto na verdade já está se iniciando com a apressada unificação das igreja do mundo todo para confrontar com o pequeno povo de DEUS, prestes a ser tremendamente sacudido. Portanto, estamos sim, nos momentos finais de toda a história do pecado. Os profetas de DEUS, e Ellen G. White, a última profetiza, estão corretos.
escrito entre: 27/12/2008 a 02/12/008 - corrigido em 02/12/2008
Declaração do professor Sikberto R. Marks
O Prof. Sikberto Renaldo Marks orienta-se pelos princípios denominacionais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e suas instituições oficiais, crê na condução por parte de CRISTO como o comandante superior da igreja e de Seus servos aqui na Terra. Discorda de todas as publicações, pela internet ou por outros meios, que denigrem a imagem da igreja da Bíblia e em nada contribuem para que pessoas sejam estimuladas ao caminho da salvação. O professor ratifica a sua fé na integralidade da Bíblia como a Palavra de DEUS, e no Espírito de Profecia como um conjunto de orientações seguras à compreensão da vontade de DEUS apresentada por elas. E aceita também a superioridade da Bíblia como a verdade de DEUS e texto acima de todos os demais escritos sobre assuntos religiosos.
FONTE: www.cristovoltara.com.br