Se eu preciso "melhorar a pontaria", o irmão Clóvis precisa pelo menos "mirar"
by leandro.quadros on 21/10/09 at 1:43 pm
O moderador do blog http://cincosolas.blogspot.com fez uma análise crítica sobre um de meus programas e finalizou o seu artigo da seguinte maneira:
"… o professor de Na Mira da Verdade precisa melhorar a pontaria."
O assunto em discussão é a predestinação de João Calvino, reformador do século 16.
Será? Na verdade, vejo que ele não colocou as ideias pessoais "Na Mira da Verdade" bíblica…
Como registrei no blog, seria importante o irmão Clóvis dar atenção ao que escreveu o Dr. G. Berkower, renomado teólogo Presbiteriano. Por ser um estudante independente (ou seja: não depende de credos), decidiu não aceitar o calvinismo como ensinado pela igreja dele. E no seu livro Divine Election faz um convite a sua denominação para que reveja o posicionamento sobre a predestinação, aceitando o que a Bíblia realmente ensina sobre o assunto.
Quero reafirmar minha posição sobre o honesto, inteligente homem usado por Deus: João Calvino. Apesar de ele ter errado em certos pontos sobre a predestinação bíblica (Efésios 1:5), jamais poderia deixar de falar de um dos maiores reformadores que contribuíram de maneira significativa para o pensamento cristão.
Mas, assim como Lutero e Wesley (entre tantos outros), Calvino viveu segundo a luz que tinha. Por isso, o cristão sincero – ao analisar textos de quem quer ser que seja – examinará, reterá o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21) e jamais fará de uma pessoa a sua própria mente para interpretar a Bíblia (Quem pensa que o Adventista faz de Ellen White uma "segunda Bíblia", leia por favor o artigo postado no link: http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=320).
E se Calvino não esteve em total harmonia com a Bíblia, isso não é motivo para o julgarmos como um herético. Ele não o foi (pregou uma heresia, mas, na melhor das intenções). Errou no assunto da predestinação assim como outros fiéis estudantes da Bíblia erraram em outros pontos. E, nesse detalhe, precisamos ter um senso crítico santificado pelo Espírito Santo para reavaliarmos doutrinas e não atacar a pessoa em si.
Vamos aos comentários que o irmão Clóvis fez a respeito do programa que apresentei no dia 9 de setembro de 2009, onde tratei de Romanos 9 e a predestinação:
Pode-se perceber que o autor fez uma confusão (talvez, não intencionalmente) sem precedentes a respeito do que eu disse. Ele sabe (e isso reconheceu com honestidade) que num espaço de TV, quando o tempo é curto e se recebe centenas de perguntas por programa, é natural não termos todo o espaço necessário para discorrer sobre um assunto. É irrelevante, portanto, ele insinuar que eu tenha sido superficial. Eu, pelo menos, usei a Bíblia. Já ele, no artigo… Não refutou minha explicação (que está escrita) feita com base na mais sincera exegese bíblica, sem "pressupostos pessoais", mas, apenas, análise contextual, permitindo que a Bíblia seja a sua própria intérprete.
A seguir, citarei os parágrafos do artigo onde ele foi mais desatento e apresentarei as considerações bíblicas (não maldoso, pois, não vejo isso nas palavras dele):
"No início da resposta ele lista os cinco pontos do calvinismo, que erroneamente atribui ao próprio João Calvino. Diz concordar com o reformador que o homem é totalmente depravado e por isso incapaz de querer e escolher o bem. Porém, mais adiante ele afirma que a morte de Cristo na cruz devolveu o livre-arbítrio a todos os homens, que agora podem escolher. Ou seja, para o professor Leandro, somente as pessoas que viveram depois de Adão e antes da morte de Jesus eram incapazes de desejar e realizar o bem. Os outros pontos, eleição incondicional, redenção particular, graça eficaz e perseverança dos santos são tanto mal representados quanto rejeitados."
1º: Se os cinco pontos atribuídos a João Calvino não são dele, então as enciclopédias de história eclesiástica e os comentários bíblicos estão todos errados – menos Clóvis.
2º: Quando afirmei que na cruz Cristo devolveu o livre-arbítrio para o ser humano, de modo algum expressei a "crença" que "Clóvis colocou em meu arcabouço doutrinário". Simplesmente quis mostrar ao telespectador que na cruz de forma plena e concreta Deus nos deu aquilo que já era prefigurado nos sacrifícios do Antigo Testamento: a salvação por meio do Cordeiro de Deus (João 1:29) e o livre-arbítrio. Ora: a Salvação está disponível antes da fundação do mundo (1 Pedro 1:18-20; Apocalipse 13:8) e os Israelitas foram salvos por exercerem fé no cordeiro que viria no futuro. Mas, a plenitude de tal bênção só foi possível com a morte de Cristo na cruz. Se o Salvador, no Getsêmani, tivesse desistido, de nada valeriam os sacrifícios de cordeiros feitos pelo Israel antigo. E muito menos o livre-arbítrio que o Senhor já havia lhes dado.
Portanto, não nego as palavras de Jeremias 21:8: "A este povo dirás: Assim diz o SENHOR: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte."
Outros pontos de Clóvis merecem refutação bíblica:
"1. Se toda a humanidade está predestinada à salvação e se esta predestinação só é mudada com uma decisão pessoal de se perder, então o evangelho não é uma boa notícia, pois só leva a oportunidade de perdição. A mensagem não é "perdidos, há salvação para vós!", mas "salvos, agora podeis se perder!"."
Argumento humano e infundado. É claro que toda humanidade está predestinada para a salvação. Em Gênesis 3:15 vemos a profecia messiânica aplicada a toda a raça humana descendente de Adão e Eva. E, em Genesis 12:3 é dito que, por meio da aliança de Deus com Abraão, "serão benditas todas as famílias da terra". Todas significa TODAS mesmo e não apenas uma classe. Se Deus tivesse predestinado apenas aqueles com quem Ele "foi com a cara", essa promessa a Abraão dirigida a todas as famílias da terraperderia o sentido. E mais: não haveria um porquê de Deus pedir que até mesmo eunucos e estrangeirosobservassem os mandamentos dEle e de o Senhor afirmar que a Casa dele seria Casa de Oração para todos os povos (Isaías 56:1-8 – só me faltava Clóvis fazer uma "eisegese" e acrescentar ao texto sagrado o pensamento dele: "minha casa será chamada casa de oração para todos os povos que foram predestinados…).
Se o pacto com Abraão tinha como objetivo abençoar todas as famílias da terra, é óbvio que a ideia de predestinar alguns para a "perdição" não tem base bíblica e foge ao bom senso Divino.
Com base nisso, pode-se reescrever sem dificuldades a frase final do "argumento" do autor:"predestinados, há salvação para vocês. Mas, se decidirem rejeitar a predestinação Divina, irão se perder".
A teologia calvinista determinista mostra um Deus que empurra "goela a baixo" a Salvação que muitos não irão querer. Isso sim é um desrespeito ao livre-arbítrio. Ainda bem que Deus, cuja base de Seu trono é a justiça, não pensa como os calvinistas.
"2. Se a morte de Jesus devolveu ao homem o livre-arbítrio e é através dele que o homem pode escolher sair da condição de predestinado para a salvação, então a morte de Jesus não ajudou em nada o homem. Não tivesse Jesus morrido, o homem não teria condições de mudar o seu estado de predestinado para a salvação.
"Em defesa de sua tese, o professor Leandro recorre a alguns textos bíblicos. Alguns são clássicos "textos arminizados", já tratados neste espaço. Outros são textos que afirmam o que se pretende negar, explicados "eisegeticamente". E outros sequer estão relacionados ao tema em foco."
O fato do homem poder sair da condição de predestinado em nada altera a eficácia do sacrifício de Cristo. O sacrifício de Jesus é para beneficiar quem quiser ser beneficiado. Será que Clóvis nunca se deparou com Apocalipse 22:17? "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida."
Peço a ele com todo carinho que não venha dizer que estou dando interpretações arminianas ao texto. Estou lendo-o da forma como ele é, sem distorcê-lo para adaptá-lo ao meu gosto pessoal.
Se o sacrifício de Jesus na cruz não desse ao homem a possibilidade de escolher se perder, teríamos que chegar às seguintes conclusões:
1) Deus obriga a se salvar um indivíduo mesmo que ele não queira;
2) O sacrifício de Cristo não foi tão eficaz assim, pois, Apocalipse 20:8, 9 afirma que haverá mais perdidos do que salvos;
3) Portanto, Deus escolheu mais pessoas para a perdição do que para a Salvação. Ora, nem mesmo um pai pecador iria querer que a maioria dos filhos dele se perdesse. Imagine Deus, cujo amor é comparado ao amor de mãe! (Isaías 49:15).
É lamentável que Clóvis e outros calvinistas tenham uma visão tão distorcida de Deus e do plano de salvação.
"A pergunta do telespectador pedia para explicar Romanos 9, do qual ele toma apenas os versos 13-14 e o 18 e basicamente tergiversa sobre eles. Sobre os versos 13 e 14 ele diz que Deus escolheu Jacó para ser filho da promessa e que não rejeitou a Esaú porque ele foi pai de uma grande nação. Ora, em nenhum momento o apologista adventista encara a questão do porque de Paulo mencionar Jacó e Esaú para provar a sua tese da eleição incondcional. O verso 18 que foi lido é simplesmente ignorado pelo professor que remete seus ouvintes para os capítulos 10 e 11, mas não aborda sequer o contexto imediato, o próprio capítulo 9."
Parece que o amigo não ouviu bem minha explicação de Romanos 9. Além de citar no blog o comentário,usei os capítulos 10 e 11 para a interpretação. Gostaria que Clóvis lesse o estudo no blog e o refutasse com base nos três capítulos que, de acordo com as melhores regras da hermenêutica, fazem parte da mesma perícope (bloco de texto que trata do mesmo assunto). Usar Romanos 9 (incluindo o verso 18) isoladamente para apoiar uma doutrina não é correto. Analise-se toda a perícope e verá que a Bíblia não diz que você (caro Clóvis) quer que ela diga.
Eis o link em que analisei Romanos 9-11:
http://www.novotempo.org.br/namiradaverdade/?p=465
"O uso que o professor faz dos textos usados por calvinistas é interessante, como o é toda a sua abordagem do tema. Ele lê "em amor nos predestinou" e coloca toda a humanidade como objeto da predestinação, o que levaria infalivelmente ao universalismo, caso Rm 8:29-30 for verdadeiro, e sabemos que ele é. Ele cita Fp 2:13 (no vídeo ele referencia, por engano, Ef 2:13) dizendo que "Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar" como prova de que Jesus devolveu o livre-arbítrio a toda a humanidade ao morrer a cruz! Ele lê "Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação" (1Ts 5:9) e classifica a afirmação como um "confronto direto com a teologia de João Calvino". Ora, se o objeto dessa destinação fosse toda a humanidade, então todos seriam salvos ou Deus destinar ou não destinar alguma coisa não faria a menor diferença. Finalmente, ele cita como prova Mt 25:41, o que nos leva a pensar que Deus não sabia que alguém iria acabar no inferno.
"A posição esposada pelo professor é uma mostra do emaranhado que as pessoas caem quando não querem deixar de lado os textos sobre a predestinação mas também não querem abrir mão de seus pressupostos. Entram por um labirinto do qual não conseguem sair, a menos que voltem ao ponto de onde partiram em sua aventura de "explicar" o que não aceitam e venham a receber as declarações bíblicas tal qual elas são".
Primeiro: Mateus 25:41 não foi refutado…
Afirmar que Efésios 1:5 (e outros textos que abordam a predestinação bíblica não determinista) não se aplica a toda a humanidade é grave. E, ensinar que o ensino bíblico sobre predestinação inclui todosobrigatoriamente no Céu (universalismo) é confundir as coisas para o leitor porque a predestinação bíblicaNADA tem a ver com universalismo, que ensina que no fim das contas, "Deus salvará todos". Não foi isso que afirmei, especialmente na presente análise crítica onde citei Apocalipse 20:8, 9, que mostra serem os perdidos numerosos como "a areia do mar".
Os textos a seguir refutam a ideia de Clóvis de que a predestinação "não está disponível a toda a humanidade". E espero de coração que o irmão não "explique novamente" aquilo que a Bíblia já deixou claro, como o Sol ao meio-dia. Ao mesmo tempo em que apresentarei os versos bíblicos que derrubam a teologia apresentada pelo irmão, mostrarei as incoerências da teologia calvinista. Parafraseando o Salvador: "Que tem olhos para ler, leia" (Mateus 11:15).
(Observação: Romanos 8:28-30 é um resumo do processo de salvação. E, realmente me enganei com a referência bíblica que era Filipenses 2:13, pois, citar dezenas de versos num programa cansa a mente e isso é natural. Já aconteceu comigo mais de uma vez, inclusive no rádio e acontecerá outras vezes enquanto não for glorificado por Cristo.)
1 Timóteo 2:4
"O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."
Deus deseja que todos (e não só os "predestinados" na concepção de Calvino) sejam salvos. Prova indiscutível de que o maravilhoso dom da Salvação não é restrito a um grupo de pessoas que "não queiram ser salvas", por exemplo.
Infelizmente, nem todos vão querer ser salvos, como vimos em Apocalipse 20:8, 9.
João 3:36
"Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."
Que coerência há em Deus predestinar alguns para a perdição sendo que há a possibilidade clara de uma pessoa se manter rebelde? É claro que o "se manter rebelde" é uma atitude humana diante da predestinação Divina.
Outro detalhe: na expressão "quem crê no Filho" não há a mínima hipótese de fazer uma "eisegese" e dizer que o texto não se aplica a todos.
Atos 7:51
"Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis."
Ninguém poderia permanecer em Deus se a graça não fosse cooperante (Filipenses 2:13; 1 Coríntios 1:21). Porém, o texto acima nos mostra que na maneira de operar, a graça não é irresistível, pois, pessoas rebeldes podem rejeitar até mesmo o Divino Espírito Santo.
Veja a lógica bíblica e a irracionalidade da teologia calvinista…
João 3:16 e 1 João 2:2
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
"E ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro."
Precisa-se de muita ousadia para negar as verdades expressas nesses versos: a de que o amor de Deus a o perdão dos pecados não são apenas para os predestinados (segundo Calvino), mas, para o mundo inteiro.
Serei o mais didático possível. Esses dois versos AFIRMAM:
1) Que Deus amou o mundo (não apenas uma classe de pessoas);
2) Cristo morreu por todo o que crê (o plano de salvação não é limitado. Louvado seja Deus!);
3) Cristo perdoa os pecados tanto dos cristãos quanto os do mundo inteiro, caso se arrependam e venham ao Salvador.
Não há necessidade de dizer mais nada…
OUTRAS INCOERÊNCIAS CALVINISTAS
1) O calvinismo tira a responsabilidade do pecador que nega a Jesus (e coloca a responsabilidade em Deus, que predestinou o indivíduo para se perder!);
2) O calvinismo torna a obediência a Deus irrelevante, pois, se sou predestinado tendo sido "pego pelo colarinho", faço o que quiser e continuo salvo;
3) O calvinismo afronta a doutrina do juízo e a torna desnecessária. Romanos 14:10-12 é claro em afirmar que cada um dará contas de si mesmo a Deus e 1 Pedro 4:17 diz que o juízo começa "pela casa de Deus".Por que um julgamento se antes Deus já decidiu quem irá se salvar e se perder? (Ler Mateus 25:31-46);
4) O calvinismo anula a ideia bíblica de um castigo proporcional às obras de cada um (Mateus 16:26, 27; Lucas 12:47, 48);
5) O calvinismo ignora a verdade de Romanos 5:12. O texto afirma que por meio de Adão o pecado entrou no mundo. Por isso, a oportunidade de salvação também é para todo o mundo (cabe a cada um aceitar ou não);
6) O calvinismo torna ilógico o texto de 1 Coríntios 15:22: "Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo."
Paulo escreveu que, do mesmo modo que todos morrem por causa de Adão (não por causa de Deus), todosserão vivificados em Cristo – se quiserem. Lembre-se de Apocalipse 22:17 e João 3:16.
7) O calvinismo limita a salvação, afrontando 2 Coríntios 5:14:
"Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram."
Não "por todos os predestinados calvinistas", mas, por todos os que aceitarem a Cristo como Salvador pessoal (Romanos 10:9).
8 – O calvinismo limita a graça de Deus:
"Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida." Romanos 5:18.
O texto é claro: a graça veio sobre todos os seres humanos (repito: que quiserem). Prefiro ficar com a Bíblia. E você?
9) O calvinismo deixa de lado o ensino bíblico de que todos os seres humanos são objeto da ira divina por serem pecadores:
"Entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais."Efésios 2:3.
Paulo fala à igreja de Éfeso – irmãos convertidos – dizendo que no passado, antes da conversão, eles –assim como os demais – eram "filhos da ira". É após aceitação do sacrifício substitutivo de Jesus que deixamos de ser filhos da ira e passamos a ser filhos de Deus (Romanos 8:14).
"Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer." Romanos 3:9-12.
Se tanto judeus como gregos estão debaixo do pecado, isso significado que ambos podem sair das garras do pecado pela graça de Cristo.
"Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus" Romanos 3:19.
Paulo diz que todos são culpados diante de Deus. O Justo Juiz (Gênesis 18:25) encerrou todos debaixo do pecado para que ninguém se orgulhasse ao ponto de dizer que era mais santo do que outros. Isso torna o sacrifício de Cristo abrangente e faz o ser humano reconhecer que ele precisa de Jesus e que não pode se salvar por si mesmo.
10) O calvinismo distorce o ensino do livre-arbítrio. Não haveria necessidade de o Espírito Santo convidar para a salvação quem quiser ser salvo (Apocalipse 22:17) se as pessoas não pudessem escolher permanecerem predestinadas ou não.
11) O calvinismo passa às pessoas o conceito maligno de que, no fim das contas, o responsável pela perdição é Deus e não o ser humano.
Os textos a seguir comprovam tal conceito. Atente para os grifos que se explicam:
"Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida." João 5:40.
"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!"Mateus 23:37.
Deus não rejeitou ninguém em Sua Onisciência. É a pessoa, pela própria decisão, que não irá a Jesus.
A afirmação do Senhor em João 5:40: "não quereis vir a mim" – perderia o sentido se a teologia ensinada por Clóvis estivesse correta. Por que Jesus diria para pecadores virem a Ele se os mesmos já estivessem destinados para a perdição? Por que chamar os "predestinados" se eles já não correm riscos de se perderem?
12) O calvinismo é uma aberração teológica quando comparado com os textos que ensinam ter o Senhor o desejo de ver todos se arrependendo:
"Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." 2 Pedro 3:9.
Como Deus iria decretar a perdição de alguns se Ele deseja que o ímpio se arrependa, converta-se e viva?O amor de Deus é incrível! Alcança o pecador (que assim permitir) onde quer que esteja – no mais profundo abismo do pecado!
"Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?" Ezequiel 33:11.
Se Deus não tem prazer na morte do perverso, é claro que Ele não iria destinar tal perverso para a perdição, contra o próprio desejo amoroso dEle de salvar o ímpio!
Com base nesse texto, posso afirmar sem medo de errar que em 1 Tessalonicenses 5:9 Paulo aplica tal verdade a todos os seres humanos pecadores: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo" . Se o apóstolo tivesse em mente a teologia de João Calvino, nem teria escrito esse texto na Bíblia, pois, para ele seria muito óbvio que "só não foram destinados para ira os convertidos".
13) O calvinismo ofusca o brilho da conversão e a obra do Espírito Santo!
Em 1 Tessalonicenses 4:3 o Espírito Santo deixou registrado: "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição"
Por que converter-se e continuar no processo de santificação se eu já estou predestinado e não corro rico algum de abandonar os caminhos de Deus?
É o fato de um pecador, por pior que seja, aceitar a Jesus e ser transformado que torna a graça de Deus maravilhosa! Se um assassino se converte porque Deus o obrigou, cadê o brilho do poder Divino em transformar vidas? Onde está a atuação do Espírito para convencê-lo "do pecado, da justiça e do juízo"? (João 16:8-10). O próprio trabalho do Espírito de atuar nos corações mais endurecidos é uma prova clara de que Deus corre atrás de todo mundo e que jamais fez uma "seleção" para jogar no time dos salvos.
Por que enviar o Espírito Santo (João 14:16) para convencer pecadores se os mesmos já estivessem predeterminados ao "inferno"? Definitivamente: os calvinistas carecem de base bíblica para apoiar seus devaneios teológicos.
14) O calvinismo tira o sentido também de 2 Coríntios 13:5 (veja que não há como aceitar o Calvinismo e a Bíblia ao mesmo tempo):
"Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."
O texto diz que:
1) O cristão deve examinar-se para perceber se está na fé. Isso indica que o salvo pode se desviar;
2) O cristão tem que provar a si mesmo;
3) O cristão, mesmo predestinado para a salvação, pode estar reprovado se concluir que está com um pé na igreja e outro no mundo.
Por que examinar-se, provar-se para ver se não se está reprovado, se a predestinação fosse imutável?
MESMO SALVO, O SER HUMANO PODE SE APOSTATAR
Os textos bíblicos a seguir deixarão transparecer ainda mais as fragilidades calvinistas (pobre Calvino: ele nem imaginava que o estudo dele iria fazer com que irmãos se apegassem mais a ele do que à Bíblia).
Mateus 10:22
"… Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo."
Aquele que perseverar até o fim será salvo. Se desistir, desiste da predestinação de Deus.
Qual a necessidade de perseverança se o indivíduo já está "predestinado" de maneira irreversível?
Romanos 2:7
"A vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade"
Ensino do texto: vida eterna para quem perseverar.
Romanos 2:8
"Mas ira e indignação aos facciosos, que desobedecem à verdade e obedecem à injustiça."
Ensino do verso: perdição para quem desobedecer.
A salvação está condicionada à aceitação e permanência do ser humano em Deus. Veja:
"Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança." Hebreus 3:6.
"Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos." Hebreus 3:14.
"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos" João 8:31.
"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." João 15:7.
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço." João 15:10.
O uso constante da conjunção "se" (presente inclusive no grego do Novo Testamento) mostra para quem quiser ver que a salvação não está condicionada apenas em um "já", mas também num "se". Para aceitar as explicações do irmão Clóvis teremos que rasgar de nossas Bíblicas tais versos (entre muitos outros).
CALVINO FOI UM GRANDE HOMEM, MAS, PAULO ERA INSPIRADO. PORTANTO, TEM MAIS AUTORIDADE
Paulo se considerava um indivíduo livre da perdição? Deixemo-lo responder:
"Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." 1 Coríntios 9:27.
Paulo lutava contra o "eu", mesmo tendo sido predestinado para ser salvo. Por quê? Porque ele sabia (e todo cristão deveria saber isso) que, se não permanecesse ao lado do Salvador, seria desqualificado no dia do juízo.
O termo grego para "desqualificado" é "adokimos" e significa também rejeitado. Portanto, o predestinado pode ser rejeitado se não "perseverar até o fim". Leia Hebreus 6:8.
Bem comentou Matthew Henry sobre 1 Coríntio 9:27:
"Um pregador da salvação pode ainda perder-se. Ele pode conduzir outros ao caminho do Céu e ele mesmo jamais entrar ali. Para evitar isso, Paulo sofreu tantas dores em subjugar suas inclinações corporais, não acontecesse que ele mesmo, que havia pregado a outros, perdesse a coroa, fosse desaprovado e rejeitado pelo soberano Juiz. Um santo temor por si mesmo foi necessário para preservar a fidelidade de um apóstolo; e quanto mais necessário o é para nossa preservação! Notemos: santo temor por nós mesmos, e não presunçosa confiança, é a melhor garantia contra o afastar-se de Deus, com final rejeição por Ele".Citado em "Questões Sobre Doutrina", p. 299. Casa Publicadora Brasileira, 2008.
RETORNANDO AOS TEXTOS QUE MOSTRAM O CONCEITO BÍBLICO SOBRE A PREDESTINAÇÃO
Hebreus 10:28-29
"Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?"
O autor da carta (sermão) aos Hebreus disse que:
1) Os filhos de Deus podem ser castigados se rejeitarem a Jesus;
2) Podem ser castigados se deixarem de serem santificados e ofenderam ao Espírito Santo.
Como harmonizar tal conceito bíblico com o calvinismo?
Ezequiel 18:20-24
"A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. Mas, se o perverso se converter de todos os pecados que cometeu, e guardar todos os meus estatutos, e fizer o que é reto e justo,certamente, viverá; não será morto. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá. Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus;não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva? Mas, desviando-se o justo da sua justiça e cometendo iniqüidade, fazendo segundo todas as abominações que faz o perverso, acaso, viverá? De todos os atos de justiça que tiver praticado não se fará memória; na sua transgressão com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrerá."
Somente esses versos já colocariam por terra a predestinação como defendida pelo irmão Clóvis. Aqui é dito que um perverso pode se converter e viver e um justo pode se desviar e morrer.
PEDRO ACONSELHA QUE CLÓVIS, OS DEMAIS CRISTÃOS E EU TORNEMOS FIRME A NOSSA ELEIÇÃO.
"Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora. Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum." 2 Pedro 1:9-10.
"Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo." 2 Pedro 1:10-11.
"Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza" 2 Pedro 3:17.
Clóvis e demais irmãos: aceitaremos o que Pedro ensinou, inspirado pelo Espírito Santo ou manteremos crenças por causa de gostos pessoais, deixando de lado o princípio protestante Sola Scriptura (Só a Escritura)?
Há ainda muitos outros textos que poderemos analisar para aprendermos juntos sobre um assunto tão importante – que pode mudar radicalmente nossa visão sobre Quem é Deus. Mas, deixarei para outra oportunidade, pois, preciso separar um tempo para atender um ateu e um irmão que lançou vários questionamentos neste blog.
Uma pergunta final: como Clóvis sabe se ele foi "predestinado para a salvação ou para a perdição?"
Não leve a mal meu irmão o número de perguntas que fiz. Como disse um filósofo: "a pergunta é o motor do saber". Por isso, acredito que quanto mais perguntas retóricas (baseadas na Bíblia) forem feitas, mais facilmente chegaremos à Verdade.
Aguardarei às considerações de Clóvis e dos demais irmãos que leram o presente material.
No serviço de Mestre,
Leandro Quadros.