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Subsídios Para a Lição da Escola Sabatina |
Lição 9 – Temperança |
Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
www.portalnatural.com.br
De nossos ancestrais recebemos a natureza pecaminosa. Isso significa que perdemos o equilíbrio que havia antes da queda de nossos pais, Adão e Eva. Perdemos o equilíbrio no sentido de saber dosar as coisas que fazemos no dia a dia. Nosso corpo e mente perderam o equilíbrio, embora Deus tenha instalado um mecanismo que busca automaticamente a restauração, o chamado mecanismo homeostático.
A única pessoa 100 % equilibrada em todos os aspectos que existiu neste planeta foi o Senhor Jesus Cristo. Todos nós pendemos para algum tipo de desequilíbrio, seja no dormir, no comer, no trabalhar, no comprar, no falar, no expressar emoções, etc.
A religião de Jesus promove o equilíbrio geral. Pelo poder dela nos tornamos temperantes, passo a passo. Vitórias gradativas sobre os desequilíbrios (físicos, emocionais, racionais, sociais, espirituais) são uma demonstração prática da eficácia da religião de Cristo em nós. A religião dEle é muito prática. Ela nos leva à temperança em todas as coisas e nos torna alegres e sadios de dentro para fora.
"A religião de Jesus proporciona abundância de paz. Não extingue o brilho da alegria; não restringe a felicidade, nem tolda a fisionomia radiante e sorridente."2
"A religião de Jesus Cristo jamais degrada seu recebedor; nunca o faz rude ou ríspido, descortês ou presunçoso, apaixonado ou duro de coração. Ao contrário, refina os gostos, santifica o juízo, purifica e enobrece os pensamentos, levando-os cativos a Jesus Cristo."3
"A religião de Jesus abranda tudo que é duro e rude no temperamento e suaviza tudo que é áspero e escabroso nas maneiras. É essa religião que torna as palavras amáveis e cativante o comportamento. Aprendamos de Cristo a combinar um alto senso de pureza e integridade com uma disposição amável. O cristão bondoso e cortês é o mais poderoso argumento que se possa apresentar em favor do evangelho."4
"A religião de Jesus é alegria, paz e felicidade."5
"A religião de Jesus Cristo significa progresso; significa estar sempre avançando para cima, para uma norma de maior santidade e elevação."6
"A pura religião de Jesus é a fonte de onde procedem correntes de caridade, amor, sacrifício. ... Tendo no coração o amor de Cristo, os lábios Lhe emitirão o louvor e enaltecerão o nome. Haverá uma pressão no coração cheio do amor de Cristo."7
"O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante."8
"A religião de Jesus Cristo não se destina meramente a preparar-nos para a vida futura e imortal; destina-se, sim, a habilitar-nos a viver a vida cristã aqui na Terra."9
"A religião de Cristo, longe de ser causa de insanidade, é um de seus mais eficazes remédios, pois é um poderoso calmante dos nervos."10
Se você se diz cristão mas é ranzinza, autoritário(a), só fala de coisas negativas, adora se exaltar ou fica exaltando outros, especialmente líderes ou instituições (quem exalta os outros busca exaltação própria), tem prazer em criar discussões numa reunião de comissão ou em outro lugar, vive lamentando, não tem mansidão, então, mesmo sendo vegetariano e praticando exercícios físicos, está vivendo uma religião falsa. É intemperante.
I. O primeiro ébrio na Bíblia
A Bíblia não esconde nada. Ela revela a realidade da natureza humana e mostra que, sem constante entrega a Deus de nossos desejos, planos e pensamentos, caímos. Líderes também têm problemas a ser vencidos. Ao me tornar adventista do sétimo dia, aos 25 anos de idade, minha ingenuidade me fez pensar que quanto mais alta fosse a posição eclesiástica na Igreja Adventista, mais pura seria a pessoa. Aprendi que não é assim. Todos temos problemas, independentemente da função na igreja.
Em Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos há um texto impressionante. Veja: "Deus não pode dar Sua sabedoria a homens[ou mulheres] que consideram sua posição desculpa suficiente para se desviarem dos princípios da Bíblia para seu julgamento finito, como se uma posição na obra do Senhor lhes desse liberdade para falar e poder para passar resoluções e delinear planos e métodos que estão em desacordo com a vontade de Deus. Tais pessoas precisam aprender que a posição elevada não tem poder para santificar o coração. Deus permite que conservem essas posições para provar se eles revelarão o caráter de Deus ou o da humanidade fraca e finita, que nunca esteve inteiramente sob a disciplina de Deus. Mas as posições não têm poder para desenvolver o caráter do homem. Depende inteiramente do próprio homem demonstrar se agirá por si mesmo, o que significa que Satanás o manejará, ou se será dirigido pelo Espírito de Deus."11
Veja a última frase do texto. O que ela diz? Que quando somos comandados pelo eu, significa que estamos sendo manejados por Satanás. E quando entregamos nosso eu a Jesus, Seu Espírito toma posse de nós, e então, podemos fazer a vontade de Deus.
Talvez esta seja a mais importante dimensão da questão da temperança: quem nos guia? Se for Satanás, os resultados serão desequilíbrio, politicagem, desonestidade, corrupção. Se for o Espírito de Deus, será avanço do trabalho na salvação de pessoas para o reino de Deus e exaltação de Jesus Cristo, não de humanos nem de instituições. O Senhor nos recomenda: "Examinais-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados" (2Co 13:5). Estar na igreja ou trabalhando na obra adventista não significa estar em Jesus Cristo. E isso também pode ser uma intemperança espiritual.
Este texto produz muito conforto: "Permitam-me dizer-lhes que o Senhor trabalhará nesta última obra de um modo muito fora da ordem comum de coisas e de maneira contrária a qualquer planejamento humano. Haverá entre nós os que sempre desejarão dominar a obra de Deus, para ditar até que movimentos se farão quando a obra avançar sob a direção do anjo que se une ao terceiro na mensagem a ser dada ao mundo. Deus usará maneiras e meios pelos quais se verá que Ele está tomando as rédeas em Suas próprias mãos. Os obreiros ficarão surpresos com os meios simples que Ele usará para efetuar e aperfeiçoar sua obra de justiça."12 Que maravilha, não é?
II. O álcool hoje
Há cristãos que não ingerem bebidas alcoólicas mas tomam cerveja sem álcool. Você sabia que as empresas produtoras de cerveja estão isentas por lei de declarar nas embalagens a quantidade de álcool presente nessas cervejas se o teor alcoólico for menor que 0,5 % em volume?13
Um universitário, autor da monografia "Processamento de Cerveja Sem Álcool", comenta: "O fermento para a fabricação de cerveja sem álcool, antes de ser dosado no mosto, deve primeiramente passar por uma lavagem, para extração do álcool remanescente na célula da levedura. A fermentação para cerveja sem álcool procede normalmente no começo, até atingir a faixa de 0,35 % de álcool no mosto, que é a hora certa para interromper a fermentação abrindo o frio do tanque. Com a redução da temperatura o fermento perde parte de sua atividade, mas ainda continua fermentando, fazendo com que, até a sua retirada, o teor alcoólico chegue a 0,5 %." 14
A preocupação de empresas que produzem alimentos e bebidas lesivas ao nosso corpo e mente não é ligada ao desejo de promover saúde, mas lucrar.
Em sua monografia, a conclusão de Érico é a seguinte: "Apesar de a cerveja sem álcool ter propriedades físicoquímicos e sensoriais diferentes das tradicionais, os processos tecnológicos empregados na fabricação são basicamente os mesmos da cerveja comum. A principal etapa a ser controlada é a fermentação para evitar a produção de álcool acima de 0,5 %. E o principal cuidado na parte sensorial é o teor de amargor que deve ser mais acentuado na cerveja sem álcool, o que se consegue com a dosagem maior de lúpulo durante a fabricação. Quanto mais suave é o paladar da cerveja, mais complexo é o processo tecnológico empregado em sua fabricação. A maioria das empresas utiliza a tecnologia de fermentação interrompida devido à praticidade e baixo custo desse processo."15 "Apesar do conteúdo baixo de álcool, certamente não é recomendável oferecer cerveja sem álcool às crianças. Isso poderia produzir um condicionamento ao sabor da cerveja, facilitando-lhes ultrapassar o umbral do uso de cerveja com álcool."16
Entretanto, o mais importante para nós, cristãos, quanto ao consumo ou não da cerveja sem álcool, não creio ser a presença ou ausência de qual quantidade alcóolica nessa bebida, mas a possível obsessão por ela. Obsessão é intemperança e, espiritualmente, é como um ídolo que nos separa de Deus. Você ofereceria a Jesus uma lata de cerveja sem álcool dizendo: "Pode tomar, Senhor, pois é sem álcool!"? A liberdade em Jesus Cristo nos livra de quaisquer obsessões.
III. "Mas o álcool não é bom para o coração?"
Nosso corpo não precisa de uma gota de álcool para funcionar bem. O álcool é tóxico para ele. Com 0,6 gramas de álcool por litro no sangue, a pessoa começa a ter alterações dos reflexos e descoordenação motora; de 2 a 3 gramas de álcool por litro, ela estará 100 % alcoolizada, sem poder andar firmemente. Se chegar a 5 ou 6 gramas por litro, entrará em coma, e de 9 a 10 gramas por litro, terá ingerido uma dose que poderá ser mortal.
Atualmente, os pesquisadores somente demonstraram haver uma associação entre beber moderadamente e a redução de doença cardíaca. Mas eles não afirmam diretamente que o álcool causa a redução do risco.
A UFSP – Universidade Federal de São Paulo – fez um trabalho por meio do seu Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas, o qual envolveu 15.503 estudantes da rede pública de ensino do primeiro e segundo graus em dez capitais brasileiras em 1997. O objetivo era conhecer o perfil dos consumidores do álcool. Verificou-se que 75 % já haviam tomado bebidas alcoólicas, sendo a mais utilizada a cerveja. Eram do sexo feminino 58,4 %. Quanto às idades, 64 % tinham entre 13 e 18 anos e 56 % frequentavam o primeiro grau.
Cerca de 60 % dos estudantes iniciaram o consumo de álcool entre 10 e 12 anos de idade, sendo que em 28,6 % das pessoas o uso foi feito em casa. Os próprios pais ofereciam bebidas aos filhos em 21,1 % e a 23,81 % as bebidas foram ofertadas por amigos. Envolveram-se em brigas após o consumo alcoólico 11 % dos jovens; 19,5 % faltaram a suas atividades escolares e 2 % dirigiam carros, apesar da proibição legal para aquela faixa etária. Como bebedores pesados (os que usaram bebida alcoólica 20 ou 30 vezes nos 30 dias antes da pesquisa), encontrou-se 10 % (1.152 jovens). Destes, 8,4 % tinham entre 10 e 12 anos de idade; 37,5 % entre 13 e 15 anos; 36,4 % entre 16 e 18 anos e 17,8 % acima de 18 anos. Como resultado desse consumo pesado, 96,1 % apresentaram algum grau de dificuldade que atrapalhava seu rendimento escolar e seu desenvolvimento psicossocial.
Consumo exagerado do álcool produz consequências desastrosas, como violência, criminalidade, acidentes de trânsito com vítimas (alcoolizado e terceiros), disfunções familiares com perturbação da estrutura emocional de toda a família, perda de emprego, baixa ou nenhuma produtividade e criatividade, entre outras.
Foram pesquisados 130 julgamentos ocorridos no Tribunal do Júri de Curitiba, Paraná, entre 1995 e 1998, tendo sido identificados entre eles 141 (58,9 %) autores de crimes e 138 (53,9 %) vítimas, em que o álcool esteve presente na ocorrência do delito.
O álcool facilita o desenvolvimento de comportamentos antissociais como atitudes violentas, porque diminui a censura, altera o juízo crítico, a coordenação motora, o autocontrole.
Parece que o tratamento para o alcoolismo que ainda produz melhores resultados é o dos Alcoólicos Anônimos. E, em muitos casos, se faz necessária uma desintoxicação orgânica que deve ser orientada por médicos.17
Pesquisadores no Kaiser Permanente em Oakland, Califórnia, estudaram os hábitos de beber de 70 mil mulheres de raças diferentes entre 1978 e 1985, e descobriram que pelo ano 2004 cerca de 3 mil delas haviam contraído câncer de mama. Quando compararam o total de álcool ingerido entre as mulheres que tiveram câncer, foi comprovado que havia uma conexão entre o consumo de bebida e esse tipo de câncer, independentemente de elas terem bebido cerveja, destilados ou vinho. Mesmo quando o vinho era tinto ou branco, não houve diferença. Uma em cada oito mulheres norte-americanas adquirem câncer de mama. Sabe-se que uma dieta fraca em frutas e vegetais tem sido associada ao câncer do seio. E mulheres que consomem grandes quantidades de álcool comem menores quantidades destes vegetais.
Pesquisadores agruparam bebedores em três categorias: bebedores leves (menos de um drink por dia), bebedores moderados (um ou dois drinks por dia) e bebedores pesados (três ou mais drinks por dia).
Comparados com os bebedores leves, a incidência de câncer da mama pulou para 10% para os bebedores moderados e para 30% para os bebedores pesados.18
A Organização Mundial da Saúde identificou o consumo de álcool como um dos dez principais riscos para a carga global de doenças.19
"Resultados de estudos de autópsias mostraram que pacientes com uma história de consumo crônico de álcool têm cérebros menores, mais leves e atrofiados, comparados aos dos não-alcoólicos da mesma idade e sexo. Esse fenômeno foi confirmado repetidas vezes em alcoólicos vivos usando técnicas de imagem estrutural como a tomografia computarizada (CT) ou ressonância magnética (MRI). ... Essas imagens revelam que a atrofia é mais extensa na camada exterior (córtex) do lobo frontal, que se crê ser a sede das funções superiores de inteligência. ... A atrofia também ocorre nas regiões cerebrais mais profundas, incluindo estruturas cerebrais associadas à memória, e também no cerebelo, que ajuda a regular a coordenação e o equilíbrio."20
Referente aos seus efeitos sobre o sistema imunológico, "o álcool deveria ser considerado uma droga imunossupressora de efeitos a longo alcance."21
Sobre seus possíveis benefícios para o coração, a Organização Mundial da Saúde chegou finalmente à seguinte conclusão: "Mesmo sendo que o consumo regular baixo a moderado de álcool tenha efeito protetor contra a doença coronária, os outros riscos cardiovasculares e para a saúde associados com o álcool não favorecem uma recomendação geral para o seu uso."22
Uma palavra final sobre o vinho fazer bem ao coração ou não. Um estudo feito no Segundo Departamento de Cardiologia do Hospital Geral da Universidade de Attikon, na Grécia, publicado em dezembro de 2005, com o título "Componentes polifenólicos de uvas vermelhas melhoram a função endotelial em pacientes com doença cardíaca coronária", mostrou que tomar vinho tinto melhora a dilatação dos vasos sanguíneos atuando no endotélio (tecido da parede dos vasos). No estudo foi dado a um grupo de homens que tinham doença cardíaca coronariana, um extrato de polifenol extraído de uvas vermelhas (600 mg) dissolvido em 20 ml de água e também deram os 20 ml de água com um placebo (substância sem efeito) como se fosse o extrato da uva. Todos os homens pensavam que estavam tomando o extrato da uva. Eles foram escolhidos ao acaso pelos pesquisadores. Usaram ultrassonografia de alta resolução para avaliar a dilatação da artéria braquial após uma hiperemia provocada pela obstrução com um garrote no braço. Mediram a dilatação em jejum, e 30, 60 e 120 minutos após terem tomado o extrato ou placebo. O resultado encontrado foi que os que tomaram o extrato da uva tiveram realmente uma dilatação da artéria atingida após 60 minutos a qual foi muito maior do que o que ocorreria normalmente naquelas circunstâncias. Não ocorreu nenhuma mudança na dilatação da artéria dos homens que tomaram o placebo. Os pesquisadores concluíram que os componentes polifenóis de uvas vermelhas melhoram a função endotelial nos pacientes com doença cardíaca coronária. Esses resultados, segundo eles, poderiam provavelmente explicar, pelo menos em parte, os efeitos favoráveis do vinho tinto para o sistema cardiovascular. O álcool (etanol) é tóxico para o organismo humano, mas componentes da uva são saudáveis.23
IV. Temperança em todas as coisas
"As lições de temperança, renúncia e governo de si mesmo devem ser ensinadas às crianças mesmo desde a primeira infância."24 Cientistas têm verificado que o desafio para a saúde mental dos seres humanos tem que ver com a capacidade de ter as emoções sem que as emoções tenham a pessoa. Essa é uma das coisas que se enquadram na chamada "inteligência emocional". Inteligência racional é algo parcial.1 A cada dia, os fisiologistas verificam que as emoções têm parte muito importante na fisiologia. Elas interferem mais do que pensamos no funcionamento de nosso organismo. Doenças psicossomáticas são criadas ou agravadas por situações emocionais não resolvidas no indivíduo. Por isso, é dito que "grande conhecimento é conhecer-se a si mesmo. O verdadeiro conhecimento de si mesmo induz a uma humildade que abrirá o caminho para que o Senhor desenvolva o espírito, molde e discipline o caráter."25
Grande parte da população vive no automático, o que significa que têm muitas motivações inconscientes que atuam nas escolhas do dia a dia de tudo, seja da roupa a ser usada, da comida a ingerir, dos estudos a ser feitos, da profissão escolhida, etc. Tomar consciência de nós mesmos nos ajuda a desenvolver temperança no sentido de autocontrole emocional. Muito mais doenças e problemas familiares, sociais, no trabalho, na escola e na comunidade religiosa ocorrem pela falta da habilidade de lidar com nossos sentimentos do que imaginamos. "Grande parte das doenças que afligem a humanidade, tem sua origem na mente, e só podem ser curadas pela restauração da mente à saúde."26 "Enfermidades mentais prevalecem por toda parte. Nove décimos das doenças das quais os homens sofrem têm aí sua base."27
V. Comprados por preço
Podemos nos acostumar a pensar em questões religiosas de uma forma que nos faça perder a visão espiritual delas. Pessoas religiosas podem não ser espirituais. Pessoas espirituais estão vivendo um processo de temperança, ou seja, aprendendo e mudando para melhor quanto às características de comportamento. Se não formos temperantes, não poderemos meditar bem, pois o cérebro é o órgão físico da mente, e ele depende de procedimentos de equilíbrio em nosso ser, como o sono, a alimentação, a prática de exercícios físicos, o consumo de água, etc. Se mantivermos equilíbrio nessas e em outras coisas de nosso estilo de vida, poderemos ter um cérebro melhor e, assim, meditar em coisas espirituais com resultados muito diferentes e melhores. "Hábitos físicos corretos promovem a superioridade mental."28 E se pudermos meditar melhor, apreenderemos coisas mais profundas do Espírito de Deus e de Sua Palavra. Então, seremos gradativamente feitos mais espirituais, o que é o caminho da felicidade, paz, salvação e utilidade para Deus em ajudar os outros.
Meditar, orar um bom tempo cada dia, jejuar às vezes, promove o aumento da percepção do valor do que o Senhor Jesus fez por nós aqui na Terra. Um Deus revestido de carne! Para salvar o nome do Pai e os que O aceitam como Deus e Salvador pessoal. "É impossível aos que condescendem com o apetite alcançar a perfeição cristã."29 Não está sendo afirmado que é difícil, mas impossível. Parece que aquele que aprendeu a se dominar em questões de apetite alimentar, consumindo somente o que é saudável, alcançou um patamar de maturidade espiritual excelente.
Por que a Bíblia diz que nosso corpo não é nosso? Ele não é nosso? Deus mantém nossa vida física, promove a vida espiritual e oferece a vida eterna. Não estamos vivos porque temos capacidade de produzir energia por nós mesmos para nosso corpo funcionar. A vida que temos a cada fração de segundo vem de Deus.
VI. Estudo adicional
"Cada momento somos mantidos pelo cuidado de Deus e sustentados pelo Seu poder."30
"Não é porque o mecanismo, que uma vez fora posto em movimento, continue a agir por sua própria energia inerente que o pulso bate, que respiração se segue a respiração; mas cada respiração, cada pulsar do coração é uma prova daquele cuidado que tudo penetra, por parte dAquele em quem 'vivemos, e nos movemos, e existimos' (At 17:28). Não é por causa de um poder inerente que ano após ano a Terra produz seus dons, e continua seu movimento ao redor do Sol. A mão de Deus guia os planetas, e os conserva em posição na sua marcha ordenada através dos céus. Ele 'produz por conta o Seu exército', 'a todas chama pelos seus nomes; por causa da grandeza das Suas forças, e pela fortaleza do Seu poder, nenhuma faltará' (Is 40:26). É pelo Seu poder que a vegetação floresce, que as folhas aparecem e as flores desabrocham. Ele 'faz produzir erva sobre os montes', e por Ele os vales se tornam férteis. Todos os animais da floresta buscam seu sustento de Deus (Sl 147:8; 104:20 e 21), e toda criatura vivente, desde o menor inseto até o homem, depende diariamente de Seu cuidado providencial."31
César Vasconcellos de Souza é Médico Psiquiatra Membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Membro da American Psychosomatic Society.
Diretor Médico dos Ministérios Portal Natural www.portalnatural.com.br
Professor visitante de saúde mental do College of Health Evangelism e do Institute of Medical Ministry, Wildwood Lifestyle Center and Hospital, Georgia, Estados Unidos.
Referências bibliográficas:
2. White, E.G., Conselhos Sobre a Escola Sabatina, p. 110, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
3. Idem, O Cuidado de Deus [Meditação Matinal, 1995], p. 178, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
4. Ibid, p. 181.
5. Idem, A Fé Pela Qual Eu Vivo, [Meditação Matinal, 1959] p. 226, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
6. White, E.G., Filhos e Filhas de Deus [Meditação Matinal, 1956] p. 90, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
7. Ibid, p. 271.
8. Idem, O Lar Adventista, p. 206, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
9. Idem, Para Conhecê-Lo [Meditação Matinal, 1965], Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, p. 298,.
10. Idem, Mente, Caráter e Personalidade, v. 1, p. 12, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
11. Idem, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 288, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
12. Idem, Eventos Finais, p. 203. Ver também Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 300, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP.
13. Érico Pereira Marum Jorge, Processamento de Cerveja Sem Álcool, Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Católica de Goiás, Departamento de Matemática e Física, para obtenção do título de graduado em Engenharia de Alimentos, Goiânia, junho 2004, p. 16.
http://www.ucg.br/ACAD_WEB/professor/SiteDocente/admin/arquivosUpload/8930/material/TCC-Erico%20(PROCESSAMENTO%20DE%20CERVEJA%20SEM%20%C3%81LCOOL).pdf.
14. Ibid, p. 43.
15. Ibid, p. 71.
16. Souza, Cesar Vasconcellos de, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, da série Saúde Mental e Você, n. 719, 10 Set 2009. Dr. Helmut Oberritter, Diretor de Investigação, Sociedade Alemã de Nutrição, Medical Tribune, nr. 37, September 1991.
17. Idem, Álcool: Você Não Precisa Dele, da série Saúde Mental e Você, n. 322, 27Set2001.
18. Idem, É o álcool uma droga perigosa?, da série Saúde Mental e Você, n. 706, 02Jul2009.
19. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid. WHO Press release, 28Março2007, www.iarc.fr/ENG/Press Releases/pr175a.htm
20. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o? Ibid National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, No. 47, Abril 2000,
http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/aa47.htm
21. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid, MacGregor, RR, Alcohol and Immuno Defense, JAMA, Set 19, 1986, v. 256, no. 11.
22. Idem, Álcool: Beba Com Moderação ou Evite-o?, Ibid, Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases, OMS, 2003, p. 90.
23. Idem, Vinho faz bem ao coração?, da série "Saúde Mental e Você", n. 539, 23Mar2006. Euro Journal Cardiovascular Prev. Rehabil., 2005 Dez; 12(6):596-600.
24. White, Patriarcas e Profetas, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP p. 562,.
25. Idem, Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, p. 419.
26. Idem, Mente, Caráter e Personalidade, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, v. 2, p. 396.
27. Ibid., v. 1, p. 59.
28. Idem, Conselhos Sobre o Regime Alimentar, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, p. 29.
29.Ibid., p. 22.
30. Idem, Conselhos Sobre Mordomia, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, p. 18.
31. Idem, Patriarcas e Profetas, Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP p. 115.