- Ano Bíblico (Português).: Livro de Êxodo
Capítulo 37
1 - Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio.
2 - Cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora, fez-lhe uma moldura de ouro ao redor,
3 - e fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos, duas argolas num lado e duas no outro.
4 - Também fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;
5 - e meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.
6 - Fez também um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
7 - Fez também dois querubins de ouro; de ouro batido os fez nas duas extremidades do propiciatório,
8 - um querubim numa extremidade, e o outro querubim na outra; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9 - E os querubins estendiam as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; para o propiciatório estavam voltadas as faces dos querubins.
10 - Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
11 - cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor.
12 - Fez-lhe também ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor na guarnição fez uma moldura de ouro.
13 - Fundiu-lhe também nos quatro cantos que estavam sobre os seus quatro pés.
14 - Junto da guarnição estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
15 - Fez também estes varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16 - E de ouro puro fez os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, as suas tigelas e os seus cântaros, com que se haviam de oferecer as libações.
17 - Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido fez o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formavam com ele uma só peça.
18 - Dos seus lados saíam seis braços: três de um lado do candelabro e três do outro lado.
19 - Em um braço havia três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; igualmente no outro braço três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; assim se fez com os seis braços que saíam do candelabro.
20 - Mas na haste central havia quatro copos a modo de flores de amêndoa, com os seus cálices e as suas corolas;
21 - também havia um cálice debaixo de dois braços, formando com a haste uma só peça, e outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste, e ainda outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; e assim se fez para os seis braços que saíam da haste.
22 - Os seus cálices e os seus braços formavam uma só peça com a haste; o todo era uma obra batida de ouro puro.
23 - Também de ouro puro lhe fez as lâmpadas, em número de sete, com os seus espevitadores e os seus cinzeiros.
24 - De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
25 - De madeira de acácia fez o altar do incenso; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, quadrado, e de dois côvados a sua altura; as suas pontas formavam uma só peça com ele.
26 - Cobriu-o de ouro puro, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor.
27 - Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua moldura, nos dois cantos de ambos os lados, como lugares dos varais, para com eles se levar o altar.
28 - E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29 - Também fez o óleo sagrado da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.
Capítulo 38
1 - Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento e de cinco côvados a sua largura, quadrado, e de três côvados a sua altura.
2 - E fez-lhe pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formavam uma só peça com ele; e cobriu-o de bronze.
3 - Fez também todos os utensílios do altar: os cinzeiros, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros; todos os seus utensílios fez de bronze.
4 - Fez também para o altar um crivo de bronze em forma de rede, em baixo da borda ao redor, chegando ele até o meio do altar.
5 - E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de bronze, como lugares dos varais.
6 - E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de bronze.
7 - E meteu os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles se levar o altar; fê-lo oco, de tábuas.
8 - Fez também a pia de bronze com a sua base de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam e ministravam à porta da tenda da revelação.
9 - Fez também o átrio. Para o lado meridional as cortinas eram de linho fino torcido, de cem côvados de comprimento.
10 - As suas colunas eram vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
11 - Para o lado setentrional as cortinas eram de cem côvados; as suas colunas eram vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
12 - Para o lado ocidental as cortinas eram de cinqüenta côvados; as suas colunas eram dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
13 - E para o lado oriental eram as cortinas de cinqüenta côvados.
14 - As cortinas para um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas eram três e as suas bases três.
15 - Do mesmo modo para o outro lado; de um e de outro lado da porta do átrio havia cortinas de quinze côvados; as suas colunas eram três e as suas bases três.
16 - Todas as cortinas do átrio ao redor eram de linho fino torcido.
17 - As bases das colunas eram de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata; o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do átrio eram cingidas de faixas de prata.
18 - O reposteiro da porta do átrio era de azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido, obra de bordador; o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, conforme a altura das cortinas do átrio.
19 - As suas colunas eram quatro, e quatro as suas bases, todas de bronze; os seus colchetes eram de prata, como também o revestimento dos capitéis, e as suas faixas.
20 - E todas as estacas do tabernáculo e do átrio ao redor eram de bronze.
21 - Esta é a enumeração das coisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas, por intermédio de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
22 - Fez, pois, Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés;
23 - e com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, gravador, desenhista, e bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino.
24 - Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme o siclo do santuário.
25 - A prata dos arrolados da congregação montou em cem talentos e mil setecentos setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário;
26 - um beca para cada cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário, de todo aquele que passava para os arrolados, da idade de vinte anos e acima, que foram seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.
27 - E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para cem bases eram cem talentos, um talento para cada base.
28 - Mas dos mil setecentos e setenta e cinco siclos, fez colchetes para as colunas, e cobriu os seus capitéis e fez-lhes as faixas.
29 - E o bronze da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
30 - Dele fez as bases da porta da tenda da revelação, o altar de bronze, e o crivo de bronze para ele, todos os utensílios do altar,
31 - as bases do átrio ao redor e as bases da porta do átrio, todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do átrio ao redor.
- Pergunta sobre o Ano Bíblico.:
De que material eram os pregos utilizados na construção do tabernáculo e do átrio?
Resposta: bronze (Êxodo 38:20)
- Curiosidades Bíblicas.:
Quantas vezes Deus apareceu a Salomão?
Resposta: Duas vezes. I Reis 11:9.
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=11&capitulo=11
- Versos Bíblicos.:
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=43&capitulo=3&verso=17
- Ano Bíblico (Espanhol).: Libro de Êxodo
Capítulo 37
1 - Bezaleel hizo también el arca de madera de acacia. Era de dos codos y medio de largo, de un codo y medio de ancho y de un codo y medio de alto.
2 - La Recubrió de oro puro por dentro y por fuera, y le hizo una moldura de oro alrededor.
3 - Le hizo, Además, cuatro aros de oro fundido para sus cuatro patas: dos aros a un lado de ella, y dos aros al otro lado.
4 - También hizo las varas de madera de acacia y las Recubrió de oro.
5 - Y Metió las varas por los aros a los lados del arca, para llevar el arca.
6 - Hizo también el propiciatorio de oro puro. Era de dos codos y medio de largo y de un codo y medio de ancho.
7 - También hizo los dos querubines; de oro modelado a martillo los hizo en los dos extremos del propiciatorio.
8 - Un Querubín estaba en un extremo, y el otro Querubín en el otro extremo. De una sola pieza con el propiciatorio hizo los querubines en sus dos extremos.
9 - Los querubines Extendían las alas por encima, cubriendo con sus alas el propiciatorio. Sus caras estaban una frente a la otra; las caras de los querubines estaban mirando hacia el propiciatorio.
10 - Hizo también la mesa de madera de acacia. Era de dos codos de largo, de un codo de ancho y de un codo y medio de alto.
11 - La Recubrió de oro puro y le hizo una moldura de oro alrededor.
12 - Le hizo también un marco alrededor, de un palmo menor de ancho, y al marco le hizo una moldura de oro alrededor.
13 - Le hizo cuatro aros de oro fundido y los puso en las cuatro esquinas que corresponden a sus cuatro patas.
14 - Próximos al marco estaban los aros donde se colocaban las varas para llevar la mesa.
15 - Hizo también las varas de madera de acacia, para llevar la mesa, y las Recubrió de oro.
16 - También hizo de oro puro los utensilios que Habrían de estar sobre la mesa: sus platos, sus cucharas, sus tazones y sus vasijas para hacer la Libación.
17 - Hizo también el candelabro de oro puro modelado a martillo. El candelabro con su base, su tallo, sus Cálices, sus botones y sus flores era de una sola pieza.
18 - Seis brazos Salían de sus lados: tres brazos del candelabro de un lado, y tres brazos del candelabro del otro lado.
19 - En un brazo Había tres Cálices en forma de Botón y flor de almendro, y en su otro brazo Había tres Cálices en forma de Botón y flor de almendro; Así en los seis brazos que Salían del candelabro.
20 - En el tallo del candelabro Había cuatro Cálices en forma de flor de almendro, con sus botones y sus flores.
21 - Había un Botón debajo de dos brazos del mismo, otro Botón debajo de otros dos brazos del mismo, y otro Botón debajo de los otros dos brazos del mismo; Así con los seis brazos que Salían de él.
22 - Sus botones y sus brazos eran de una sola pieza con él; todo era una pieza de oro puro modelado a martillo.
23 - Hizo también de oro puro sus siete Lámparas, sus despabiladeras y sus platillos.
24 - Hizo el candelabro y todos sus accesorios de un talento de oro puro.
25 - Hizo también de madera de acacia el altar del incienso. Era cuadrado, de un codo de largo, de un codo de ancho y de dos codos de alto. Sus cuernos estaban hechos de la misma pieza.
26 - Lo Recubrió de oro puro, tanto su cubierta como sus paredes alrededor y sus cuernos. Le hizo alrededor una moldura de oro.
27 - También hizo dos aros de oro debajo de su moldura en sus dos costados, en sus dos lados, donde se colocaban las varas con que Sería transportado.
28 - Hizo las varas de madera de acacia y las Recubrió de oro.
29 - Hizo también el aceite de la santa Unción y el incienso Aromático puro, obra de perfumador.
Capítulo 38
1 - Hizo también el altar del holocausto de madera de acacia. Era cuadrado, de 5 codos de largo, de 5 codos de ancho y de 3 codos de alto.
2 - Le hizo cuernos en sus cuatro esquinas; los cuernos eran de una misma pieza. Y los Recubrió de bronce.
3 - También hizo todos los utensilios del altar: bandejas, palas, tazones para la Aspersión, tenedores y baldes. Hizo de bronce todos sus utensilios.
4 - También hizo para el altar la rejilla de bronce, en forma de red, que puso por debajo del borde del altar, hasta la mitad del altar.
5 - También hizo de bronce fundido cuatro aros en los cuatro extremos de la rejilla de bronce, donde se colocaban las varas.
6 - Hizo también las varas de madera de acacia y las Recubrió de bronce.
7 - Metió las varas por los aros de los lados del altar, para transportarlo con ellas. El altar era hueco, hecho de tablas.
8 - Hizo también la fuente de bronce con su base de bronce, de los espejos de las mujeres que prestaban servicio a la entrada del Tabernáculo de Reunión.
9 - Hizo también el atrio. En el lado sur el atrio Tenía mamparas de lino torcido a lo largo de 100 codos.
10 - Sus veinte pilares con sus veinte bases eran de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
11 - El lado norte también Tenía 100 codos. Sus veinte pilares con sus veinte bases eran de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
12 - El lado occidental Tenía 50 codos de mamparas con sus diez pilares y sus diez bases. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
13 - Al frente, es decir, al este, también Tenía 50 codos.
14 - A un lado Había 15 codos de mamparas con sus tres pilares y sus tres bases;
15 - asimismo al otro lado. A uno y a otro lado de la entrada del atrio Había 15 codos de mamparas con sus tres pilares y sus bases.
16 - Todas las mamparas alrededor del atrio eran de lino torcido;
17 - y las bases de los pilares, de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata. Los capiteles de sus pilares también estaban recubiertos de plata, y todos los pilares del atrio Tenían bandas de plata.
18 - La cortina de la entrada del atrio era obra de bordador hecha de material azul, de Púrpura, de Carmesí y de lino torcido. Tenía 20 codos de largo por 5 codos de alto, como las mamparas del atrio.
19 - Sus cuatro pilares con sus cuatro bases eran de bronce. Sus ganchos eran de plata, y el revestimiento de sus capiteles y sus bandas era de plata.
20 - Todas las estacas del Tabernáculo y del atrio alrededor eran de bronce.
21 - Estas son las cantidades de materiales usados para el Tabernáculo, el Tabernáculo del testimonio, que por orden de Moisés fueron escritas en un registro por los levitas, bajo la Dirección de Itamar, hijo del sacerdote Aarón.
22 - Bezaleel hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá, hizo todo lo que Jehovah Había mandado a Moisés,
23 - junto con Oholiab hijo de Ajisamac, de la tribu de Dan, quien era Artífice, diseñador y bordador en material azul, en Púrpura, en Carmesí y en lino.
24 - Todo el oro empleado en la obra, en toda la obra del santuario, era oro de la ofrenda, y fue 29 talentos y 730 siclos, Según el siclo del santuario.
25 - La plata de los inscritos de la asamblea fue de 100 talentos y 1.775 siclos, Según el siclo del santuario.
26 - Esto representaba el medio por persona, es decir, el medio siclo, Según el siclo del santuario, de todos los contados de veinte años para arriba, los cuales fueron 603.550.
27 - Los 100 talentos de plata fueron fundidos para hacer las bases del santuario y las bases del velo, 100 bases por 100 talentos, un talento por base.
28 - De los 1.775 siclos hizo los ganchos de los pilares, Revistió sus capiteles y les puso sus bandas.
29 - El bronce de la ofrenda fue 70 talentos y 2.400 siclos.
30 - Con él hizo las bases de la entrada del Tabernáculo de Reunión, el altar de bronce y su rejilla de bronce; todos los utensilios del altar,
31 - las bases del atrio alrededor, las bases de la entrada del atrio, todas las estacas del Tabernáculo y todas las estacas del atrio alrededor.
- Ano Bíblico (Inglês).: Book of Êxodo
Chapter 37
1 - And Bezalel made the ark of hard wood, two and a half cubits long, a cubit and a half wide and a cubit and a half high;
2 - Plating it inside and out with the best gold, and putting an edge of gold all round it.
3 - And he made four gold rings for its four angles, two on one side and two on the other,
4 - And rods of the same wood plated with gold.
5 - These rods he put in the rings at the sides of the ark, for lifting it.
6 - And he made the cover all of gold, two and a half cubits long and a cubit and a half wide.
7 - And he made two winged ones, hammered out of one bit of gold, for the two ends of the cover;
8 - Placing one at one end and one at the other; the winged ones were part of the cover.
9 - And their wings were stretched out over the cover; the faces of the winged ones were opposite one another and facing the cover.
10 - And he made the table of hard wood, two cubits long, a cubit wide and a cubit and a half high;
11 - Plating it with the best gold and putting a gold edge all round it.
12 - And he made a frame all round it about as wide as a man´s hand, edged with gold all round.
13 - And he made four gold rings, and put the rings at the angles of its four feet.
14 - The rings were fixed under the frame to take the rods with which the table was to be lifted.
15 - The rods for lifting the table he made of hard wood plated with gold.
16 - And all the table-vessels, the plates and spoons and basins and the cups for liquids, he made of the best gold.
17 - Then he made the support for the lights, all of the best gold; its base and its pillar were of hammered gold; its cups and buds and flowers were all made out of the same metal:
18 - It had six branches coming out from its sides, three from one side and three from the other;
19 - Every branch having three cups made like almond flowers, every cup with a bud and a flower on all the branches;
20 - And on its pillar, four cups like almond flowers, every one with its bud and its flower;
21 - And under every two branches a bud, made with the branch, for all six branches of it.
22 - The buds and the branches were made of the same metal, all together one complete work of the best hammered gold.
23 - And he made the seven vessels for the lights, and all the necessary instruments for it, of gold.
24 - A talent of the best gold was used for the making of it and its vessels.
25 - And he made the altar for the burning of spices, using the same hard wood; it was square, a cubit long and a cubit wide and two cubits high; the horns made of the same.
26 - The top and the sides and the horns were all plated with the best gold; and he put an edge of gold all round it.
27 - And he made two gold rings, placing them on the two opposite sides under the edge, to take the rods for lifting it.
28 - The rods he made of the same hard wood, plating them with gold.
29 - And he made the holy oil and the perfume of sweet spices for burning, after the art of the perfume-maker.
Chapter 38
1 - The altar of burned offerings he made of hard wood; a square altar, five cubits long, five cubits wide and three cubits high,
2 - And he put horns at its four angles made of the same, plating it all with brass;
3 - And brass was used for all the vessels of the altar, the baskets and the spades, the basins and the meat-hooks and the fire-trays; all the vessels he made of brass
4 - And he made a network of brass for the altar, under the frame round it, stretching half-way up;
5 - And four rings for the four angles of this network, to take the rods.
6 - The rods he made of hard wood plated with brass.
7 - He put the rods through the rings at the opposite sides of the altar for lifting it; he made the altar hollow, boarded in with wood.
8 - And he made the washing-vessel of brass on a brass base, using the polished brass looking-glasses given by the women who did work at the doors of the Tent of meeting.
9 - To make the open space, he put hangings on the south side, of the best linen, a hundred cubits long:
10 - Their twenty pillars and their twenty bases were brass; and the hooks of the pillars and their bands were of silver.
11 - And for the north side. hangings a hundred cubits long, on twenty brass pillars in brass bases, with silver hooks and bands.
12 - And on the west side, hangings fifty cubits long, on ten pillars in ten bases, with silver bands.
13 - And on the east side, the open space was fifty cubits long.
14 - The hangings on one side of the doorway were fifteen cubits long, on three pillars with their three bases;
15 - And the same on the other side of the doorway; on this side and on that the hangings were fifteen cubits long, on three pillars with their three bases.
16 - All the hangings were of the best linen.
17 - And the bases of the pillars were of brass; their hooks and the bands round the tops of them were of silver; all the pillars were ringed with silver.
18 - And the curtain for the doorway of the open space was of the best linen, with designs of blue and purple and red in needlework; it was twenty cubits long and five cubits high, to go with the hangings round the sides.
19 - There were four pillars with their bases, all of brass, the hooks being of silver, and their tops and their bands being covered with silver.
20 - All the nails used for the House and the open space round it were of brass.
21 - This is the price of the making of the House, even the House of witness, as it was valued by the word of Moses, for the work of the Levites under the direction of Ithamar, the son of Aaron the priest.
22 - Bezalel, the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah, made everything as the Lord had given orders to Moses.
23 - And with him was Oholiab, the son of Ahisamach, of the tribe of Dan; a designer and a trained workman, expert in needlework of blue and purple and red and the best linen.
24 - The gold used for all the different work done for the holy place, the gold which was given, was twenty-nine talents, and seven hundred and thirty shekels in weight, by the scale of the holy place.
25 - And the silver given by those who were numbered of the people was a hundred talents, and a thousand, seven hundred and seventy-five shekels in weight, by the scale of the holy place.
26 - A beka, that is, half a shekel by the holy scale, for everyone who was numbered; there were six hundred and three thousand, five hundred and fifty men of twenty years old and over.
27 - Of this silver, a hundred talents was used for making the bases of the pillars of the holy place and of the veil; a talent for every base.
28 - And a thousand, seven hundred and seventy-five shekels of silver was used to make the hooks for the pillars, and for plating the tops of the pillars and for making their bands.
29 - The brass which was given was seventy talents, two thousand four hundred shekels;
30 - From it he made the bases of the doorway of the Tent of meeting and the brass altar and the network for it and all the vessels for the altar,
31 - And the bases for the open space all round and for its doorway, and all the nails for the House and for the open space.
Na graça de nosso Senhor Jesus,
Daniel Gavin
Diretor Geral - Ellen White Books
http://www.ellenwhite.com.br/
http://www.ellenwhitebooks.com/
http://www.ellenwhite.es/
http://www.ellenwhitebooks.es/
Capítulo 37
1 - Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio, a sua largura de um côvado e meio, e a sua altura de um côvado e meio.
2 - Cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora, fez-lhe uma moldura de ouro ao redor,
3 - e fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos, duas argolas num lado e duas no outro.
4 - Também fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;
5 - e meteu os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.
6 - Fez também um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio.
7 - Fez também dois querubins de ouro; de ouro batido os fez nas duas extremidades do propiciatório,
8 - um querubim numa extremidade, e o outro querubim na outra; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9 - E os querubins estendiam as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; para o propiciatório estavam voltadas as faces dos querubins.
10 - Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados, a sua largura de um côvado, e a sua altura de um côvado e meio.
11 - cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor.
12 - Fez-lhe também ao redor uma guarnição de quatro dedos de largura, e ao redor na guarnição fez uma moldura de ouro.
13 - Fundiu-lhe também nos quatro cantos que estavam sobre os seus quatro pés.
14 - Junto da guarnição estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
15 - Fez também estes varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16 - E de ouro puro fez os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, as suas tigelas e os seus cântaros, com que se haviam de oferecer as libações.
17 - Fez também o candelabro de ouro puro; de ouro batido fez o candelabro, tanto o seu pedestal como a sua haste; os seus copos, os seus cálices e as suas corolas formavam com ele uma só peça.
18 - Dos seus lados saíam seis braços: três de um lado do candelabro e três do outro lado.
19 - Em um braço havia três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; igualmente no outro braço três copos a modo de flores de amêndoa, com cálice e corola; assim se fez com os seis braços que saíam do candelabro.
20 - Mas na haste central havia quatro copos a modo de flores de amêndoa, com os seus cálices e as suas corolas;
21 - também havia um cálice debaixo de dois braços, formando com a haste uma só peça, e outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste, e ainda outro cálice debaixo de dois outros braços, de uma só peça com a haste; e assim se fez para os seis braços que saíam da haste.
22 - Os seus cálices e os seus braços formavam uma só peça com a haste; o todo era uma obra batida de ouro puro.
23 - Também de ouro puro lhe fez as lâmpadas, em número de sete, com os seus espevitadores e os seus cinzeiros.
24 - De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
25 - De madeira de acácia fez o altar do incenso; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, quadrado, e de dois côvados a sua altura; as suas pontas formavam uma só peça com ele.
26 - Cobriu-o de ouro puro, tanto a face superior como as suas paredes ao redor, e as suas pontas, e fez-lhe uma moldura de ouro ao redor.
27 - Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua moldura, nos dois cantos de ambos os lados, como lugares dos varais, para com eles se levar o altar.
28 - E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29 - Também fez o óleo sagrado da unção, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.
Capítulo 38
1 - Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco côvados era o seu comprimento e de cinco côvados a sua largura, quadrado, e de três côvados a sua altura.
2 - E fez-lhe pontas nos seus quatro cantos; as suas pontas formavam uma só peça com ele; e cobriu-o de bronze.
3 - Fez também todos os utensílios do altar: os cinzeiros, as pás, as bacias, os garfos e os braseiros; todos os seus utensílios fez de bronze.
4 - Fez também para o altar um crivo de bronze em forma de rede, em baixo da borda ao redor, chegando ele até o meio do altar.
5 - E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de bronze, como lugares dos varais.
6 - E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de bronze.
7 - E meteu os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles se levar o altar; fê-lo oco, de tábuas.
8 - Fez também a pia de bronze com a sua base de bronze, dos espelhos das mulheres que se reuniam e ministravam à porta da tenda da revelação.
9 - Fez também o átrio. Para o lado meridional as cortinas eram de linho fino torcido, de cem côvados de comprimento.
10 - As suas colunas eram vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
11 - Para o lado setentrional as cortinas eram de cem côvados; as suas colunas eram vinte, e vinte as suas bases, todas de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
12 - Para o lado ocidental as cortinas eram de cinqüenta côvados; as suas colunas eram dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata.
13 - E para o lado oriental eram as cortinas de cinqüenta côvados.
14 - As cortinas para um lado da porta eram de quinze côvados; as suas colunas eram três e as suas bases três.
15 - Do mesmo modo para o outro lado; de um e de outro lado da porta do átrio havia cortinas de quinze côvados; as suas colunas eram três e as suas bases três.
16 - Todas as cortinas do átrio ao redor eram de linho fino torcido.
17 - As bases das colunas eram de bronze; os colchetes das colunas e as suas faixas eram de prata; o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do átrio eram cingidas de faixas de prata.
18 - O reposteiro da porta do átrio era de azul, púrpura, carmesim e linho fino torcido, obra de bordador; o comprimento era de vinte côvados, e a altura, na largura, de cinco côvados, conforme a altura das cortinas do átrio.
19 - As suas colunas eram quatro, e quatro as suas bases, todas de bronze; os seus colchetes eram de prata, como também o revestimento dos capitéis, e as suas faixas.
20 - E todas as estacas do tabernáculo e do átrio ao redor eram de bronze.
21 - Esta é a enumeração das coisas para o tabernáculo, a saber, o tabernáculo do testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas, por intermédio de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.
22 - Fez, pois, Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o Senhor tinha ordenado a Moisés;
23 - e com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, gravador, desenhista, e bordador em azul, púrpura, carmesim e linho fino.
24 - Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber, o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme o siclo do santuário.
25 - A prata dos arrolados da congregação montou em cem talentos e mil setecentos setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário;
26 - um beca para cada cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário, de todo aquele que passava para os arrolados, da idade de vinte anos e acima, que foram seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.
27 - E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para cem bases eram cem talentos, um talento para cada base.
28 - Mas dos mil setecentos e setenta e cinco siclos, fez colchetes para as colunas, e cobriu os seus capitéis e fez-lhes as faixas.
29 - E o bronze da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
30 - Dele fez as bases da porta da tenda da revelação, o altar de bronze, e o crivo de bronze para ele, todos os utensílios do altar,
31 - as bases do átrio ao redor e as bases da porta do átrio, todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do átrio ao redor.
- Pergunta sobre o Ano Bíblico.:
De que material eram os pregos utilizados na construção do tabernáculo e do átrio?
Resposta: bronze (Êxodo 38:20)
- Curiosidades Bíblicas.:
Quantas vezes Deus apareceu a Salomão?
Resposta: Duas vezes. I Reis 11:9.
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=11&capitulo=11
- Versos Bíblicos.:
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=43&capitulo=3&verso=17
- Ano Bíblico (Espanhol).: Libro de Êxodo
Capítulo 37
1 - Bezaleel hizo también el arca de madera de acacia. Era de dos codos y medio de largo, de un codo y medio de ancho y de un codo y medio de alto.
2 - La Recubrió de oro puro por dentro y por fuera, y le hizo una moldura de oro alrededor.
3 - Le hizo, Además, cuatro aros de oro fundido para sus cuatro patas: dos aros a un lado de ella, y dos aros al otro lado.
4 - También hizo las varas de madera de acacia y las Recubrió de oro.
5 - Y Metió las varas por los aros a los lados del arca, para llevar el arca.
6 - Hizo también el propiciatorio de oro puro. Era de dos codos y medio de largo y de un codo y medio de ancho.
7 - También hizo los dos querubines; de oro modelado a martillo los hizo en los dos extremos del propiciatorio.
8 - Un Querubín estaba en un extremo, y el otro Querubín en el otro extremo. De una sola pieza con el propiciatorio hizo los querubines en sus dos extremos.
9 - Los querubines Extendían las alas por encima, cubriendo con sus alas el propiciatorio. Sus caras estaban una frente a la otra; las caras de los querubines estaban mirando hacia el propiciatorio.
10 - Hizo también la mesa de madera de acacia. Era de dos codos de largo, de un codo de ancho y de un codo y medio de alto.
11 - La Recubrió de oro puro y le hizo una moldura de oro alrededor.
12 - Le hizo también un marco alrededor, de un palmo menor de ancho, y al marco le hizo una moldura de oro alrededor.
13 - Le hizo cuatro aros de oro fundido y los puso en las cuatro esquinas que corresponden a sus cuatro patas.
14 - Próximos al marco estaban los aros donde se colocaban las varas para llevar la mesa.
15 - Hizo también las varas de madera de acacia, para llevar la mesa, y las Recubrió de oro.
16 - También hizo de oro puro los utensilios que Habrían de estar sobre la mesa: sus platos, sus cucharas, sus tazones y sus vasijas para hacer la Libación.
17 - Hizo también el candelabro de oro puro modelado a martillo. El candelabro con su base, su tallo, sus Cálices, sus botones y sus flores era de una sola pieza.
18 - Seis brazos Salían de sus lados: tres brazos del candelabro de un lado, y tres brazos del candelabro del otro lado.
19 - En un brazo Había tres Cálices en forma de Botón y flor de almendro, y en su otro brazo Había tres Cálices en forma de Botón y flor de almendro; Así en los seis brazos que Salían del candelabro.
20 - En el tallo del candelabro Había cuatro Cálices en forma de flor de almendro, con sus botones y sus flores.
21 - Había un Botón debajo de dos brazos del mismo, otro Botón debajo de otros dos brazos del mismo, y otro Botón debajo de los otros dos brazos del mismo; Así con los seis brazos que Salían de él.
22 - Sus botones y sus brazos eran de una sola pieza con él; todo era una pieza de oro puro modelado a martillo.
23 - Hizo también de oro puro sus siete Lámparas, sus despabiladeras y sus platillos.
24 - Hizo el candelabro y todos sus accesorios de un talento de oro puro.
25 - Hizo también de madera de acacia el altar del incienso. Era cuadrado, de un codo de largo, de un codo de ancho y de dos codos de alto. Sus cuernos estaban hechos de la misma pieza.
26 - Lo Recubrió de oro puro, tanto su cubierta como sus paredes alrededor y sus cuernos. Le hizo alrededor una moldura de oro.
27 - También hizo dos aros de oro debajo de su moldura en sus dos costados, en sus dos lados, donde se colocaban las varas con que Sería transportado.
28 - Hizo las varas de madera de acacia y las Recubrió de oro.
29 - Hizo también el aceite de la santa Unción y el incienso Aromático puro, obra de perfumador.
Capítulo 38
1 - Hizo también el altar del holocausto de madera de acacia. Era cuadrado, de 5 codos de largo, de 5 codos de ancho y de 3 codos de alto.
2 - Le hizo cuernos en sus cuatro esquinas; los cuernos eran de una misma pieza. Y los Recubrió de bronce.
3 - También hizo todos los utensilios del altar: bandejas, palas, tazones para la Aspersión, tenedores y baldes. Hizo de bronce todos sus utensilios.
4 - También hizo para el altar la rejilla de bronce, en forma de red, que puso por debajo del borde del altar, hasta la mitad del altar.
5 - También hizo de bronce fundido cuatro aros en los cuatro extremos de la rejilla de bronce, donde se colocaban las varas.
6 - Hizo también las varas de madera de acacia y las Recubrió de bronce.
7 - Metió las varas por los aros de los lados del altar, para transportarlo con ellas. El altar era hueco, hecho de tablas.
8 - Hizo también la fuente de bronce con su base de bronce, de los espejos de las mujeres que prestaban servicio a la entrada del Tabernáculo de Reunión.
9 - Hizo también el atrio. En el lado sur el atrio Tenía mamparas de lino torcido a lo largo de 100 codos.
10 - Sus veinte pilares con sus veinte bases eran de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
11 - El lado norte también Tenía 100 codos. Sus veinte pilares con sus veinte bases eran de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
12 - El lado occidental Tenía 50 codos de mamparas con sus diez pilares y sus diez bases. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata.
13 - Al frente, es decir, al este, también Tenía 50 codos.
14 - A un lado Había 15 codos de mamparas con sus tres pilares y sus tres bases;
15 - asimismo al otro lado. A uno y a otro lado de la entrada del atrio Había 15 codos de mamparas con sus tres pilares y sus bases.
16 - Todas las mamparas alrededor del atrio eran de lino torcido;
17 - y las bases de los pilares, de bronce. Los ganchos de los pilares y sus bandas eran de plata. Los capiteles de sus pilares también estaban recubiertos de plata, y todos los pilares del atrio Tenían bandas de plata.
18 - La cortina de la entrada del atrio era obra de bordador hecha de material azul, de Púrpura, de Carmesí y de lino torcido. Tenía 20 codos de largo por 5 codos de alto, como las mamparas del atrio.
19 - Sus cuatro pilares con sus cuatro bases eran de bronce. Sus ganchos eran de plata, y el revestimiento de sus capiteles y sus bandas era de plata.
20 - Todas las estacas del Tabernáculo y del atrio alrededor eran de bronce.
21 - Estas son las cantidades de materiales usados para el Tabernáculo, el Tabernáculo del testimonio, que por orden de Moisés fueron escritas en un registro por los levitas, bajo la Dirección de Itamar, hijo del sacerdote Aarón.
22 - Bezaleel hijo de Uri, hijo de Hur, de la tribu de Judá, hizo todo lo que Jehovah Había mandado a Moisés,
23 - junto con Oholiab hijo de Ajisamac, de la tribu de Dan, quien era Artífice, diseñador y bordador en material azul, en Púrpura, en Carmesí y en lino.
24 - Todo el oro empleado en la obra, en toda la obra del santuario, era oro de la ofrenda, y fue 29 talentos y 730 siclos, Según el siclo del santuario.
25 - La plata de los inscritos de la asamblea fue de 100 talentos y 1.775 siclos, Según el siclo del santuario.
26 - Esto representaba el medio por persona, es decir, el medio siclo, Según el siclo del santuario, de todos los contados de veinte años para arriba, los cuales fueron 603.550.
27 - Los 100 talentos de plata fueron fundidos para hacer las bases del santuario y las bases del velo, 100 bases por 100 talentos, un talento por base.
28 - De los 1.775 siclos hizo los ganchos de los pilares, Revistió sus capiteles y les puso sus bandas.
29 - El bronce de la ofrenda fue 70 talentos y 2.400 siclos.
30 - Con él hizo las bases de la entrada del Tabernáculo de Reunión, el altar de bronce y su rejilla de bronce; todos los utensilios del altar,
31 - las bases del atrio alrededor, las bases de la entrada del atrio, todas las estacas del Tabernáculo y todas las estacas del atrio alrededor.
- Ano Bíblico (Inglês).: Book of Êxodo
Chapter 37
1 - And Bezalel made the ark of hard wood, two and a half cubits long, a cubit and a half wide and a cubit and a half high;
2 - Plating it inside and out with the best gold, and putting an edge of gold all round it.
3 - And he made four gold rings for its four angles, two on one side and two on the other,
4 - And rods of the same wood plated with gold.
5 - These rods he put in the rings at the sides of the ark, for lifting it.
6 - And he made the cover all of gold, two and a half cubits long and a cubit and a half wide.
7 - And he made two winged ones, hammered out of one bit of gold, for the two ends of the cover;
8 - Placing one at one end and one at the other; the winged ones were part of the cover.
9 - And their wings were stretched out over the cover; the faces of the winged ones were opposite one another and facing the cover.
10 - And he made the table of hard wood, two cubits long, a cubit wide and a cubit and a half high;
11 - Plating it with the best gold and putting a gold edge all round it.
12 - And he made a frame all round it about as wide as a man´s hand, edged with gold all round.
13 - And he made four gold rings, and put the rings at the angles of its four feet.
14 - The rings were fixed under the frame to take the rods with which the table was to be lifted.
15 - The rods for lifting the table he made of hard wood plated with gold.
16 - And all the table-vessels, the plates and spoons and basins and the cups for liquids, he made of the best gold.
17 - Then he made the support for the lights, all of the best gold; its base and its pillar were of hammered gold; its cups and buds and flowers were all made out of the same metal:
18 - It had six branches coming out from its sides, three from one side and three from the other;
19 - Every branch having three cups made like almond flowers, every cup with a bud and a flower on all the branches;
20 - And on its pillar, four cups like almond flowers, every one with its bud and its flower;
21 - And under every two branches a bud, made with the branch, for all six branches of it.
22 - The buds and the branches were made of the same metal, all together one complete work of the best hammered gold.
23 - And he made the seven vessels for the lights, and all the necessary instruments for it, of gold.
24 - A talent of the best gold was used for the making of it and its vessels.
25 - And he made the altar for the burning of spices, using the same hard wood; it was square, a cubit long and a cubit wide and two cubits high; the horns made of the same.
26 - The top and the sides and the horns were all plated with the best gold; and he put an edge of gold all round it.
27 - And he made two gold rings, placing them on the two opposite sides under the edge, to take the rods for lifting it.
28 - The rods he made of the same hard wood, plating them with gold.
29 - And he made the holy oil and the perfume of sweet spices for burning, after the art of the perfume-maker.
Chapter 38
1 - The altar of burned offerings he made of hard wood; a square altar, five cubits long, five cubits wide and three cubits high,
2 - And he put horns at its four angles made of the same, plating it all with brass;
3 - And brass was used for all the vessels of the altar, the baskets and the spades, the basins and the meat-hooks and the fire-trays; all the vessels he made of brass
4 - And he made a network of brass for the altar, under the frame round it, stretching half-way up;
5 - And four rings for the four angles of this network, to take the rods.
6 - The rods he made of hard wood plated with brass.
7 - He put the rods through the rings at the opposite sides of the altar for lifting it; he made the altar hollow, boarded in with wood.
8 - And he made the washing-vessel of brass on a brass base, using the polished brass looking-glasses given by the women who did work at the doors of the Tent of meeting.
9 - To make the open space, he put hangings on the south side, of the best linen, a hundred cubits long:
10 - Their twenty pillars and their twenty bases were brass; and the hooks of the pillars and their bands were of silver.
11 - And for the north side. hangings a hundred cubits long, on twenty brass pillars in brass bases, with silver hooks and bands.
12 - And on the west side, hangings fifty cubits long, on ten pillars in ten bases, with silver bands.
13 - And on the east side, the open space was fifty cubits long.
14 - The hangings on one side of the doorway were fifteen cubits long, on three pillars with their three bases;
15 - And the same on the other side of the doorway; on this side and on that the hangings were fifteen cubits long, on three pillars with their three bases.
16 - All the hangings were of the best linen.
17 - And the bases of the pillars were of brass; their hooks and the bands round the tops of them were of silver; all the pillars were ringed with silver.
18 - And the curtain for the doorway of the open space was of the best linen, with designs of blue and purple and red in needlework; it was twenty cubits long and five cubits high, to go with the hangings round the sides.
19 - There were four pillars with their bases, all of brass, the hooks being of silver, and their tops and their bands being covered with silver.
20 - All the nails used for the House and the open space round it were of brass.
21 - This is the price of the making of the House, even the House of witness, as it was valued by the word of Moses, for the work of the Levites under the direction of Ithamar, the son of Aaron the priest.
22 - Bezalel, the son of Uri, the son of Hur, of the tribe of Judah, made everything as the Lord had given orders to Moses.
23 - And with him was Oholiab, the son of Ahisamach, of the tribe of Dan; a designer and a trained workman, expert in needlework of blue and purple and red and the best linen.
24 - The gold used for all the different work done for the holy place, the gold which was given, was twenty-nine talents, and seven hundred and thirty shekels in weight, by the scale of the holy place.
25 - And the silver given by those who were numbered of the people was a hundred talents, and a thousand, seven hundred and seventy-five shekels in weight, by the scale of the holy place.
26 - A beka, that is, half a shekel by the holy scale, for everyone who was numbered; there were six hundred and three thousand, five hundred and fifty men of twenty years old and over.
27 - Of this silver, a hundred talents was used for making the bases of the pillars of the holy place and of the veil; a talent for every base.
28 - And a thousand, seven hundred and seventy-five shekels of silver was used to make the hooks for the pillars, and for plating the tops of the pillars and for making their bands.
29 - The brass which was given was seventy talents, two thousand four hundred shekels;
30 - From it he made the bases of the doorway of the Tent of meeting and the brass altar and the network for it and all the vessels for the altar,
31 - And the bases for the open space all round and for its doorway, and all the nails for the House and for the open space.
Na graça de nosso Senhor Jesus,
Daniel Gavin
Diretor Geral - Ellen White Books
http://www.ellenwhite.com.br/
http://www.ellenwhitebooks.com/
http://www.ellenwhite.es/
http://www.ellenwhitebooks.es/