- Ano Bíblico (Português).: Livro de Levítico
Capítulo 5
1 - Se alguém, tendo-se ajuramentado como testemunha, pecar por não denunciar o que viu, ou o que soube, levará a sua iniqüidade.
2 - Se alguém tocar alguma coisa imunda, seja cadáver de besta-fera imunda, seja cadáver de gado imundo, seja cadáver de réptil imundo, embora faça sem se aperceber, contudo será ele imundo e culpado.
3 - Se alguém, sem se aperceber tocar a imundícia de um homem, seja qual for a imundícia com que este se tornar imundo, quando o souber será culpado.
4 - Se alguém, sem se aperceber, jurar temerariamente com os seus lábios fazer mal ou fazer bem, em tudo o que o homem pronunciar temerariamente com juramento, quando o souber, culpado será numa destas coisas.
5 - Deverá, pois, quando for culpado numa destas coisas, confessar aquilo em que houver pecado.
6 - E como sua oferta pela culpa, ele trará ao Senhor, pelo pecado que cometeu, uma fêmea de gado miúdo; uma cordeira, ou uma cabrinha, trará como oferta pelo pecado; e o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado.
7 - Mas, se as suas posses não bastarem para gado miúdo, então trará ao Senhor, como sua oferta pela culpa por aquilo em que houver pecado, duas rolas, ou dois pombinhos; um como oferta pelo pecado, e o outro como holocausto;
8 - e os trará ao sacerdote, o qual oferecerá primeiro aquele que é para a oferta pelo pecado, e com a unha lhe fenderá a cabeça junto ao pescoço, mas não o partirá;
9 - e do sangue da oferta pelo pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que restar, daquele sangue espremer-se-á à base do altar; é oferta pelo pecado.
10 - E do outro fará holocausto conforme a ordenança; assim o sacerdote fará expiação por ele do pecado que cometeu, e ele será perdoado.
11 - Se, porém, as suas posses não bastarem para duas rolas, ou dois pombinhos, então, como oferta por aquilo em que houver pecado, trará a décima parte duma efa de flor de farinha como oferta pelo pecado; não lhe deitará azeite nem lhe porá em cima incenso, porquanto é oferta pelo pecado;
12 - e o trará ao sacerdote, o qual lhe tomará um punhado como o memorial da oferta, e a queimará sobre o altar em cima das ofertas queimadas do Senhor; é oferta pelo pecado.
13 - Assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, que houver cometido em alguma destas coisas, e ele será perdoado; e o restante pertencerá ao sacerdote, como a oferta de cereais.
14 - Disse mais o Senhor a Moisés:
15 - Se alguém cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do Senhor, então trará ao Senhor, como a sua oferta pela culpa, um carneiro sem defeito, do rebanho, conforme a tua avaliação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para oferta pela culpa.
16 - Assim fará restituição pelo pecado que houver cometido na coisa sagrada, e ainda lhe acrescentará a quinta parte, e a dará ao sacerdote; e com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado.
17 - Se alguém pecar, fazendo qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, ainda que não o soubesse, contudo será ele culpado, e levará a sua iniqüidade;
18 - e como oferta pela culpa trará ao sacerdote um carneiro sem defeito, do rebanho, conforme a tua avaliação; e o sacerdote fará por ele expiação do erro que involuntariamente houver cometido sem o saber; e ele será perdoado.
19 - É oferta pela culpa; certamente ele se tornou culpado diante do Senhor.
Capítulo 6
1 - Disse ainda o Senhor a Moisés:
2 - Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo;
3 - se achar o perdido, e nisso se houver dolosamente e jurar falso; ou se fizer qualquer de todas as coisas em que o homem costuma pecar;
4 - se, pois, houver pecado e for culpado, restituirá o que roubou, ou o que obteve pela opressão, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,
5 - ou qualquer coisa sobre que jurou falso; por inteiro o restituirá, e ainda a isso acrescentará a quinta parte; a quem pertence, lho dará no dia em que trouxer a sua oferta pela culpa.
6 - E como a sua oferta pela culpa, trará ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho; conforme a tua avaliação para oferta pela culpa trá-lo-á ao sacerdote;
7 - e o sacerdote fará expiação por ele diante do Senhor, e ele será perdoado de todas as coisas que tiver feito, nas quais se tenha tornado culpado.
8 - Disse mais o Senhor a Moisés:
9 - Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar.
10 - E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.
11 - Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
12 - O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.
13 - O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.
14 - Esta é a lei da oferta de cereais: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.
15 - O sacerdote tomará dela um punhado, isto é, da flor de farinha da oferta de cereais e do azeite da mesma, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de cereais, e os queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor, como o memorial da oferta.
16 - E Arão e seus filhos comerão o restante dela; comê-lo-ão sem fermento em lugar santo; no átrio da tenda da revelação o comerão.
17 - Levedado não se cozerá. Como a sua porção das minhas ofertas queimadas lho tenho dado; coisa santíssima é, como a oferta pelo pecado, e como a oferta pela culpa.
18 - Todo varão entre os filhos de Arão comerá dela, como a sua porção das ofertas queimadas do Senhor; estatuto perpétuo será para as vossas gerações; tudo o que as tocar será santo.
19 - Disse mais o Senhor a Moisés:
20 - Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, a qual oferecerão ao Senhor no dia em que ele for ungido: a décima parte duma efa de flor de farinha, como oferta de cereais, perpetuamente, a metade dela pela amanhã, e a outra metade à tarde.
21 - Numa assadeira se fará com azeite; bem embebida a trarás; em pedaços cozidos oferecerás a oferta de cereais por cheiro suave ao Senhor.
22 - Também o sacerdote que, de entre seus filhos, for ungido em seu lugar, a oferecerá; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.
23 - Assim toda oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada; não se comerá.
24 - Disse mais o Senhor a Moisés:
25 - Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar em que se imola o holocausto se imolará a oferta pelo pecado perante o Senhor; coisa santíssima é.
26 - O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação.
27 - Tudo o que tocar a carne da oferta será santo; e quando o sangue dela for espargido sobre qualquer roupa, lavarás em lugar santo a roupa sobre a qual ele tiver sido espargido.
28 - Mas o vaso de barro em que for cozida será quebrado; e se for cozida num vaso de bronze, este será esfregado, e lavado, na água.
29 - Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; coisa santíssima é.
30 - Contudo não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da revelação, para fazer expiação no lugar santo; no fogo será queimada.
Capítulo 7
1 - Esta é a lei da oferta pela culpa: coisa santíssima é.
2 - No lugar em que imolam o holocausto, imolarão a oferta pela culpa, e o sangue dela se espargirá sobre o altar em redor.
3 - Dela se oferecerá toda a gordura: a cauda gorda, e a gordura que cobre a fressura,
4 - os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho sobre o fígado, juntamente com os rins, os tirará;
5 - e o sacerdote os queimará sobre o altar em oferta queimada ao Senhor; é uma oferta pela culpa.
6 - Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; num lugar santo se comerá; coisa santíssima é.
7 - Como é a oferta pelo pecado, assim será a oferta pela culpa; há uma só lei para elas, a saber, pertencerá ao sacerdote que com ela houver feito expiação.
8 - Também o sacerdote que oferecer o holocausto de alguém terá para si o couro do animal que tiver oferecido.
9 - Igualmente toda oferta de cereais que se assar ao forno, como tudo o que se preparar na frigideira e na assadeira, pertencerá ao sacerdote que a oferecer.
10 - Também toda oferta de cereais, seja ela amassada com azeite, ou seja seca, pertencerá a todos os filhos de Arão, tanto a um como a outro.
11 - Esta é a lei do sacrifício das ofertas pacíficas que se oferecerá ao Senhor:
12 - Se alguém o oferecer por oferta de ação de graças, com o sacrifício de ação de graças oferecerá bolos ázimos amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite, e bolos amassados com azeite, de flor de farinha, bem embebidos.
13 - Com os bolos oferecerá pão levedado como sua oferta, com o sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças.
14 - E dele oferecerá um de cada oferta por oferta alçada ao Senhor, o qual pertencerá ao sacerdote que espargir o sangue da oferta pacífica.
15 - Ora, a carne do sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até pela manhã.
16 - Se, porém, o sacrifício da sua oferta for voto, ou oferta voluntária, no dia em que for oferecido se comerá, e no dia seguinte se comerá o que dele ficar;
17 - mas o que ainda ficar da carne do sacrifício até o terceiro dia será queimado no fogo.
18 - Se alguma parte da carne do sacrifício da sua oferta pacífica se comer ao terceiro dia, aquele sacrifício não será aceito, nem será imputado àquele que o tiver oferecido; coisa abominável será, e quem dela comer levará a sua iniqüidade.
19 - A carne que tocar alguma coisa imunda não se comerá; será queimada no fogo; mas da outra carne, qualquer que estiver limpo comerá dela;
20 - todavia, se alguma pessoa, estando imunda, comer a carne do sacrifício da oferta pacífica, que pertence ao Senhor, essa pessoa será extirpada do seu povo.
21 - E, se alguma pessoa, tendo tocado alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominação imunda, comer da carne do sacrifício da oferta pacífica, que pertence ao Senhor, essa pessoa será extirpada do seu povo.
22 - Depois disse o Senhor a Moisés:
23 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis.
24 - Todavia pode-se usar a gordura do animal que morre por si mesmo, e a gordura do que é dilacerado por feras, para qualquer outro fim; mas de maneira alguma comereis dela.
25 - Pois quem quer que comer da gordura do animal, do qual se oferecer oferta queimada ao Senhor, sim, a pessoa que dela comer será extirpada do seu povo.
26 - E nenhum sangue comereis, quer de aves, quer de gado, em qualquer das vossas habitações.
27 - Toda pessoa que comer algum sangue será extirpada do seu povo.
28 - Disse mais o Senhor a Moisés:
29 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer sacrifício de oferta pacífica ao Senhor trará ao Senhor a respectiva oblação da sua oferta pacífica.
30 - Com as próprias mãos trará as ofertas queimadas do Senhor; o peito com a gordura trará, para movê-lo por oferta de movimento perante o Senhor.
31 - E o sacerdote queimará a gordura sobre o altar, mas o peito pertencerá a Arão e a seus filhos.
32 - E dos sacrifícios das vossas ofertas pacíficas, dareis a coxa direita ao sacerdote por oferta alçada.
33 - Aquele dentre os filhos de Arão que oferecer o sangue da oferta pacífica, e a gordura, esse terá a coxa direita por sua porção;
34 - porque o peito movido e a coxa alçada tenho tomado dos filhos de Israel, dos sacrifícios das suas ofertas pacíficas, e os tenho dado a Arão, o sacerdote, e a seus filhos, como sua porção, para sempre, da parte dos filhos de Israel.
35 - Esta é a porção sagrada de Arão e a porção sagrada de seus filhos, das ofertas queimadas do Senhor, desde o dia em que ele os apresentou para administrar o sacerdócio ao Senhor;
36 - a qual o Senhor, no dia em que os ungiu, ordenou que se lhes desse da parte dos filhos de Israel; é a sua porção para sempre, pelas suas gerações.
37 - Esta é a lei do holocausto, da oferta de cereais, da oferta pelo pecado, da oferta pela culpa, da oferta das consagrações, e do sacrifício das ofertas pacíficas;
38 - a qual o Senhor entregou a Moisés no monte Sinai, no dia em que este estava ordenando aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor, no deserto de Sinai.
- Pergunta sobre o Ano Bíblico.:
Além da gordura, o que mais os israelitas não podiam comer dos animais?
Resposta: sangue - (Levítico 7:22-27)
- Curiosidades Bíblicas.:
Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca?
Resposta: II Reis 2:23,24.
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=12&capitulo=2
- Versos Bíblicos.:
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=45&capitulo=8&verso=32
- Ano Bíblico (Espanhol).: Libro de Levítico
Capítulo 5
1 - "Cuando una persona peque porque, habiendo Oído la advertencia del juramento y siendo ella testigo que lo vio o lo supo, no lo denuncie, Será considerada culpable.
2 - De la misma manera, el que haya tocado cualquier cosa inmunda, sea el Cadáver de un animal inmundo no doméstico, o el Cadáver de un animal doméstico inmundo, o el Cadáver de un reptil inmundo, aunque no se haya dado cuenta de ello, Será impuro y culpable.
3 - Si alguien, sin darse cuenta, toca alguna impureza humana, sea cual sea la impureza con que se contamine, aunque no se haya dado cuenta de ello, cuando llegue a saberlo, Será culpable.
4 - También la persona que descuidadamente jura hacer algo, sea malo o bueno, respecto a cualquier asunto por el cual se jura, como se acostumbra a jurar sin pensar, cuando llegue a saberlo, Será culpable por cada una de estas cosas.
5 - "Y Sucederá que cuando alguien peque respecto a cualquiera de estas cosas, Confesará aquello en que Pecó,
6 - y Traerá a Jehovah como su sacrificio por la culpa, por su pecado cometido, una hembra del rebaño, sea oveja o cabra, como sacrificio por el pecado. El sacerdote le Hará Expiación por su pecado.
7 - "Si no tiene lo suficiente para una oveja, Traerá a Jehovah como sacrificio por la culpa, por aquello en que Pecó, dos Tórtolas o dos pichones de paloma, el uno para sacrificio por el pecado y el otro para holocausto.
8 - Los Traerá al sacerdote, quien Ofrecerá primero el que es para el sacrificio por el pecado. Le Arrancará la cabeza por el cuello, pero sin separarla totalmente.
9 - Rociará parte de la sangre del sacrificio por el pecado sobre la pared del altar y lo que sobre de la sangre lo Exprimirá al pie del altar. Este es el sacrificio por el pecado.
10 - Luego Ofrecerá el segundo en holocausto, de acuerdo con lo establecido. Así el sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido, y le Será perdonado.
11 - "Si no tiene lo suficiente para dos Tórtolas o dos pichones de paloma, por aquello en que Pecó, Traerá como su ofrenda la décima parte de un efa de harina fina como ofrenda por el pecado. No Pondrá sobre ella aceite ni incienso, porque es una ofrenda por el pecado.
12 - La Traerá al sacerdote, y éste Tomará de ella un puñado como Porción memorial, y lo Hará arder en el altar sobre las ofrendas quemadas a Jehovah. Este es el sacrificio por el pecado.
13 - Así el sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido respecto a cualquiera de estas cosas, y le Será perdonado. Lo que sobre Será para el sacerdote, como en el caso de la ofrenda vegetal."
14 - Además, Jehovah Habló a Moisés diciendo:
15 - "Si alguien comete una falta y peca por inadvertencia con respecto a las cosas sagradas de Jehovah, Traerá a Jehovah por su culpa, como sacrificio por la culpa, un carnero del rebaño, sin defecto, evaluado por ti en siclos de plata, Según el siclo del santuario.
16 - El Restituirá aquello que haya defraudado de las cosas sagradas, Añadirá a ello la quinta parte y lo Dará al sacerdote. El sacerdote Hará Expiación por él con el carnero del sacrificio por la culpa, y le Será perdonado.
17 - "Si alguien peca transgrediendo alguno de los mandamientos de Jehovah respecto a cosas que no deben hacerse, aun cuando no llegue a saberlo, Será culpable y Cargará con su culpa.
18 - El Traerá al sacerdote como sacrificio por la culpa un carnero del rebaño, sin defecto, evaluado Según Tú lo estimes. El sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido por inadvertencia, y le Será perdonado.
19 - Este es el sacrificio por la culpa, pues ciertamente es culpable ante Jehovah."
Capítulo 6
1 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
2 - "Cuando una persona peque y Actúe con infidelidad contra Jehovah, negando a su Prójimo lo que éste le Había encomendado o dejado en su poder, o si roba y extorsiona a su Prójimo,
3 - o si hallando algo que se Había perdido lo niega, o jura con engaño respecto a cualquier cosa en que la gente suele pecar,
4 - Sucederá que habiendo pecado y siendo culpable, Deberá restituir aquello que Robó o Extorsionó, o el Depósito que se le Encomendó, o la cosa perdida que Halló,
5 - o todo aquello sobre lo que haya jurado falsamente. Lo Restituirá por entero y Añadirá a ello la quinta parte. Todo esto lo Pagará a quien se lo deba, el Día en que presente su sacrificio por la culpa.
6 - Además, Traerá al sacerdote para Jehovah su sacrificio por la culpa, un carnero del rebaño, sin defecto, conforme a tu Estimación, como sacrificio por la culpa.
7 - El sacerdote Hará Expiación delante de Jehovah por esa persona, y Será perdonada de cualquiera de las cosas que hizo, por las que se ha hecho culpable."
8 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
9 - "Manda a Aarón y a sus hijos diciéndoles que éstas son las instrucciones para el holocausto: El holocausto se Quemará sobre el altar toda la noche, hasta la mañana; y el fuego del altar Arderá en él.
10 - El sacerdote se Pondrá su vestimenta de lino y Vestirá pantalones de lino sobre su cuerpo. Cuando el fuego haya consumido el holocausto, él Apartará las cenizas de encima del altar y las Pondrá a un lado del altar.
11 - Después se Quitará sus vestiduras y se Pondrá otras vestiduras para llevar las cenizas fuera del campamento, a un lugar purificado.
12 - El fuego encendido sobre el altar no Será apagado. El sacerdote Hará arder leña en él cada mañana. Acomodará sobre el altar el holocausto y Quemará sobre él el sebo de los sacrificios de paz.
13 - El fuego ha de arder permanentemente en el altar; no se Apagará.
14 - "Estas son las instrucciones para la ofrenda vegetal: Los hijos de Aarón han de ofrecerla frente al altar, delante de Jehovah.
15 - El sacerdote Tomará un puñado de la harina fina de la ofrenda, y parte del aceite con todo el incienso que Está sobre la ofrenda; y los Hará arder sobre el altar como grato olor, como una Porción memorial para Jehovah.
16 - Lo que sobre de ella lo Comerán Aarón y sus hijos. Sin levadura Será comida en un lugar santo; en el atrio del Tabernáculo de Reunión lo Comerán.
17 - No Será cocida con levadura. Yo la he dado como Porción para ellos de mis ofrendas quemadas. Es cosa muy sagrada, como el sacrificio por el pecado y el sacrificio por la culpa.
18 - Todos los varones de los hijos de Aarón Podrán comer de ella. Esta es una Provisión perpetua a través de vuestras generaciones, respecto a las ofrendas quemadas a Jehovah. Todo lo que las toque Será santificado."
19 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
20 - "Esta es la ofrenda que Aarón y sus hijos Presentarán a Jehovah el Día en que sean ungidos: la décima parte de un efa de harina fina como ofrenda vegetal perpetua, la mitad al amanecer y la mitad al anochecer.
21 - Será preparada con aceite en la sartén, y la Traerás mezclada. Partirás la ofrenda en pedazos y la Ofrecerás como grato olor a Jehovah.
22 - La Ofrecerá el sacerdote que de entre sus hijos sea ungido en su lugar. Esto es un estatuto perpetuo de Jehovah. Será quemada por completo.
23 - Toda la ofrenda vegetal del sacerdote Será quemada por completo; no se Comerá."
24 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
25 - "Habla a Aarón y a sus hijos y diles que éstas son las instrucciones para el sacrificio por el pecado: En el lugar donde se degüella el holocausto Será degollada la Víctima por el pecado, delante de Jehovah. Es cosa muy sagrada.
26 - El sacerdote que la ofrezca como sacrificio por el pecado la Comerá. Será comida en un lugar santo, en el atrio del Tabernáculo de Reunión.
27 - Todo lo que toque su carne Será santificado. Si su sangre salpica en el vestido, Lavarás en un lugar santo aquello sobre lo cual haya salpicado.
28 - "El utensilio de barro en que sea cocida Será roto. Si es cocida en utensilio de metal, éste Será frotado y lavado con agua.
29 - Todo Varón de entre los sacerdotes la Podrá comer. Es cosa muy sagrada.
30 - Pero no se Comerá de ninguna Víctima por el pecado, cuya sangre se haya introducido en el Tabernáculo de Reunión para hacer Expiación en el santuario; Será quemada al fuego.
Capítulo 7
1 - "Estas son las instrucciones para el sacrificio por la culpa. Es cosa muy sagrada.
2 - En el lugar donde degüellan el holocausto, Degollarán la Víctima por la culpa, y él Rociará su sangre por encima y alrededor del altar.
3 - Luego Ofrecerá de ella todo el sebo, la rabadilla, el sebo que cubre las Vísceras,
4 - los dos riñones con el sebo que Está sobre ellos junto a los costados; y con los riñones Extraerá el sebo que cubre el Hígado.
5 - El sacerdote los Hará arder sobre el altar como ofrenda quemada a Jehovah. Este es el sacrificio por la culpa.
6 - Todo Varón de entre los sacerdotes la Podrá comer; Será comida en un lugar santo. Es cosa muy sagrada.
7 - Como el sacrificio por el pecado, Así es el sacrificio por la culpa; las mismas instrucciones Habrá para ambos. Será para el sacerdote que con ellos haga Expiación.
8 - "Si un sacerdote ofrece en holocausto la ofrenda de alguno, la piel del animal ofrecido Será para el sacerdote.
9 - Asimismo, toda ofrenda vegetal que se cueza en horno y toda la que sea preparada en sartén o en cacerola Será para el sacerdote que la ofrezca.
10 - Toda ofrenda vegetal mezclada con aceite, o seca, Pertenecerá a todos los hijos de Aarón, a todos por igual.
11 - "Estas son las instrucciones para el sacrificio de paz que se Ofrecerá a Jehovah:
12 - Si es ofrecido en Acción de gracias, con el sacrificio de Acción de gracias Ofrecerá tortas sin levadura amasadas con aceite, galletas sin levadura untadas con aceite y harina fina mezclada con aceite.
13 - Junto con las tortas de pan con levadura Ofrecerá su sacrificio de paz en Acción de gracias.
14 - "De cada ofrenda Presentará una parte como ofrenda alzada a Jehovah, la cual Será para el sacerdote que esparza la sangre de los sacrificios de paz.
15 - La carne del sacrificio de paz en Acción de gracias se Comerá el Día que sea ofrecida; no Dejarán nada de ello hasta la mañana.
16 - Pero si el sacrificio de su ofrenda es por motivo de un voto o es una ofrenda voluntaria, se Comerá en el Día que sea ofrecida, y lo que quede de ella Será comido también al Día siguiente.
17 - Pero si queda parte de la carne del sacrificio para el tercer Día, Será quemada en el fuego.
18 - Si se come parte de la carne del sacrificio de paz al tercer Día, el que lo ofrezca no Será aceptado, ni le Será tenido en cuenta. Eso Será considerado inmundo, y la persona que coma de ella Cargará con su culpa.
19 - "La carne que toque alguna cosa inmunda no Será comida; Será quemada al fuego. En cuanto a aquella carne, toda persona pura Podrá comerla.
20 - Si una persona que estando impura come la carne del sacrificio de paz, que pertenece a Jehovah, tal persona Será excluida de su pueblo.
21 - Y si una persona toca cualquier cosa inmunda, ya sea impureza de hombre, o un animal inmundo, o cualquier cosa abominable e inmunda, y come de la carne del sacrificio de paz, que pertenece a Jehovah, tal persona Será excluida de su pueblo."
22 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
23 - "Habla a los hijos de Israel y diles: "No comeréis Ningún sebo de toro, de cordero o de cabra.
24 - El sebo de un animal mortecino y el sebo de un animal despedazado Podrán usarse para cualquier otro uso, pero en Ningún caso los comeréis.
25 - Cualquiera que coma sebo de animal, del cual se ofrece a Jehovah ofrenda quemada, esa persona que lo coma Será excluida de su pueblo.
26 - Tampoco comeréis sangre, ni de aves ni de fieras, en Ningún lugar en que habitéis.
27 - Cualquier persona que coma sangre Será excluida de su pueblo.""
28 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
29 - "Habla a los hijos de Israel y diles que el que ofrezca un sacrificio de paz a Jehovah Traerá su ofrenda a Jehovah de su sacrificio de paz.
30 - Con sus propias manos Traerá la ofrenda que se ha de quemar para Jehovah. Traerá el sebo junto con el pecho, para que el pecho sea mecido delante de Jehovah como ofrenda mecida.
31 - El sacerdote Hará arder el sebo sobre el altar, pero el pecho Será para Aarón y sus hijos.
32 - También daréis al sacerdote, como ofrenda alzada, el muslo derecho de vuestros sacrificios de paz.
33 - La Porción del muslo derecho Será para aquel que de entre los hijos de Aarón ofrezca la sangre y el sebo del sacrificio de paz.
34 - Yo he tomado de los sacrificios de paz de los hijos de Israel el pecho de la ofrenda mecida y el muslo de la ofrenda alzada, y se los he dado al sacerdote Aarón y a sus hijos, como Provisión perpetua de los hijos de Israel."
35 - Esta es la Porción que corresponde a Aarón y la Porción que corresponde a sus hijos de las ofrendas quemadas a Jehovah, desde el Día en que él los Consagró para ser sacerdotes de Jehovah.
36 - Esto Ordenó Jehovah el Día en que los Ungió, que les diesen de parte de los hijos de Israel como Provisión perpetua, a través de sus generaciones.
37 - Estas son las instrucciones para el holocausto, para la ofrenda vegetal, para el sacrificio por el pecado, para el sacrificio por la culpa, para la ofrenda de la Consagración y para el sacrificio de paz,
38 - las cuales Ordenó Jehovah a Moisés en el monte Sinaí cuando Mandó a los hijos de Israel que presentaran sus ofrendas a Jehovah en el desierto de Sinaí.
- Ano Bíblico (Inglês).: Book of Levítico
Chapter 5
1 - And if anyone does wrong by saying nothing when he is put under oath as a witness of something he has seen or had knowledge of, then he will be responsible:
2 - If anyone becomes unclean through touching unconsciously some unclean thing, such as the dead body of an unclean beast or of unclean cattle or of any unclean animal which goes flat on the earth, he will be responsible:
3 - Or if he becomes unclean through touching unconsciously any unclean thing of man, whatever it may be, when it is made clear to him he will be responsible:
4 - Or if anyone, without thought, takes an oath to do evil or to do good, whatever he says without thought, with an oath, having no knowledge of what he is doing; when it becomes clear to him, he will be responsible for any of these things.
5 - And whoever is responsible for any such sin, let him make a statement openly of his wrongdoing;
6 - And take to the Lord the offering for the wrong which he has done, a female from the flock, a lamb or a goat, for a sin-offering, and the priest will take away his sin.
7 - And if he has not money enough for a lamb, then let him give, for his offering to the Lord, two doves or two young pigeons; one for a sin-offering and one for a burned offering.
8 - And let him take them to the priest, who will first give the sin-offering, twisting off its head from its neck, but not cutting it in two;
9 - And he is to put drops of the blood of the offering on the side of the altar, and the rest of the blood is to be drained out at the base of the altar; it is a sin-offering.
10 - And the second is for a burned offering, in agreement with the law; and the priest will take away his sin and he will have forgiveness.
11 - But if he has not enough money for two doves or two young pigeons, then let him give, for the sin he has done, the tenth part of an ephah of the best meal, for a sin-offering; let him put no oil on it, and no perfume, for it is a sin-offering.
12 - And let him come to the priest with it, and the priest will take some of it in his hand, to be burned on the altar as a sign, among the offerings of the Lord made by fire: it is a sin-offering.
13 - And the priest will take away his sin and he will have forgiveness: and the rest of the offering will be the priest´s, in the same way as the meal offering.
14 - And the Lord said to Moses,
15 - If anyone is untrue, sinning in error in connection with the holy things of the Lord, let him take his offering to the Lord, a male sheep from the flock, without any mark, of the value fixed by you in silver by shekels, by the scale of the holy place.
16 - And he is to make payment to the priest for what he has done wrong in relation to the holy thing, together with a fifth part of its value in addition; and the priest will take away his sin by the sheep of his offering, and he will have forgiveness.
17 - And if anyone does wrong, and does any of the things which the Lord has given orders are not to be done, though he has no knowledge of it, still he is in the wrong and he is responsible.
18 - Let him come to the priest with a sheep, a male without any mark out of the flock, of the value fixed by you, as an offering for his error; and the priest will take away the sin which he did in error, and he will have forgiveness.
19 - It is an offering for his error: he is certainly responsible before the Lord.
Chapter 6
1 - And the Lord said to Moses,
2 - If anyone does wrong, and is untrue to the Lord, acting falsely to his neighbour in connection with something put in his care, or something given for a debt, or has taken away anything by force, or has been cruel to his neighbour,
3 - Or has taken a false oath about the loss of something which he has come across by chance; if a man has done any of these evil things,
4 - Causing sin to come on him, then he will have to give back the thing he took by force or got by cruel acts, or the goods which were put in his care or the thing he came on by chance,
5 - Or anything about which he took a false oath; he will have to give it all back, with the addition of a fifth of its value, to him whose property it is, when he has been judged to be in the wrong.
6 - Then let him take to the Lord the offering for his wrongdoing; giving to the priest for his offering, a male sheep from the flock, without any mark, of the value fixed by you:
7 - And the priest will take away his sin from before the Lord, and he will have forgiveness for whatever crime he has done
8 - And the Lord said to Moses,
9 - Give orders to Aaron and to his sons, saying, This is the law for the burned offering: the offering is to be on the fire-wood on the altar all night till the morning; and the fire of the altar is to be kept burning.
10 - And the priest is to put on his linen robes and his linen trousers, and take up what is over of the offering after it has been burned on the altar, and put it by the side of the altar.
11 - Then having taken off his linen robes and put on other clothing, he is to take it away into a clean place, outside the tent-circle.
12 - The fire on the altar is to be kept burning; it is never to go out; every morning the priest is to put wood on it, placing the burned offering in order on it, and there the fat of the peace-offering is to be burned.
13 - Let the fire be kept burning on the altar at all times; it is never to go out.
14 - And this is the law for the meal offering: it is to be offered to the Lord before the altar by the sons of Aaron.
15 - The priest is to take in his hand some of the meal of the meal offering and of the oil of it, and all the perfume on it, burning it on the altar as a sign, for a sweet smell to the Lord.
16 - And whatever is over Aaron and his sons may have for their food, taking it without leaven in a holy place; in the open space of the Tent of meeting they may take a meal of it.
17 - It is not to be cooked with leaven. I have given it to them as their part of the offerings made by fire to me; it is most holy, as are the sin-offerings and the offerings for error.
18 - Every male among the children of Aaron may have it for food; it is their right for ever through all your generations, from the offerings made by fire to the Lord: anyone touching them will be holy.
19 - And the Lord said to Moses,
20 - This is the offering which Aaron and his sons are to make to the Lord on the day when he is made a priest: the tenth part of an ephah of the best meal for a meal offering for ever; half of it in the morning and half in the evening.
21 - Let it be made with oil on a flat plate; when it is well mixed and cooked, let it be broken and taken in as a meal offering, for a sweet smell to the Lord.
22 - And the same offering is to be given by that one of his sons who takes his place as priest; by an order for ever, all of it is to be burned before the Lord.
23 - Every meal offering offered for the priest is to be completely burned: nothing of it is to be taken for food.
24 - And the Lord said to Moses,
25 - Say to Aaron and his sons, This is the law for the sin-offering: the sin-offering is to be put to death before the Lord in the same place as the burned offering; it is most holy.
26 - The priest by whom it is offered for sin, is to take it for his food in a holy place, in the open space of the Tent of meeting.
27 - Anyone touching the flesh of it will be holy: and if any of the blood is dropped on any clothing, the thing on which the blood has been dropped is to be washed in a holy place.
28 - But the vessel of earth in which the flesh was cooked is to be broken; or if a brass vessel was used, it is to be rubbed clean and washed out with water.
29 - Every male among the priests may take it for his food: it is most holy.
30 - No sin-offering, the blood of which is taken into the Tent of meeting, to take away sin in the holy place, may be used for food: it is to be burned with fire.
Chapter 7
1 - And this is the law of the offering for wrongdoing: it is most holy.
2 - They are to put to death the offering for wrongdoing in the same place as the burned offering; and the priest is to put the blood on and round the altar.
3 - And all the fat of it, the fat tail and the fat covering the inside parts, is to be given as an offering.
4 - And the two kidneys, and the fat on them, which is by the top of the legs, and the fat joining the liver and the kidneys, he is to take away:
5 - They are to be burned by the priest on the altar for an offering made by fire to the Lord: it is an offering for wrongdoing.
6 - Every male among the priests may have it as food in a holy place: it is most holy.
7 - As is the sin-offering, so is the offering for wrongdoing; there is one law for them: the priest who makes the offering to take away sin, he is to have it.
8 - And the priest offering any man´s burned offering for him, may have the skin of the burned offering which is offered by him.
9 - And every meal offering which is cooked in the oven and everything made in a cooking pot or on a flat plate, is for the priest by whom it is offered.
10 - And every meal offering, mixed with oil or dry, is for all the sons of Aaron in equal measure.
11 - And this is the law for the peace-offerings offered to the Lord.
12 - If any man gives his offering as a praise-offering, then let him give with the offering, unleavened cakes mixed with oil and thin unleavened cakes covered with oil and cakes of the best meal well mixed with oil.
13 - With his peace-offering let him give cakes of leavened bread, as a praise-offering.
14 - And let him give one out of every offering to be lifted up before the Lord; that it may be for the priest who puts the blood of the peace-offering on the altar.
15 - And the flesh of the praise-offering is to be taken as food on the day when it is offered; no part of it may be kept till the morning.
16 - But if his offering is made because of an oath or given freely, it may be taken as food on the day when it is offered; and the rest may be used up on the day after:
17 - But if any of the flesh of the offering is still unused on the third day, it is to be burned with fire.
18 - And if any of the flesh of the peace-offering is taken as food on the third day, it will not be pleasing to God and will not be put to the account of him who gives it; it will be unclean and a cause of sin to him who takes it as food.
19 - And flesh touched by any unclean thing may not be taken for food: it is to be burned with fire; and as for the flesh of the peace-offerings, everyone who is clean may take it as food:
20 - But he who is unclean when he takes as food the flesh of the peace-offerings, which are the Lord´s, will be cut off from his people.
21 - And anyone who, after touching any unclean thing of man or an unclean beast or any unclean and disgusting thing, takes as food the flesh of the peace-offerings, which are the Lord´s, will be cut off from his people.
22 - And the Lord said to Moses,
23 - Say to the children of Israel: You are not to take any fat, of ox or sheep or goat, for food.
24 - And the fat of that which comes to a natural death, and the fat of that which is attacked by beasts, may be used for other purposes, but not in any way for food.
25 - For anyone who takes as food the fat of any beast of which men make an offering by fire to the Lord, will be cut off from his people.
26 - And you are not to take for food any blood, of bird or of beast, in any of your houses.
27 - Whoever takes any blood for food will be cut off from his people.
28 - And the Lord said to Moses,
29 - Say to the children of Israel: He who makes a peace-offering to the Lord, is to give an offering to the Lord out of his peace-offering:
30 - He himself is to take to the Lord the offering made by fire, even the fat with the breast, so that the breast may be waved for a wave offering before the Lord.
31 - And the fat is to be burned by the priest on the altar, but the breast is for Aaron and his sons.
32 - And the right leg you are to give to the priest for an offering to be lifted up out of what is given for your peace-offerings.
33 - That man, among the sons of Aaron, by whom the blood of the peace-offering and the fat are offered, is to have the right leg for his part.
34 - For the breast which is waved and the right leg which is lifted up on high I have taken from the children of Israel, from their peace-offerings, and have given them to Aaron the priest and to his sons as their right for ever from the children of Israel.
35 - This is the holy part given to Aaron and to his sons, out of the offerings made to the Lord by fire, on the day when they were made priests before the Lord;
36 - Which the Lord said the children of Israel were to give them, on the day when he made them his priests. It is their right for ever from generation to generation.
37 - These are the laws for the burned offering, the meal offering, and the offering for wrongdoing; and for the making of priests, and for the giving of peace-offerings;
38 - As they were given by the Lord to Moses on Mount Sinai, on the day when the Lord gave orders to the children of Israel to make their offerings to the Lord, in the waste land of Sinai.
Na graça de nosso Senhor Jesus,
Daniel Gavin
Diretor Geral - Ellen White Books
http://www.ellenwhite.com.br/
http://www.ellenwhitebooks.com/
http://www.ellenwhite.es/
http://www.ellenwhitebooks.es/
Capítulo 5
1 - Se alguém, tendo-se ajuramentado como testemunha, pecar por não denunciar o que viu, ou o que soube, levará a sua iniqüidade.
2 - Se alguém tocar alguma coisa imunda, seja cadáver de besta-fera imunda, seja cadáver de gado imundo, seja cadáver de réptil imundo, embora faça sem se aperceber, contudo será ele imundo e culpado.
3 - Se alguém, sem se aperceber tocar a imundícia de um homem, seja qual for a imundícia com que este se tornar imundo, quando o souber será culpado.
4 - Se alguém, sem se aperceber, jurar temerariamente com os seus lábios fazer mal ou fazer bem, em tudo o que o homem pronunciar temerariamente com juramento, quando o souber, culpado será numa destas coisas.
5 - Deverá, pois, quando for culpado numa destas coisas, confessar aquilo em que houver pecado.
6 - E como sua oferta pela culpa, ele trará ao Senhor, pelo pecado que cometeu, uma fêmea de gado miúdo; uma cordeira, ou uma cabrinha, trará como oferta pelo pecado; e o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado.
7 - Mas, se as suas posses não bastarem para gado miúdo, então trará ao Senhor, como sua oferta pela culpa por aquilo em que houver pecado, duas rolas, ou dois pombinhos; um como oferta pelo pecado, e o outro como holocausto;
8 - e os trará ao sacerdote, o qual oferecerá primeiro aquele que é para a oferta pelo pecado, e com a unha lhe fenderá a cabeça junto ao pescoço, mas não o partirá;
9 - e do sangue da oferta pelo pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que restar, daquele sangue espremer-se-á à base do altar; é oferta pelo pecado.
10 - E do outro fará holocausto conforme a ordenança; assim o sacerdote fará expiação por ele do pecado que cometeu, e ele será perdoado.
11 - Se, porém, as suas posses não bastarem para duas rolas, ou dois pombinhos, então, como oferta por aquilo em que houver pecado, trará a décima parte duma efa de flor de farinha como oferta pelo pecado; não lhe deitará azeite nem lhe porá em cima incenso, porquanto é oferta pelo pecado;
12 - e o trará ao sacerdote, o qual lhe tomará um punhado como o memorial da oferta, e a queimará sobre o altar em cima das ofertas queimadas do Senhor; é oferta pelo pecado.
13 - Assim o sacerdote fará por ele expiação do seu pecado, que houver cometido em alguma destas coisas, e ele será perdoado; e o restante pertencerá ao sacerdote, como a oferta de cereais.
14 - Disse mais o Senhor a Moisés:
15 - Se alguém cometer uma transgressão, e pecar por ignorância nas coisas sagradas do Senhor, então trará ao Senhor, como a sua oferta pela culpa, um carneiro sem defeito, do rebanho, conforme a tua avaliação em siclos de prata, segundo o siclo do santuário, para oferta pela culpa.
16 - Assim fará restituição pelo pecado que houver cometido na coisa sagrada, e ainda lhe acrescentará a quinta parte, e a dará ao sacerdote; e com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação por ele, e ele será perdoado.
17 - Se alguém pecar, fazendo qualquer de todas as coisas que o Senhor ordenou que não se fizessem, ainda que não o soubesse, contudo será ele culpado, e levará a sua iniqüidade;
18 - e como oferta pela culpa trará ao sacerdote um carneiro sem defeito, do rebanho, conforme a tua avaliação; e o sacerdote fará por ele expiação do erro que involuntariamente houver cometido sem o saber; e ele será perdoado.
19 - É oferta pela culpa; certamente ele se tornou culpado diante do Senhor.
Capítulo 6
1 - Disse ainda o Senhor a Moisés:
2 - Se alguém pecar e cometer uma transgressão contra o Senhor, e se houver dolosamente para com o seu próximo no tocante a um depósito, ou penhor, ou roubo, ou tiver oprimido a seu próximo;
3 - se achar o perdido, e nisso se houver dolosamente e jurar falso; ou se fizer qualquer de todas as coisas em que o homem costuma pecar;
4 - se, pois, houver pecado e for culpado, restituirá o que roubou, ou o que obteve pela opressão, ou o depósito que lhe foi dado em guarda, ou o perdido que achou,
5 - ou qualquer coisa sobre que jurou falso; por inteiro o restituirá, e ainda a isso acrescentará a quinta parte; a quem pertence, lho dará no dia em que trouxer a sua oferta pela culpa.
6 - E como a sua oferta pela culpa, trará ao Senhor um carneiro sem defeito, do rebanho; conforme a tua avaliação para oferta pela culpa trá-lo-á ao sacerdote;
7 - e o sacerdote fará expiação por ele diante do Senhor, e ele será perdoado de todas as coisas que tiver feito, nas quais se tenha tornado culpado.
8 - Disse mais o Senhor a Moisés:
9 - Dá ordem a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei do holocausto: o holocausto ficará a noite toda, até pela manhã, sobre a lareira do altar, e nela se conservará aceso o fogo do altar.
10 - E o sacerdote vestirá a sua veste de linho, e vestirá as calças de linho sobre a sua carne; e levantará a cinza, quando o fogo houver consumido o holocausto sobre o altar, e a porá junto ao altar.
11 - Depois despirá as suas vestes, e vestirá outras vestes; e levará a cinza para fora do arraial a um lugar limpo.
12 - O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.
13 - O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.
14 - Esta é a lei da oferta de cereais: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar.
15 - O sacerdote tomará dela um punhado, isto é, da flor de farinha da oferta de cereais e do azeite da mesma, e todo o incenso que estiver sobre a oferta de cereais, e os queimará sobre o altar por cheiro suave ao Senhor, como o memorial da oferta.
16 - E Arão e seus filhos comerão o restante dela; comê-lo-ão sem fermento em lugar santo; no átrio da tenda da revelação o comerão.
17 - Levedado não se cozerá. Como a sua porção das minhas ofertas queimadas lho tenho dado; coisa santíssima é, como a oferta pelo pecado, e como a oferta pela culpa.
18 - Todo varão entre os filhos de Arão comerá dela, como a sua porção das ofertas queimadas do Senhor; estatuto perpétuo será para as vossas gerações; tudo o que as tocar será santo.
19 - Disse mais o Senhor a Moisés:
20 - Esta é a oferta de Arão e de seus filhos, a qual oferecerão ao Senhor no dia em que ele for ungido: a décima parte duma efa de flor de farinha, como oferta de cereais, perpetuamente, a metade dela pela amanhã, e a outra metade à tarde.
21 - Numa assadeira se fará com azeite; bem embebida a trarás; em pedaços cozidos oferecerás a oferta de cereais por cheiro suave ao Senhor.
22 - Também o sacerdote que, de entre seus filhos, for ungido em seu lugar, a oferecerá; por estatuto perpétuo será ela toda queimada ao Senhor.
23 - Assim toda oferta de cereais do sacerdote será totalmente queimada; não se comerá.
24 - Disse mais o Senhor a Moisés:
25 - Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Esta é a lei da oferta pelo pecado: no lugar em que se imola o holocausto se imolará a oferta pelo pecado perante o Senhor; coisa santíssima é.
26 - O sacerdote que a oferecer pelo pecado a comerá; comê-la-á em lugar santo, no átrio da tenda da revelação.
27 - Tudo o que tocar a carne da oferta será santo; e quando o sangue dela for espargido sobre qualquer roupa, lavarás em lugar santo a roupa sobre a qual ele tiver sido espargido.
28 - Mas o vaso de barro em que for cozida será quebrado; e se for cozida num vaso de bronze, este será esfregado, e lavado, na água.
29 - Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; coisa santíssima é.
30 - Contudo não se comerá nenhuma oferta pelo pecado, da qual uma parte do sangue é trazida dentro da tenda da revelação, para fazer expiação no lugar santo; no fogo será queimada.
Capítulo 7
1 - Esta é a lei da oferta pela culpa: coisa santíssima é.
2 - No lugar em que imolam o holocausto, imolarão a oferta pela culpa, e o sangue dela se espargirá sobre o altar em redor.
3 - Dela se oferecerá toda a gordura: a cauda gorda, e a gordura que cobre a fressura,
4 - os dois rins e a gordura que está sobre eles, e a que está junto aos lombos, e o redenho sobre o fígado, juntamente com os rins, os tirará;
5 - e o sacerdote os queimará sobre o altar em oferta queimada ao Senhor; é uma oferta pela culpa.
6 - Todo varão entre os sacerdotes comerá dela; num lugar santo se comerá; coisa santíssima é.
7 - Como é a oferta pelo pecado, assim será a oferta pela culpa; há uma só lei para elas, a saber, pertencerá ao sacerdote que com ela houver feito expiação.
8 - Também o sacerdote que oferecer o holocausto de alguém terá para si o couro do animal que tiver oferecido.
9 - Igualmente toda oferta de cereais que se assar ao forno, como tudo o que se preparar na frigideira e na assadeira, pertencerá ao sacerdote que a oferecer.
10 - Também toda oferta de cereais, seja ela amassada com azeite, ou seja seca, pertencerá a todos os filhos de Arão, tanto a um como a outro.
11 - Esta é a lei do sacrifício das ofertas pacíficas que se oferecerá ao Senhor:
12 - Se alguém o oferecer por oferta de ação de graças, com o sacrifício de ação de graças oferecerá bolos ázimos amassados com azeite, e coscorões ázimos untados com azeite, e bolos amassados com azeite, de flor de farinha, bem embebidos.
13 - Com os bolos oferecerá pão levedado como sua oferta, com o sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças.
14 - E dele oferecerá um de cada oferta por oferta alçada ao Senhor, o qual pertencerá ao sacerdote que espargir o sangue da oferta pacífica.
15 - Ora, a carne do sacrifício de ofertas pacíficas por ação de graças se comerá no dia do seu oferecimento; nada se deixará dela até pela manhã.
16 - Se, porém, o sacrifício da sua oferta for voto, ou oferta voluntária, no dia em que for oferecido se comerá, e no dia seguinte se comerá o que dele ficar;
17 - mas o que ainda ficar da carne do sacrifício até o terceiro dia será queimado no fogo.
18 - Se alguma parte da carne do sacrifício da sua oferta pacífica se comer ao terceiro dia, aquele sacrifício não será aceito, nem será imputado àquele que o tiver oferecido; coisa abominável será, e quem dela comer levará a sua iniqüidade.
19 - A carne que tocar alguma coisa imunda não se comerá; será queimada no fogo; mas da outra carne, qualquer que estiver limpo comerá dela;
20 - todavia, se alguma pessoa, estando imunda, comer a carne do sacrifício da oferta pacífica, que pertence ao Senhor, essa pessoa será extirpada do seu povo.
21 - E, se alguma pessoa, tendo tocado alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominação imunda, comer da carne do sacrifício da oferta pacífica, que pertence ao Senhor, essa pessoa será extirpada do seu povo.
22 - Depois disse o Senhor a Moisés:
23 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis.
24 - Todavia pode-se usar a gordura do animal que morre por si mesmo, e a gordura do que é dilacerado por feras, para qualquer outro fim; mas de maneira alguma comereis dela.
25 - Pois quem quer que comer da gordura do animal, do qual se oferecer oferta queimada ao Senhor, sim, a pessoa que dela comer será extirpada do seu povo.
26 - E nenhum sangue comereis, quer de aves, quer de gado, em qualquer das vossas habitações.
27 - Toda pessoa que comer algum sangue será extirpada do seu povo.
28 - Disse mais o Senhor a Moisés:
29 - Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quem oferecer sacrifício de oferta pacífica ao Senhor trará ao Senhor a respectiva oblação da sua oferta pacífica.
30 - Com as próprias mãos trará as ofertas queimadas do Senhor; o peito com a gordura trará, para movê-lo por oferta de movimento perante o Senhor.
31 - E o sacerdote queimará a gordura sobre o altar, mas o peito pertencerá a Arão e a seus filhos.
32 - E dos sacrifícios das vossas ofertas pacíficas, dareis a coxa direita ao sacerdote por oferta alçada.
33 - Aquele dentre os filhos de Arão que oferecer o sangue da oferta pacífica, e a gordura, esse terá a coxa direita por sua porção;
34 - porque o peito movido e a coxa alçada tenho tomado dos filhos de Israel, dos sacrifícios das suas ofertas pacíficas, e os tenho dado a Arão, o sacerdote, e a seus filhos, como sua porção, para sempre, da parte dos filhos de Israel.
35 - Esta é a porção sagrada de Arão e a porção sagrada de seus filhos, das ofertas queimadas do Senhor, desde o dia em que ele os apresentou para administrar o sacerdócio ao Senhor;
36 - a qual o Senhor, no dia em que os ungiu, ordenou que se lhes desse da parte dos filhos de Israel; é a sua porção para sempre, pelas suas gerações.
37 - Esta é a lei do holocausto, da oferta de cereais, da oferta pelo pecado, da oferta pela culpa, da oferta das consagrações, e do sacrifício das ofertas pacíficas;
38 - a qual o Senhor entregou a Moisés no monte Sinai, no dia em que este estava ordenando aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao Senhor, no deserto de Sinai.
- Pergunta sobre o Ano Bíblico.:
Além da gordura, o que mais os israelitas não podiam comer dos animais?
Resposta: sangue - (Levítico 7:22-27)
- Curiosidades Bíblicas.:
Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca?
Resposta: II Reis 2:23,24.
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=12&capitulo=2
- Versos Bíblicos.:
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32
Fonte: http://www.ellenwhitebooks.com/biblia.asp?lista=1&livro=45&capitulo=8&verso=32
- Ano Bíblico (Espanhol).: Libro de Levítico
Capítulo 5
1 - "Cuando una persona peque porque, habiendo Oído la advertencia del juramento y siendo ella testigo que lo vio o lo supo, no lo denuncie, Será considerada culpable.
2 - De la misma manera, el que haya tocado cualquier cosa inmunda, sea el Cadáver de un animal inmundo no doméstico, o el Cadáver de un animal doméstico inmundo, o el Cadáver de un reptil inmundo, aunque no se haya dado cuenta de ello, Será impuro y culpable.
3 - Si alguien, sin darse cuenta, toca alguna impureza humana, sea cual sea la impureza con que se contamine, aunque no se haya dado cuenta de ello, cuando llegue a saberlo, Será culpable.
4 - También la persona que descuidadamente jura hacer algo, sea malo o bueno, respecto a cualquier asunto por el cual se jura, como se acostumbra a jurar sin pensar, cuando llegue a saberlo, Será culpable por cada una de estas cosas.
5 - "Y Sucederá que cuando alguien peque respecto a cualquiera de estas cosas, Confesará aquello en que Pecó,
6 - y Traerá a Jehovah como su sacrificio por la culpa, por su pecado cometido, una hembra del rebaño, sea oveja o cabra, como sacrificio por el pecado. El sacerdote le Hará Expiación por su pecado.
7 - "Si no tiene lo suficiente para una oveja, Traerá a Jehovah como sacrificio por la culpa, por aquello en que Pecó, dos Tórtolas o dos pichones de paloma, el uno para sacrificio por el pecado y el otro para holocausto.
8 - Los Traerá al sacerdote, quien Ofrecerá primero el que es para el sacrificio por el pecado. Le Arrancará la cabeza por el cuello, pero sin separarla totalmente.
9 - Rociará parte de la sangre del sacrificio por el pecado sobre la pared del altar y lo que sobre de la sangre lo Exprimirá al pie del altar. Este es el sacrificio por el pecado.
10 - Luego Ofrecerá el segundo en holocausto, de acuerdo con lo establecido. Así el sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido, y le Será perdonado.
11 - "Si no tiene lo suficiente para dos Tórtolas o dos pichones de paloma, por aquello en que Pecó, Traerá como su ofrenda la décima parte de un efa de harina fina como ofrenda por el pecado. No Pondrá sobre ella aceite ni incienso, porque es una ofrenda por el pecado.
12 - La Traerá al sacerdote, y éste Tomará de ella un puñado como Porción memorial, y lo Hará arder en el altar sobre las ofrendas quemadas a Jehovah. Este es el sacrificio por el pecado.
13 - Así el sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido respecto a cualquiera de estas cosas, y le Será perdonado. Lo que sobre Será para el sacerdote, como en el caso de la ofrenda vegetal."
14 - Además, Jehovah Habló a Moisés diciendo:
15 - "Si alguien comete una falta y peca por inadvertencia con respecto a las cosas sagradas de Jehovah, Traerá a Jehovah por su culpa, como sacrificio por la culpa, un carnero del rebaño, sin defecto, evaluado por ti en siclos de plata, Según el siclo del santuario.
16 - El Restituirá aquello que haya defraudado de las cosas sagradas, Añadirá a ello la quinta parte y lo Dará al sacerdote. El sacerdote Hará Expiación por él con el carnero del sacrificio por la culpa, y le Será perdonado.
17 - "Si alguien peca transgrediendo alguno de los mandamientos de Jehovah respecto a cosas que no deben hacerse, aun cuando no llegue a saberlo, Será culpable y Cargará con su culpa.
18 - El Traerá al sacerdote como sacrificio por la culpa un carnero del rebaño, sin defecto, evaluado Según Tú lo estimes. El sacerdote Hará Expiación por él, por su pecado cometido por inadvertencia, y le Será perdonado.
19 - Este es el sacrificio por la culpa, pues ciertamente es culpable ante Jehovah."
Capítulo 6
1 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
2 - "Cuando una persona peque y Actúe con infidelidad contra Jehovah, negando a su Prójimo lo que éste le Había encomendado o dejado en su poder, o si roba y extorsiona a su Prójimo,
3 - o si hallando algo que se Había perdido lo niega, o jura con engaño respecto a cualquier cosa en que la gente suele pecar,
4 - Sucederá que habiendo pecado y siendo culpable, Deberá restituir aquello que Robó o Extorsionó, o el Depósito que se le Encomendó, o la cosa perdida que Halló,
5 - o todo aquello sobre lo que haya jurado falsamente. Lo Restituirá por entero y Añadirá a ello la quinta parte. Todo esto lo Pagará a quien se lo deba, el Día en que presente su sacrificio por la culpa.
6 - Además, Traerá al sacerdote para Jehovah su sacrificio por la culpa, un carnero del rebaño, sin defecto, conforme a tu Estimación, como sacrificio por la culpa.
7 - El sacerdote Hará Expiación delante de Jehovah por esa persona, y Será perdonada de cualquiera de las cosas que hizo, por las que se ha hecho culpable."
8 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
9 - "Manda a Aarón y a sus hijos diciéndoles que éstas son las instrucciones para el holocausto: El holocausto se Quemará sobre el altar toda la noche, hasta la mañana; y el fuego del altar Arderá en él.
10 - El sacerdote se Pondrá su vestimenta de lino y Vestirá pantalones de lino sobre su cuerpo. Cuando el fuego haya consumido el holocausto, él Apartará las cenizas de encima del altar y las Pondrá a un lado del altar.
11 - Después se Quitará sus vestiduras y se Pondrá otras vestiduras para llevar las cenizas fuera del campamento, a un lugar purificado.
12 - El fuego encendido sobre el altar no Será apagado. El sacerdote Hará arder leña en él cada mañana. Acomodará sobre el altar el holocausto y Quemará sobre él el sebo de los sacrificios de paz.
13 - El fuego ha de arder permanentemente en el altar; no se Apagará.
14 - "Estas son las instrucciones para la ofrenda vegetal: Los hijos de Aarón han de ofrecerla frente al altar, delante de Jehovah.
15 - El sacerdote Tomará un puñado de la harina fina de la ofrenda, y parte del aceite con todo el incienso que Está sobre la ofrenda; y los Hará arder sobre el altar como grato olor, como una Porción memorial para Jehovah.
16 - Lo que sobre de ella lo Comerán Aarón y sus hijos. Sin levadura Será comida en un lugar santo; en el atrio del Tabernáculo de Reunión lo Comerán.
17 - No Será cocida con levadura. Yo la he dado como Porción para ellos de mis ofrendas quemadas. Es cosa muy sagrada, como el sacrificio por el pecado y el sacrificio por la culpa.
18 - Todos los varones de los hijos de Aarón Podrán comer de ella. Esta es una Provisión perpetua a través de vuestras generaciones, respecto a las ofrendas quemadas a Jehovah. Todo lo que las toque Será santificado."
19 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
20 - "Esta es la ofrenda que Aarón y sus hijos Presentarán a Jehovah el Día en que sean ungidos: la décima parte de un efa de harina fina como ofrenda vegetal perpetua, la mitad al amanecer y la mitad al anochecer.
21 - Será preparada con aceite en la sartén, y la Traerás mezclada. Partirás la ofrenda en pedazos y la Ofrecerás como grato olor a Jehovah.
22 - La Ofrecerá el sacerdote que de entre sus hijos sea ungido en su lugar. Esto es un estatuto perpetuo de Jehovah. Será quemada por completo.
23 - Toda la ofrenda vegetal del sacerdote Será quemada por completo; no se Comerá."
24 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
25 - "Habla a Aarón y a sus hijos y diles que éstas son las instrucciones para el sacrificio por el pecado: En el lugar donde se degüella el holocausto Será degollada la Víctima por el pecado, delante de Jehovah. Es cosa muy sagrada.
26 - El sacerdote que la ofrezca como sacrificio por el pecado la Comerá. Será comida en un lugar santo, en el atrio del Tabernáculo de Reunión.
27 - Todo lo que toque su carne Será santificado. Si su sangre salpica en el vestido, Lavarás en un lugar santo aquello sobre lo cual haya salpicado.
28 - "El utensilio de barro en que sea cocida Será roto. Si es cocida en utensilio de metal, éste Será frotado y lavado con agua.
29 - Todo Varón de entre los sacerdotes la Podrá comer. Es cosa muy sagrada.
30 - Pero no se Comerá de ninguna Víctima por el pecado, cuya sangre se haya introducido en el Tabernáculo de Reunión para hacer Expiación en el santuario; Será quemada al fuego.
Capítulo 7
1 - "Estas son las instrucciones para el sacrificio por la culpa. Es cosa muy sagrada.
2 - En el lugar donde degüellan el holocausto, Degollarán la Víctima por la culpa, y él Rociará su sangre por encima y alrededor del altar.
3 - Luego Ofrecerá de ella todo el sebo, la rabadilla, el sebo que cubre las Vísceras,
4 - los dos riñones con el sebo que Está sobre ellos junto a los costados; y con los riñones Extraerá el sebo que cubre el Hígado.
5 - El sacerdote los Hará arder sobre el altar como ofrenda quemada a Jehovah. Este es el sacrificio por la culpa.
6 - Todo Varón de entre los sacerdotes la Podrá comer; Será comida en un lugar santo. Es cosa muy sagrada.
7 - Como el sacrificio por el pecado, Así es el sacrificio por la culpa; las mismas instrucciones Habrá para ambos. Será para el sacerdote que con ellos haga Expiación.
8 - "Si un sacerdote ofrece en holocausto la ofrenda de alguno, la piel del animal ofrecido Será para el sacerdote.
9 - Asimismo, toda ofrenda vegetal que se cueza en horno y toda la que sea preparada en sartén o en cacerola Será para el sacerdote que la ofrezca.
10 - Toda ofrenda vegetal mezclada con aceite, o seca, Pertenecerá a todos los hijos de Aarón, a todos por igual.
11 - "Estas son las instrucciones para el sacrificio de paz que se Ofrecerá a Jehovah:
12 - Si es ofrecido en Acción de gracias, con el sacrificio de Acción de gracias Ofrecerá tortas sin levadura amasadas con aceite, galletas sin levadura untadas con aceite y harina fina mezclada con aceite.
13 - Junto con las tortas de pan con levadura Ofrecerá su sacrificio de paz en Acción de gracias.
14 - "De cada ofrenda Presentará una parte como ofrenda alzada a Jehovah, la cual Será para el sacerdote que esparza la sangre de los sacrificios de paz.
15 - La carne del sacrificio de paz en Acción de gracias se Comerá el Día que sea ofrecida; no Dejarán nada de ello hasta la mañana.
16 - Pero si el sacrificio de su ofrenda es por motivo de un voto o es una ofrenda voluntaria, se Comerá en el Día que sea ofrecida, y lo que quede de ella Será comido también al Día siguiente.
17 - Pero si queda parte de la carne del sacrificio para el tercer Día, Será quemada en el fuego.
18 - Si se come parte de la carne del sacrificio de paz al tercer Día, el que lo ofrezca no Será aceptado, ni le Será tenido en cuenta. Eso Será considerado inmundo, y la persona que coma de ella Cargará con su culpa.
19 - "La carne que toque alguna cosa inmunda no Será comida; Será quemada al fuego. En cuanto a aquella carne, toda persona pura Podrá comerla.
20 - Si una persona que estando impura come la carne del sacrificio de paz, que pertenece a Jehovah, tal persona Será excluida de su pueblo.
21 - Y si una persona toca cualquier cosa inmunda, ya sea impureza de hombre, o un animal inmundo, o cualquier cosa abominable e inmunda, y come de la carne del sacrificio de paz, que pertenece a Jehovah, tal persona Será excluida de su pueblo."
22 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
23 - "Habla a los hijos de Israel y diles: "No comeréis Ningún sebo de toro, de cordero o de cabra.
24 - El sebo de un animal mortecino y el sebo de un animal despedazado Podrán usarse para cualquier otro uso, pero en Ningún caso los comeréis.
25 - Cualquiera que coma sebo de animal, del cual se ofrece a Jehovah ofrenda quemada, esa persona que lo coma Será excluida de su pueblo.
26 - Tampoco comeréis sangre, ni de aves ni de fieras, en Ningún lugar en que habitéis.
27 - Cualquier persona que coma sangre Será excluida de su pueblo.""
28 - Jehovah Habló a Moisés diciendo:
29 - "Habla a los hijos de Israel y diles que el que ofrezca un sacrificio de paz a Jehovah Traerá su ofrenda a Jehovah de su sacrificio de paz.
30 - Con sus propias manos Traerá la ofrenda que se ha de quemar para Jehovah. Traerá el sebo junto con el pecho, para que el pecho sea mecido delante de Jehovah como ofrenda mecida.
31 - El sacerdote Hará arder el sebo sobre el altar, pero el pecho Será para Aarón y sus hijos.
32 - También daréis al sacerdote, como ofrenda alzada, el muslo derecho de vuestros sacrificios de paz.
33 - La Porción del muslo derecho Será para aquel que de entre los hijos de Aarón ofrezca la sangre y el sebo del sacrificio de paz.
34 - Yo he tomado de los sacrificios de paz de los hijos de Israel el pecho de la ofrenda mecida y el muslo de la ofrenda alzada, y se los he dado al sacerdote Aarón y a sus hijos, como Provisión perpetua de los hijos de Israel."
35 - Esta es la Porción que corresponde a Aarón y la Porción que corresponde a sus hijos de las ofrendas quemadas a Jehovah, desde el Día en que él los Consagró para ser sacerdotes de Jehovah.
36 - Esto Ordenó Jehovah el Día en que los Ungió, que les diesen de parte de los hijos de Israel como Provisión perpetua, a través de sus generaciones.
37 - Estas son las instrucciones para el holocausto, para la ofrenda vegetal, para el sacrificio por el pecado, para el sacrificio por la culpa, para la ofrenda de la Consagración y para el sacrificio de paz,
38 - las cuales Ordenó Jehovah a Moisés en el monte Sinaí cuando Mandó a los hijos de Israel que presentaran sus ofrendas a Jehovah en el desierto de Sinaí.
- Ano Bíblico (Inglês).: Book of Levítico
Chapter 5
1 - And if anyone does wrong by saying nothing when he is put under oath as a witness of something he has seen or had knowledge of, then he will be responsible:
2 - If anyone becomes unclean through touching unconsciously some unclean thing, such as the dead body of an unclean beast or of unclean cattle or of any unclean animal which goes flat on the earth, he will be responsible:
3 - Or if he becomes unclean through touching unconsciously any unclean thing of man, whatever it may be, when it is made clear to him he will be responsible:
4 - Or if anyone, without thought, takes an oath to do evil or to do good, whatever he says without thought, with an oath, having no knowledge of what he is doing; when it becomes clear to him, he will be responsible for any of these things.
5 - And whoever is responsible for any such sin, let him make a statement openly of his wrongdoing;
6 - And take to the Lord the offering for the wrong which he has done, a female from the flock, a lamb or a goat, for a sin-offering, and the priest will take away his sin.
7 - And if he has not money enough for a lamb, then let him give, for his offering to the Lord, two doves or two young pigeons; one for a sin-offering and one for a burned offering.
8 - And let him take them to the priest, who will first give the sin-offering, twisting off its head from its neck, but not cutting it in two;
9 - And he is to put drops of the blood of the offering on the side of the altar, and the rest of the blood is to be drained out at the base of the altar; it is a sin-offering.
10 - And the second is for a burned offering, in agreement with the law; and the priest will take away his sin and he will have forgiveness.
11 - But if he has not enough money for two doves or two young pigeons, then let him give, for the sin he has done, the tenth part of an ephah of the best meal, for a sin-offering; let him put no oil on it, and no perfume, for it is a sin-offering.
12 - And let him come to the priest with it, and the priest will take some of it in his hand, to be burned on the altar as a sign, among the offerings of the Lord made by fire: it is a sin-offering.
13 - And the priest will take away his sin and he will have forgiveness: and the rest of the offering will be the priest´s, in the same way as the meal offering.
14 - And the Lord said to Moses,
15 - If anyone is untrue, sinning in error in connection with the holy things of the Lord, let him take his offering to the Lord, a male sheep from the flock, without any mark, of the value fixed by you in silver by shekels, by the scale of the holy place.
16 - And he is to make payment to the priest for what he has done wrong in relation to the holy thing, together with a fifth part of its value in addition; and the priest will take away his sin by the sheep of his offering, and he will have forgiveness.
17 - And if anyone does wrong, and does any of the things which the Lord has given orders are not to be done, though he has no knowledge of it, still he is in the wrong and he is responsible.
18 - Let him come to the priest with a sheep, a male without any mark out of the flock, of the value fixed by you, as an offering for his error; and the priest will take away the sin which he did in error, and he will have forgiveness.
19 - It is an offering for his error: he is certainly responsible before the Lord.
Chapter 6
1 - And the Lord said to Moses,
2 - If anyone does wrong, and is untrue to the Lord, acting falsely to his neighbour in connection with something put in his care, or something given for a debt, or has taken away anything by force, or has been cruel to his neighbour,
3 - Or has taken a false oath about the loss of something which he has come across by chance; if a man has done any of these evil things,
4 - Causing sin to come on him, then he will have to give back the thing he took by force or got by cruel acts, or the goods which were put in his care or the thing he came on by chance,
5 - Or anything about which he took a false oath; he will have to give it all back, with the addition of a fifth of its value, to him whose property it is, when he has been judged to be in the wrong.
6 - Then let him take to the Lord the offering for his wrongdoing; giving to the priest for his offering, a male sheep from the flock, without any mark, of the value fixed by you:
7 - And the priest will take away his sin from before the Lord, and he will have forgiveness for whatever crime he has done
8 - And the Lord said to Moses,
9 - Give orders to Aaron and to his sons, saying, This is the law for the burned offering: the offering is to be on the fire-wood on the altar all night till the morning; and the fire of the altar is to be kept burning.
10 - And the priest is to put on his linen robes and his linen trousers, and take up what is over of the offering after it has been burned on the altar, and put it by the side of the altar.
11 - Then having taken off his linen robes and put on other clothing, he is to take it away into a clean place, outside the tent-circle.
12 - The fire on the altar is to be kept burning; it is never to go out; every morning the priest is to put wood on it, placing the burned offering in order on it, and there the fat of the peace-offering is to be burned.
13 - Let the fire be kept burning on the altar at all times; it is never to go out.
14 - And this is the law for the meal offering: it is to be offered to the Lord before the altar by the sons of Aaron.
15 - The priest is to take in his hand some of the meal of the meal offering and of the oil of it, and all the perfume on it, burning it on the altar as a sign, for a sweet smell to the Lord.
16 - And whatever is over Aaron and his sons may have for their food, taking it without leaven in a holy place; in the open space of the Tent of meeting they may take a meal of it.
17 - It is not to be cooked with leaven. I have given it to them as their part of the offerings made by fire to me; it is most holy, as are the sin-offerings and the offerings for error.
18 - Every male among the children of Aaron may have it for food; it is their right for ever through all your generations, from the offerings made by fire to the Lord: anyone touching them will be holy.
19 - And the Lord said to Moses,
20 - This is the offering which Aaron and his sons are to make to the Lord on the day when he is made a priest: the tenth part of an ephah of the best meal for a meal offering for ever; half of it in the morning and half in the evening.
21 - Let it be made with oil on a flat plate; when it is well mixed and cooked, let it be broken and taken in as a meal offering, for a sweet smell to the Lord.
22 - And the same offering is to be given by that one of his sons who takes his place as priest; by an order for ever, all of it is to be burned before the Lord.
23 - Every meal offering offered for the priest is to be completely burned: nothing of it is to be taken for food.
24 - And the Lord said to Moses,
25 - Say to Aaron and his sons, This is the law for the sin-offering: the sin-offering is to be put to death before the Lord in the same place as the burned offering; it is most holy.
26 - The priest by whom it is offered for sin, is to take it for his food in a holy place, in the open space of the Tent of meeting.
27 - Anyone touching the flesh of it will be holy: and if any of the blood is dropped on any clothing, the thing on which the blood has been dropped is to be washed in a holy place.
28 - But the vessel of earth in which the flesh was cooked is to be broken; or if a brass vessel was used, it is to be rubbed clean and washed out with water.
29 - Every male among the priests may take it for his food: it is most holy.
30 - No sin-offering, the blood of which is taken into the Tent of meeting, to take away sin in the holy place, may be used for food: it is to be burned with fire.
Chapter 7
1 - And this is the law of the offering for wrongdoing: it is most holy.
2 - They are to put to death the offering for wrongdoing in the same place as the burned offering; and the priest is to put the blood on and round the altar.
3 - And all the fat of it, the fat tail and the fat covering the inside parts, is to be given as an offering.
4 - And the two kidneys, and the fat on them, which is by the top of the legs, and the fat joining the liver and the kidneys, he is to take away:
5 - They are to be burned by the priest on the altar for an offering made by fire to the Lord: it is an offering for wrongdoing.
6 - Every male among the priests may have it as food in a holy place: it is most holy.
7 - As is the sin-offering, so is the offering for wrongdoing; there is one law for them: the priest who makes the offering to take away sin, he is to have it.
8 - And the priest offering any man´s burned offering for him, may have the skin of the burned offering which is offered by him.
9 - And every meal offering which is cooked in the oven and everything made in a cooking pot or on a flat plate, is for the priest by whom it is offered.
10 - And every meal offering, mixed with oil or dry, is for all the sons of Aaron in equal measure.
11 - And this is the law for the peace-offerings offered to the Lord.
12 - If any man gives his offering as a praise-offering, then let him give with the offering, unleavened cakes mixed with oil and thin unleavened cakes covered with oil and cakes of the best meal well mixed with oil.
13 - With his peace-offering let him give cakes of leavened bread, as a praise-offering.
14 - And let him give one out of every offering to be lifted up before the Lord; that it may be for the priest who puts the blood of the peace-offering on the altar.
15 - And the flesh of the praise-offering is to be taken as food on the day when it is offered; no part of it may be kept till the morning.
16 - But if his offering is made because of an oath or given freely, it may be taken as food on the day when it is offered; and the rest may be used up on the day after:
17 - But if any of the flesh of the offering is still unused on the third day, it is to be burned with fire.
18 - And if any of the flesh of the peace-offering is taken as food on the third day, it will not be pleasing to God and will not be put to the account of him who gives it; it will be unclean and a cause of sin to him who takes it as food.
19 - And flesh touched by any unclean thing may not be taken for food: it is to be burned with fire; and as for the flesh of the peace-offerings, everyone who is clean may take it as food:
20 - But he who is unclean when he takes as food the flesh of the peace-offerings, which are the Lord´s, will be cut off from his people.
21 - And anyone who, after touching any unclean thing of man or an unclean beast or any unclean and disgusting thing, takes as food the flesh of the peace-offerings, which are the Lord´s, will be cut off from his people.
22 - And the Lord said to Moses,
23 - Say to the children of Israel: You are not to take any fat, of ox or sheep or goat, for food.
24 - And the fat of that which comes to a natural death, and the fat of that which is attacked by beasts, may be used for other purposes, but not in any way for food.
25 - For anyone who takes as food the fat of any beast of which men make an offering by fire to the Lord, will be cut off from his people.
26 - And you are not to take for food any blood, of bird or of beast, in any of your houses.
27 - Whoever takes any blood for food will be cut off from his people.
28 - And the Lord said to Moses,
29 - Say to the children of Israel: He who makes a peace-offering to the Lord, is to give an offering to the Lord out of his peace-offering:
30 - He himself is to take to the Lord the offering made by fire, even the fat with the breast, so that the breast may be waved for a wave offering before the Lord.
31 - And the fat is to be burned by the priest on the altar, but the breast is for Aaron and his sons.
32 - And the right leg you are to give to the priest for an offering to be lifted up out of what is given for your peace-offerings.
33 - That man, among the sons of Aaron, by whom the blood of the peace-offering and the fat are offered, is to have the right leg for his part.
34 - For the breast which is waved and the right leg which is lifted up on high I have taken from the children of Israel, from their peace-offerings, and have given them to Aaron the priest and to his sons as their right for ever from the children of Israel.
35 - This is the holy part given to Aaron and to his sons, out of the offerings made to the Lord by fire, on the day when they were made priests before the Lord;
36 - Which the Lord said the children of Israel were to give them, on the day when he made them his priests. It is their right for ever from generation to generation.
37 - These are the laws for the burned offering, the meal offering, and the offering for wrongdoing; and for the making of priests, and for the giving of peace-offerings;
38 - As they were given by the Lord to Moses on Mount Sinai, on the day when the Lord gave orders to the children of Israel to make their offerings to the Lord, in the waste land of Sinai.
Na graça de nosso Senhor Jesus,
Daniel Gavin
Diretor Geral - Ellen White Books
http://www.ellenwhite.com.br/
http://www.ellenwhitebooks.com/
http://www.ellenwhite.es/
http://www.ellenwhitebooks.es/